Em alta

Flag Football segue em alta e já "exporta" atletas

Modalidade, que é uma espécie de futebol americano, ganha mais adeptos no Maranhão; com calendário em dias, e evolução do Campeonato Maranhense, passa a ganhar atletas de destaque

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Águia Team, atual vice-campeão maranhense, vai disputar o regional
Águia Team, atual vice-campeão maranhense, vai disputar o regional (AGUIAS FLAG FOOTBALL )

SÃO LUÍS - Quem duvidava do sucesso do futebol americano (Flag Football) no Maranhão terá de rever suas previsões. Desde o ano passado, a modalidade vem crescendo bastante e, em 2019, se consolidou com sucesso e a tendência é ainda mais crescimento nos próximos anos. Neste ano, o Campeonato Maranhense masculino da modalidade, que contou com uma estrutura melhor, foi realizado na pista de atletismo da UFMA e serviu como seletivo para a Liga Nordeste, que será realizada ainda este ano, no Rio Grande do Norte. Inclusive, até jogador para a Seleção Brasileira os times do Maranhão estão exportando.

Com quatro equipes na disputa - Sharks, Riversides, Águias Team e Maranhão Flag -, o 2º Campeonato Maranhense de Flag Football masculino foi realizado, no mês passado, com uma estrutura melhor do que a do ano passado, quando foi disputado em Imperatriz. A competição foi realizada na pista de atletismo da UFMA e contou com arbitragem profissional.

O São Luís Sharks, que foi o campeão, e o vice-campeão Águias Team, ambos de São Luís, vão representar o Maranhão na Liga Norte/Nordeste, que será realizada no mês de setembro, na cidade de Macaíba, no Rio Grande do Norte. Essa competição será realizada pela Liga Nordeste de Flag Football (Lineff) e garante vaga no Campeonato Brasileiro.

Infelizmente, mesmo com o crescimento da modalidade, ainda é raro qualquer tipo de apoio, até mesmo do poder público. “Como não temos apoio algum, infelizmente os atletas precisam vender rifas e água para arrecadar dinheiro para viagens. Nós buscamos parceiros, mas a maior parte do dinheiro sai do bolso dos atletas mesmo”, comentou Aerton Oliveira, treinador e fundador do Águias Team.

Competição agendada e Seleção Brasileira

Para manter em atividade os atletas de Flag Football do Maranhão, será realizado, na capital maranhense, no mês de novembro (23 e 24), o São Luís Bowl, competição feminina que reunirá equipes de São Luís, Teresina e Manaus. Esse projeto é iniciativa do Águias Team e tem como objetivo movimentar o calendário e popularizar mais o esporte no estado.

“Esse projeto piloto busca aumentar a visibilidade do esporte do Maranhão, assim como aumentar o número de praticantes e expectadores. Temos a ideia, também, de chamar atenção de empresários e políticos. A maior dificuldades para a organização é encontrar um campo, com arquibancadas e banheiros para atletas e torcedores”, explicou Aerton Oliveira.

E movimentar o calendário é essencial mesmo, ainda mais quando alguns atletas do Maranhão começam a figurar na Seleção Brasileira. Em 2020, na Dinamarca, será realizado o primeiro Mundial de Flag Football, e a Seleção Brasileira masculina vai participar pela primeira vez da competição. E a equipe nacional pode ter um representante do Águias Team, o atleta Tiago Bonini, que, apesar de ter nascido no Rio Grande do Sul, defende a equipe maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.