Arraial

São João nas férias de julho

Terceira edição do "Arraial Energia do São João 2019" inicia hoje e será realizada no Ceprama durante os três primeiros fins de semana deste mês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Boi da Floresta é uma das atrações do “Arraial Energia do São João 2019”
Boi da Floresta é uma das atrações do “Arraial Energia do São João 2019” (boi da floresta)

São Luís - Engana-se quem acredita que a temporada junina em São Luís encerrou-se no fim do mês passado. Para dar continuidade às festas nas férias de julho, inicia hoje uma ampla programação cultural no “Arraial Energia do São João 2019”. O evento ocorrerá durante os três primeiros fins de semana, no Ceprama (Madre Deus), com shows regionais, forró arrasta pé, banda infantil e apresentações de manifestações folclóricas como cacuriá, tambor de crioula, e bumba meu boi de diversos sotaques. O Portal Imirante.com transmitirá o evento ao vivo. Quem está em casa, ou em outras cidades, poderá acompanhar tudo em tempo real. Além disso, haverá a presença de digitais influencers no arraial.

Hoje, às 19h, a festa começa com apresentação da dança Pela Porco de Riacho Seco (de Rosário). Às 20h tem Boi da Lua, seguido de Cacuriá da Dona Teté, às 21h e Boi da Floresta do Mestre Apolônio, às 22h. Às 23h tem Boi Brilho da Ilha e encerrando a programação tem Boi de Maracanã à meia-noite.

Amanhã, às 19h, tem tambor de crioula União da Baixada, seguida do Boi de Presidente Juscelino, às 20h e às 21h é a vez do Boi da Fé em Deus. Depois, às 22h se apresenta o Boi Pirilampo, e depois, Boi de Leonardo às 23h. À meia-noite tem Boi de Axixá que esse ano completou 60 anos de atividade. E encerrando a programação da noite, o Boi da Maioba à 1h. No domingo tem dança portuguesa Esplendor de Miranda, Baile de Caixas, Boi do Oriente, Boi Meu Tamarineiro, Boi de Morros e Boi de Nina Rodrigues.

Este é o terceiro ano consecutivo do projeto. Nos dois primeiros anos, o evento atraiu mais de 70 mil pessoas no total e a expectativa para 2019 é que mais de 60 mil pessoas passem pelo Ceprama nos nove dias do arraial. Para atender a todos com conforto e segurança, o “Arraial Energia do São João” terá plantão de ambulância, brigada de incêndio e equipe de segurança privada.

Além de hoje amanhã e domingo, a festança acontece ainda nos dias 12,13 e14, voltando nos dias 19, 20 e 21 de julho. O patrocínio é do Grupo Equatorial Energia Cemar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão. A produção geral é assinada pela empresa Octop Entretenimento, de Henrique Almeida.

Para o Grupo Equatorial Energia Cemar, patrocinar a cultura popular maranhense é investir em um rico patrimônio imaterial. “Somos parceiros desse projeto pelo terceiro ano consecutivo e ele cresce a cada ano. Ao investir na cultura popular a Cemar fomenta não apenas o folclore, mas também incentiva a economia informal, o turismo e o lazer inclusivo. Tudo isso junto, fazendo desse evento um projeto especial”, declarou o presidente da Cemar, Augusto Dantas.

O produtor Henrique Almeida, da Octop Entretenimento, não mediu esforços para inovar em quesitos como acessibilidade e lazer inclusivo, além de responsabilidade social, pois metade da renda da venda de bebidas e comidas será doada ao Ceprama, para obras em seu auditório. Além disto, haverá espaço reservado para idosos e pessoas com deficiência em frente ao palco, com visão privilegiada das atrações. Um corredor de acesso feito com disciplinadores permitirá que idosos e portadores de necessidades especiais cheguem sem tumulto ao espaço reservado.

“Teremos segurança reforçada, e uma Arena Cultural com capacidade para sete mil pessoas contando com arquibancadas, pista e todo o seu entorno. E como novidades deste ano, teremos três telões de LED, sendo um de fundo de palco (5 x 3 metros) e dois nas laterais (3 x 2 metros). E ainda, um tablado para apresentações medindo de 5x20 metros, que vai permitir a visão do palco de qualquer lugar do Ceprama”, explicou Henrique Almeida.

Outra inovação, um veículo com capacidade para até 17 pessoas fará transfers de ida e volta gratuitos de turistas em horários específicos, nos hotéis cadastrados. Para mais informações, o turista deve procurar a recepção do hotel, e efetuar a reserva gratuita. Durante o trajeto, serão apresentados na TV do transporte, vídeos sobre a história e a cultura maranhenses. Além disso, os turistas receberão brindes e pulseiras de acesso ao camarote.

Para entreter a garotada, o evento conta com uma Vila Kids com Pula-Pula, Tobogãs, Touro Mecânico e outros brinquedos. O quesito alimentação também foi bem planejado, com uma Praça de Alimentação e Arena para FoodTrucks. No local poderão ser encontrados alimentação, bebidas, bombons, canecas, balões e produtos infantis. A infra-estrutura oferece bares espalhados por toda a área, além da Praça de Alimentação com seis barracas de comidas típicas, churrasco e doces caseiros. Já a Arena Food Truck conta com opções de hamburger artesanal, tapioca, pizzas, sorvetes e outros tipos de lanches.

Saiba Mais - Conheça os espaços do “Arraial Energia do São João 2019”

Corredor do Artesanato – Oferece um mix de produtos diversificados, gerando renda para a comunidade de artesãos. Neste ano o espaço teve sua infraestrutura aumentada e contará com uma tenda de 5x10 metros e piso easy floor.

Espaço Energia para Todos - Oferece gratuitamente locais para recarregar celulares, espaço para fotos e principalmente acessibilidade a todos, graças à estrutura com experiências sensoriais, com braille e outras ferramentas acessíveis para garantir segurança, conforto e inclusão a pessoas com deficiência.

Cabine de Fotos - Cabine light paint para a produção e impressão de fotos com muitas luzes e energia, gratuito.

Molduras para fotos - Cenário especial com janelões, molduras e cenas para a produção de fotos e publicações em redes sociais. São os chamados espaços “instagramáveis”.

Stand da Secretaria Municipal de Saúde - Equipes farão abordagens voltadas para a prevenção de DST´s/AIDS e Hepatites Virais, realizando Testes para HIV/ Sífilis e Hepatites Virais no local.

Stand da Secretaria de Estado de Turismo - Contará com ações, atendimento e material informativo sobre o turismo no Estado do Maranhão.

Serviço

O quê

“Arraial Energia do São João 2019”

Quando

Hoje amanhã e domingo e nos dias 12,13 e14, 19, 20 e 21 de julho

Onde

Ceprama – Madre Deus

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.