Despedida

Corpo de João Gilberto é enterrado em Niterói

Músico morreu em casa, no sábado, aos 88 anos; artistas admiradores do músico também estiveram no local para dar adeus ao cantor e violonista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
O corpo de João Gilberto foi velado ontem no Teatro Municipal do Rio; amigos e familiares se despediram do artista
O corpo de João Gilberto foi velado ontem no Teatro Municipal do Rio; amigos e familiares se despediram do artista (O Globo)

RIO - O corpo de João Gilberto,morto aos 88 anos no sábado , foi enterrado às 16h de ontem, no cemitério Parque da Colina, em Niterói. O criador da bossa nova está no jazigo da família, sob uma tenda sombreada por palmeiras e pinheiros.

Durante a cerimônia, um grupo de amigos e familiares se reuniu em torno das filha Bebel e Luísa; e outro em torno de Maria do Céu, companheira do compositor. Somente no momento do enterro elas se aproximaram ao redor do caixão.

Mais cedo, às 14h30m, o corpo do músico saiu do Teatro Municipal, palco de uma das últimas apresentações, em 2008, e onde aconteceu o velório, com Maria do Céu puxando o caixão a frente. A cerimônia havia começado às 9h, de forma reservada apenas para familiares e amigos próximos. Artistas admiradores do músico também estiveram no local para dar adeus ao cantor e violonista. Bebel Gilberto, filha do músico, chegou por volta das 11h45.

"Sou em primeiro lugar uma fã. Não o conheci pessoalmente, mas sou amiga da Bebel, era amiga da Miúcha (ex-mulher de João Gilberto). É um momento triste, mas ao mesmo tempo lindo pelo que ele deixou. Com a morte dele vai tanta coisa junto, uma vida que pontuou nossa história musicalmente nos momentos de tristeza e de curtição", disse a atriz Glória Pires, uma das primeiras a chegar.

"Ele é tão importante para o Brasil. Nos deixou tanta coisa, nos ensinou tanto sobre rigor, sobre o respeito pelo próprio talento. E nos deixou Bebel, que é uma força também muito grande da música", disse Calcanhotto, ressaltando o alcance de sua influência. "Só temos que agradecer ao João por tudo que ele nos deixa. Ele continua inspirando gerações, acho que tem muitos artistas, até fora da música, que são influenciados pelo João sem saber que são. É muito profundo o que ele fez, não é só na camada superficial da música. É um jeito de encarar a arte, a música e o Brasil. A gente tem que se espelhar nisso. João é um exemplo para nós todos e representa uma Brasil muito grande e muito importante".

Também prestaram as últimas homenagens ao baiano nomes como Jards Macalé, Ricardo Cravo Albim, as atrizes Marieta Severo e Júlia Lemmertz, a socialite Narcisa Tamborindeguy, a cantora Vanessa da Mata, e o secretário de Cultura do Estado do Rio, Ruan Lira.

Mensagens

A viúva do músico, Maria do Céu Harris, de 55 anos, chegou ao local por volta das 9h30m. De pé e cabisbaixa, ela não saiu do lado do caixão desde que entrou no Teatro Municipal. Ao redor do caixão, alguma coroas de flores traziam mensagens homenageando o músico. Entre elas estão uma enviada pela família de Tom Jobim e pela cantora Rita Lee.

O portão abriu para o público às 10h, quando já havia uma fila de fãs esperando para se despedir de João Gilberto. Após a cerimônia, o corpo do cantor será enterrado no jazigo de sua família no cemitério Parque da Colina, em Niterói.

Os seguranças do Municipal permitiam que o público permaneça apenas alguns segundos em um espaço delimitado dentro do salão, para evitar aglomeração no local. Do lado de fora, alguns músicos amadores tocaram em saxofones e trompetes sucessos gravados por João Gilberto como “Garota de Ipanema” e “Chega de saudade”.

Às 13h45m, uma cerimônia marcou a despedida do gênio da música. Com a presença de familiares, amigos e jornalistas de veículos brasileiros e internacionais, um grupo do coral e da orquestra do Teatro Municipal fez uma apresentação que emocionou os presentes. Ao puxar “Chega de saudade”, a orquestra foi acompanhada pelas vozes das dezenas de pessoas presentes no salão.

Houve ainda a celebração de uma missa católica conduzida por Padre Omar, que convidou as filhas do músico, Luisa e Bebel Gilberto, para se despedirem do artista.

"Que a gente possa continuar cantando, tocando e espalhando as músicas e celebrando a vida do meu pai João Gilberto", disse, emocionada, Bebel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.