Saúde

Novo tratamento para hiperplasia prostática benigna no HSD

Procedimento embolização prostática, adotado pelo Hospital São Domingos, é minimamente invasiva e tem sido usada com excelentes resultados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Médico Bruce Martins realizando procedimento embolização prostática em paciente no Hospital São Domingos
Médico Bruce Martins realizando procedimento embolização prostática em paciente no Hospital São Domingos

SÃO LUÍS - O Hospital São Domingos (HSD) está oferecendo mais um procedimento inovador para seus pacientes: a embolização prostática para tratamento de hiperplasia prostática benigna. Trata-se de uma conduta minimamente invasiva com quase 5 mil casos tratados no mundo e respaldada no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

De acordo com o médico cirurgião vascular e radiologista intervencionista do Hospital São Domingos, Bruce Martins, a hiperplasia prostática benigna caracteriza-se pelo crescimento natural da próstata, sem relação com o câncer. Uma das consequências desse crescimento é o fechamento da uretra, dificultando e até impedindo a passagem da urina. Alguns casos são tratados com medicação, outros, necessitam de intervenção cirúrgica.

“A embolização prostática é uma excelente conduta é mais uma opção de tratamento para pacientes com problemas benignos da próstata. É um procedimento minimamente invasivo e seguro com muitas vantagens para o paciente, principalmente aquele que não quer ser submetido a um procedimento cirúrgico aberto”, afirma o médico Bruce Martins.

O médico informa que a embolização prostática não é indicada para tratamento de câncer e sim dos problemas benignos da próstata, como a hiperplasia prostática, e em casos em que os pacientes tenham comorbidades (ocorrência de doenças etiologicamente relacionadas), problemas cardiológicos e pulmonares em que a cirurgia são de maior risco para a vida do paciente, usuários de anticoagulantes, homens com alto peso da próstata e para aqueles pacientes que não querem ser submetidos a uma cirurgia aberta.

Procedimento é minimamente invasivo
Procedimento é minimamente invasivo

Técnica

“A embolização prostática é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, realizado com anestesia local, sem cortes e sem necessidade de internação. A técnica utilizada é similar à de um cateterismo cardíaco, em que se pode ter acesso pela artéria femural na virilha ou pela artéria radial no braço. O objetivo é fechar os vasos que nutrem a próstata para se suprimir a sua irrigação sanguínea. Quando o sangue deixa de chegar à próstata, ela vai diminuindo de tamanho e geralmente o canal da uretra se abre”, detalha Bruce Martins.

A hiperplasia prostática benigna acomete homens a partir dos 50 ou 60 anos de idade. O diagnóstico é feito pelo urologista, que indica o melhor tratamento para o paciente, a partir de suas necessidades e perfil.

Sintomas

A hiperplasia prostática benigna tem como sintomas: dificuldade para urinar, gotejamento no final da micção, jato urinário fraco, urinar várias vezes ao dia ou à noite, infecção urinária de repetição, ardor ao urinar, urgência miccional (não consegue segurar a urina) e retenção urinária aguda.

“O ideal é o homem, principalmente a partir dos 50 anos, fazer consultas regulares ao urologista para verificar a sua saúde. Problemas, como as doenças benignas da próstata, podem ser diagnosticados precocemente e tratados e assim, o homem pode ter melhor qualidade de vida. Os avanços da Medicina são grandes aliados para isso”, conclui o médico Bruce Martins.

Procedimento embolização prostática
Procedimento embolização prostática

FIQUE POR DENTRO

Sintomas de problemas benignos na próstata

- Dificuldade para urinar

- Gotejamento no final da micção

- Jato urinário fraco

- Urinar várias vezes ao dia ou à noite

- Infecção urinária de repetição

- Ardor ao urinar

- Urgência miccional (não consegue segurar a urina)

- Retenção urinária aguda (próstata vai crescendo e fechando o canal da uretra e provoca a retenção

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.