Diplomacia

Putin encontra papa Francisco no Vaticano

Esse é o terceiro encontro do presidente russo com o pontífice. Putin também irá se encontrar com líderes políticos italianos durante a visita

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Presidente russo, Vladimir Putin, encontrou-se com o papa Francisco no Vaticano, ontem, 4
Presidente russo, Vladimir Putin, encontrou-se com o papa Francisco no Vaticano, ontem, 4 (Reuters)

VATICANO - O presidente russo, Vladimir Putin, encontrou o papa Francisco, no Vaticano, ontem, 4. Esse é o seu terceiro encontro com o pontífice - o anterior aconteceu em junho de 2015.

O conselheiro do Kremlin Yuri Ushakov afirmou, antes do encontro, que eles discutiriam "a preservação de locais sagrados cristãos na Síria", mas descartou que eles fossem negociar uma viagem do pontífice à Rússia. Essa possibilidade ainda desperta forte resistência dentro da Igreja ortodoxa russa, que enfrenta uma corrente nacionalista e conservadora.

A Ucrânia, onde os rebeldes pró-russos do leste são em sua maioria ortodoxos ligados ao patriarcado de Moscou e lutam contra outros ortodoxos e gregos-católicos ligados a Roma, continua a ser um terreno delicado.

Um passo importante na aproximação dos ortodoxos e dos católicos romanos foi dado em fevereiro de 2016 durante um encontro histórico em Cuba entre Francisco e o patriarca ortodoxo russo Kirill, o primeiro em mil anos entre os líderes das duas maiores denominações cristãs.

Discussão sobre sanções

Na agenda de Putin, ainda estão previstos encontros com o presidente italiano, Sergio Mattarella, o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, assim como os dois vice-premiês e líderes políticos do governo populista, Matteo Salvini (Liga, extrema direita) e Luigi di Maio (Movimento 5 Estrelas, antissistema).

O presidente russo quer discutir com os líderes italianos as sanções econômicas europeias e americanas sem precedentes que foram impostas ao país em 2014 por causa da crise ucraniana.

"As questões econômicas serão uma prioridade. Nosso comércio não está subindo ao nível de antes" das sanções impostas em 2014 (54 bilhões na época, 26,9 bilhões em 2018), ressaltou Ushakov, de acordo com a agência France Presse.

Em uma entrevista publicada ontem pelo jornal italiano "Corriere della Sera", Putin ressaltou a resiliência dos laços econômicos bilaterais: 500 empresas italianas representadas na Rússia, 4,7 bilhões de dólares de investimentos italianos na Rússia desde o começo do ano e 2,7 bilhões de investimentos russos na Itália.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.