Artigo

São Luís é cidade linda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

Recentemente, eu li em jornais a importante notícia de que a cidade São Luís, Capital do Maranhão, será realmente restaurada, em especial, o seu centro histórico e desse modo virá a ser, muito breve, o centro residencial de sua população.

Diante dessa notícia fiquei e estou mais feliz. A cidade de São Luís é minha residência desde o início de 1960. Sempre a amei e a admirei em conseqüência de sua rica história e de suas belíssimas paisagens arquitetônicas e naturais.

A sua arquitetura foi e é expressão pura das inteligências de portugueses e franceses e de alguns fiéis brasileiros.

A cidade São Luís é, sem dúvida, fonte inspiradora para poetas, compositores, romancistas, escritores em geral, os quais sempre buscaram o melhor para escrever e falar nas paisagens sobre a terra, incluindo o sol, a lua e a, estrelas, além da beleza que sobre ela os homens inteligentes e honestos construíram.

A cidade São Luís está sobre uma ilha, onde o mar nos conduz ao horizonte sem fim, através do qual cada homem e cada mulher podem perceber a obra belíssima e eterna de Deus.

Espero apenas que os dirigentes da cidade São Luís, também do Estado Maranhão e ainda mais os da República Federativa do Brasil fiquem, eternamente, unidos e usando sempre a inteligência, a cultura, a honestidade, a tecnologia e algumas ciências na conservação permanente da beleza e da grandeza histórica dessa cidade, onde estou e dela nunca quero sair, pois está dentro do meu coração e do meu cérebro.

Daqui não saio, daqui ninguém me tira, nessa cidade sempre melhor vivi e cresci e assim nunca agredi os direitos de quem quer que seja, pois nela o melhor da vida realmente eu aprendi.

A cidade São Luís merece a proteção completa de todos os seus habitantes, pois ela realmente é Patrimônio Cultural da Humanidade.

A cidade São Luís é digna e merecedora da habitação também no seu palco histórico, onde deverão residir permanentemente famílias inteiras, vendo nela as paisagens lindas que revelam o seu passado e a sua beleza natural que Deus lhe concedeu.

Todas as suas ruas, avenidas, praças e imóveis residenciais merecem e devem ser bem restaurados e cuidados fim de que assim possa permanecer um fiel palco eterno e revelando sempre os valores dignos do respeito e da admiração eterna de muitas gerações.

As crianças e jovens, em geral, devem ser bem orientados por seus pais, avós, professores e professoras sobre a beleza e a história de São Luís.

A sua população deve também saber de onde veio e onde está e assim olhando e amando essa linda cidade.

Ninguém cresce na vida sem saber amar e avaliar a grandeza da beleza histórica e sua real verdade.

O saber pensar, sentir e olhar poderá conduzir o seu titular ao melhor resultado, seu eterno palco.

Assim sendo, peço a todas as pessoas que pensem, sentem e olhem para a cidade São Luís.

Eu somente quero viver na cidade São Luís e da qual nunca quero sair, nem mesmo para simplesmente olhar outras belezas. Assim, quero permanecer enquanto viver.

José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor universitário, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.