Geral | Novos profissionais

52 vagas ainda abertas pelo programa Mais Médicos para o Maranhão

Prazo de inscrições para os candidatos interessados nas cagas remanescentes do edital vai até hoje,10; 38 cidades serão atendidas pelos novos profissionais
10/07/2019
52 vagas ainda abertas pelo programa Mais Médicos para o MaranhãoOs médicos que aderirem ao programa vão atuar em municípios do Maranhão (Divulgação)

SÃO LUÍS - Começou na segunda,8, o prazo para médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras se inscreverem para uma das 600 vagas remanescentes do Programa Mais Médicos. No Maranhão, 52 vagas estão abertas, divididas em 38 cidades do estado.

O prazo para inscrição a uma das vagas remanescentes do edital nº 11/2019, que abriu oportunidade para atender aos municípios com altos índices de vulnerabilidade, segue até hoje,10. Os médicos que aderirem ao programa devem começar a atuar na Atenção Primária desses municípios entre 16 de agosto e 25 de setembro. Entre os dias 12 a 16 de julho o candidato fará a indicação dos municípios que deseja atuar, em ordem preferencial.

A reposição de profissionais do Mais Médicos vai atender as populações de áreas com maiores dificuldades de acesso, como ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas e que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta é a segunda etapa do edital, publicado em 13 de maio deste ano. Na primeira fase do 18º ciclo do programa foram destinadas 2.149 vagas a médicos formados e habilitados com registro em qualquer Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil. Destas, 600 não foram ocupadas e estão sendo ofertadas agora aos médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da medicina no exterior (brasileiros intercambistas).

Inscrições
Os profissionais interessados em aderir ao programa Mais Médicos terão entre os dias 8 e 10 de julho para fazer a inscrição, que será realizada, exclusivamente, pela Internet, através do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), no site do programa: http://maismedicos.gov.br.

Para conhecer as etapas previstas para essa fase do Edital basta acessar o cronograma, que está publicado no site do Programa Mais Médicos: http://maismedicos.gov.br/.

Primeira fase
No dia 28 de junho, se encerrou a primeira fase do Edital vigente do Programa Mais Médicos. Das 2.149 vagas ofertadas nessa etapa aos médicos que possuem CRM Brasil, um total de 1.516 novos profissionais já estão atuando e atendendo a população em mais de 800 municípios brasileiros considerados de maior vulnerabilidade. Desses, 121 estão no Maranhão.

Os profissionais que tiveram suas inscrições concluídas puderam indicar até quatro municípios, de acordo com sua ordem de preferência. Além disso, para garantir a imparcialidade na escolha de médicos qualificados, preferencialmente com perfil de atendimento para a Atenção Primária, o Ministério da Saúde estabeleceu critérios de classificação, como títulos de Especialista e/ou Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade.

Após processo de classificação, os médicos tiveram prazo para se apresentarem aos municípios escolhidos entre os dias 24 e 28 de junho, mesmo período que os gestores municipais de saúde tiveram para homologar o início das atividades dos profissionais.

SAIBA MAIS

Lista de municípios e quantidade de vagas disponibilizadas
Alto Parnaíba 1
Amarante do Maranhão 1
Anajatuba 2
Araguanã 1
Arame 1
Bacabal 1
Bacabeira 1
Bom Jesus das Selvas 1
Buriticupu 4
Carolina 2
Caxias 1
Central do Maranhão 1
Codo 1
Coroatá 1
Cururupu 3
Duque Bacelar 1
Governador Newton Bello 2
Itaipava do Grajaú 1
Loreto 1
Maracaçumé 2
Marajá do Sena 1
Matinha 2
Mirador 1
Monção 2
Morros 1
Olinda Nova Do Maranhão 1
Paco do Lumiar 2
Pedro do Rosário 1
Penalva 1
Porto Rico do Maranhão 1
Presidente Médici 1
Santa Luzia 2
Santo Antônio dos Lopes 1
São Bento 1
São José de Ribamar 2
Timon Perfil 1
Turiaçu 1
Viana 1

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte