Manobra

Secretário alerta para manobra da oposição à reforma na Câmara Federal

Rogério Marinho afirmou que acredita na aprovação da matéria na Câmara, mas pediu atenção ao que classificou de "kit obstrução" que poderá ganhar corpo na oposição ao presidente Bolsonaro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
(Câmara dos Deputados)

BRASÍLIA - O secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, manifestou há pouco confiança na aprovação da Reforma da Previdência esta semana, mas alertou que é preciso vencer o “kit obstrução”. A estratégia para garantir o começo da votação na terça-feira (9) foi discutida em reunião ontem (7) que durou quase quatro horas na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O ministro da Casa civil, Onyx Lorenzoni, também participou da reunião, mas deixou a residência mais cedo. Ao sair do encontro com Maia, Marinho acabou revelando que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), também participou da conversa. Com residência vizinha a de Maia, Alcolumbre passou por uma entrada interna nos jardins entre as casas. Marinho até brincou: “Agora tem uma porteira que fica aberta”. Marinho estava acompanhado de seu secretário adjunto, Bruno Bianco.

Bastante cauteloso, Marinho não quis comentar sobre a avaliação técnica que o governo está fazendo sobre as questões envolvendo policiais e que foi encaminhada a Onyx ontem à tarde. “Não posso explicar, deixa as coisas acontecerem”.

Apesar do kit obstrução, já esperado pelas lideranças governistas, Marinho disse que tem muito mais gente a favor da reforma do que contra. "Vocês viram o Placar do Estadão", perguntou o secretário. O Placar da Previdência, levantamento feito pelo Estado e divulgado hoje, aponta que a proposta conta com o apoio de 247 deputados. Desses, 229 afirmam que dariam sim à reforma com o mesmo teor que foi aprovado na Comissão Especial, e 18 condicionaram a aprovação a ajustes.

Questionado se o deputado Alessandro Molon, que é líder da oposição, também seria a favor da reforma, Marinho disse: "Molon todo dia fala bem da reforma, com ressalvas. Ele bota uma vírgula lá e diz: isso aqui está muito bom, mas...". Marinho disse em seguida acreditar que a reforma receberá votos favoráveis da oposição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.