Apelo

Papa Francisco pede ''corredores humanitários'' para socorrer migrantes

Após oração do Ângelus, papa falou sobre bombardeio de centro de detenção de migrantes na Líbia: ''A comunidade internacional não pode tolerar fatos tão graves''

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Papa Francisco durante a oração do Angelus na praça de São Pedro, no Vaticano
Papa Francisco durante a oração do Angelus na praça de São Pedro, no Vaticano (AFP)

VATICANO - O papa Francisco pediu a organização de "corredores humanitários" para socorrer os migrantes "mais necessitados", ao reagir, ontem, 7, ao bombardeio de um centro de detenção na Líbia que deixou vários mortos na terça-feira,2.

"A comunidade internacional não pode tolerar fatos tão graves", afirmou o papa, após a tradicional oração do Ângelus, na praça de São Pedro.

"Desejo que se organizem de maneira ampla e organizada os corredores humanitários para os migrantes mais necessitados", acrescentou.

O papa argentino também fez um apelo aos fiéis para "rezarem pelas pobres pessoas indefesas mortas, ou feridas, na terça-feira, no ataque aéreo contra um centro de detenção de migrantes na Líbia".

Cerca de 300 migrantes continuam detidos no centro de Tajura, na periferia leste da capital da Líbia, Trípoli. O lugar tinha pelo menos 600 pessoas - eritreus e sudaneses em sua maioria.

A situação desses migrantes se tornou mais crítica desde o início da ofensiva militar, em 4 de abril, do marechal Khalifa Haftar, homem forte do leste líbio, para conquistar Trípoli. A capital é sede do Governo do Acordo Nacional (GNA), reconhecido pela ONU.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.