Teatro

Espetáculo "Ensaio sobre a memória" é selecionado para Festival de Guaramiranga

26º FNT de Guaramiranga divulga espetáculos selecionados para a Mostra Nordeste; produção da Pequena Companhia de Teatro é inspirada em conto de Jorge Luís Borges

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Espetáculo "Ensaio sobre a memória" será apresentado em festival
Espetáculo "Ensaio sobre a memória" será apresentado em festival (Espetáculo "Ensaio sobre memória")

SÃO LUÍS- Companhias de cinco estados vão compor a Mostra Nordeste do 26º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), que acontecerá de 3 a 7 de setembro de 2019. Dentre os selecionados está a maranhense Pequena Companhia de Teatro, com a montagem “Ensaio sobre a memória”. Também foram escolhidos pela curadoria: Grupo Bagaceira de Teatro (CE), com a espetáculo “O Sr. Ventilador”; Clowns de Shakespeare (RN) com “Abrazo”; o Grupo Magiluth (PE), com “Dinamarca”; e Vilavox (BA), com o solo “Medeia Negra”.

“Ensaio sobre a memória”, parte do conto “A Outra Morte” de Jorge Luís Borges”, com direção de Marcelo Flecha e elenco formado pelos atores Cláudio Marconcine, Kátia Lopes, Lauande Aires e Tássia Dur

Usando e abusando de intertextualidade, tanto o conto quanto a peça jogam no caos a possibilidade de se entender o caráter irreversível do passado, onde nada é capaz de alterar o ocorrido. Um homem investiga o passado de um outro homem num jogo de lembrança e esquecimento, onde lacunas serão preenchidas no interstício entre memória e imaginação até confrontar-se com a premissa inicial sobre a irreversibilidade do que aconteceu.

Num trabalho de construção/desconstrução, o espectador é levado a acompanhar tal jornada como quem percorre um labirinto cheio de armadilhas. Os vários caminhos possíveis na busca da verdade. Contar e recontar múltiplas histórias num mesmo plano. Para esta montagem, a metodologia de trabalho e pesquisa adotada pela Companhia de Teatro nos últimos anos foi descentralizada por uma necessidade de dar a retumbância poética e a potência que o novo espetáculo demandou.

Festival

Ao longo de toda a sua história, o FNT estruturou-se e tornou-se reconhecido pela valorização da produção teatral nordestina em toda a sua diversidade. O 26º FNT dá continuidade ao processo iniciado na edição anterior na Mostra Nordeste, de fortalecimento dos aspectos estéticos, artísticos, poéticos e ético-políticos de sua trajetória, ressaltando a vocação do Festival para o hibridismo, para a quebra de “fronteiras” entre linguagens e para o diálogo com a pluralidade.

Na edição de 2019, soma-se a esse discurso uma homenagem aos trabalhadores da arte, por meio da apresentação de obras que reúnam no processo e na cena, o valor, a beleza do trabalho; o papel social e ético-estético dos ofícios do campo das artes da cena. A seleção foi resultado de um processo misto de chamada pública para recebimento de propostas e curadoria.

O 26º FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e apoio institucional da Prefeitura de Guaramiranga. Tem a consultoria executiva da Quitanda das Artes. Agradecimento especial: Enel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.