COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
GUGA E JOSÉ PIRES de Castro movimentam a sua fazenda no interior da Ilha neste fim de semana com a realização de um arraial com todo aquele clima de festa junina no interior. Será amanhã, a partir das 19h30, reunindo um grupo grande de convidados
GUGA E JOSÉ PIRES de Castro movimentam a sua fazenda no interior da Ilha neste fim de semana com a realização de um arraial com todo aquele clima de festa junina no interior. Será amanhã, a partir das 19h30, reunindo um grupo grande de convidados
MESMO em julho a frequência nos arraiais da cidade é cada vez maior. Gente de todas idades tem ido conferir as brincadeiras deste ano. Dona Cacilda Albuquerque, 92 anos, por exemplo, foi vista no começo da semana circulando pelo Arraial do Ipem ncom sua filha Ana Lúcia que, juntamente com Amaro, viajaram ontem para São Paulo, onde foram visitar o neto dele, Afonso Amaro Leite
MESMO em julho a frequência nos arraiais da cidade é cada vez maior. Gente de todas idades tem ido conferir as brincadeiras deste ano. Dona Cacilda Albuquerque, 92 anos, por exemplo, foi vista no começo da semana circulando pelo Arraial do Ipem ncom sua filha Ana Lúcia que, juntamente com Amaro, viajaram ontem para São Paulo, onde foram visitar o neto dele, Afonso Amaro Leite

Barrica e aplausos
A Companhia Barrica de Teatro de Rua receberá uma homenagem especial da Câmara Municipal de São Luís, durante solenidade na manhã desta sexta-feira.
Por se tratar de homenagem pública, é provável que compareçam seguidores, brincantes, artistas, incentivadores e apoiadores
da companhia.
Que, aliás, em 2019 celebra 35 anos de uma trajetória vitoriosa entre os grupos folclóricos brasileiros.

Festival do Minuto
São Luís recebe, a partir de domingo, uma seleção de filmes do Festival do Minuto, conhecido por incentivar a produção cinematográfica com trabalhos de duração máxima de 60 segundos, pioneiro no formato.
A mostra acontece até o dia 14 de julho, no Museu da Imagem e do Som, no Forte de Santo Antônio, na Península da Ponta d’Areia.
Todos os anos, o festival organiza a Rede Melhores Minutos, onde são exibidos, gratuitamente, em formato acessível, os melhores vídeos do ano em mais de 250 pontos culturais pelo Brasil: cineclubes, bibliotecas, escolas, universidades, museus, dentre outros espaços.

Missão Calebe
Mais de 35 mil jovens adventistas do Maranhão darão início, amanhã, na Praça Maria Aragão, à Missão Calebe, um grande programa de voluntariado, serviço social e evangelismo.
A ênfase para 2019 é o tema “Somos Tuas Mãos”, em que cada jovem representa a mão de Deus para acolher e atender as necessidades do seu próximo.

Missão Calebe 2
A Missão Calebe é um programa desenvolvido em oito países da América do Sul.
Só no ano passado, durante o mês de julho, cerca de 100 mil jovens se mobilizaram e dedicaram suas férias para participar deste projeto.
Muitas são as atividades que os jovens realizam durante as suas férias em benefício das comunidades, entre elas, limpeza de calçadas e logradouros públicos, restauração de locais históricos, plantio de árvores, coleta seletiva de lixo e doação de roupas,
alimentos e kits de higiene.
Além disso, eles entregam sopão, constroem igrejas e casas para pessoas desabrigadas, doam sangue, visitam hospitais, asilos e presídios.

Posse no Rotary
O Rotary Club João Paulo tem tem novo comando com a posse da professora Ana Lúcia Zandomeneghi, do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão.
Ela foi empossada presidente em solenidade realizada na Associação dos Rotarianos, na Ponta d’Areia.
O Rotary, como se sabe, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras em suas cidades e no mundo.
Afinal, para resolver problemas reais, é preciso compromisso e visão.

Convite a Lourival Serejo
Vice-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão e ocupante da cadeira 35 da Academia Maranhense de Letras, o desembargador e escritor Lourival Serejo acaba de receber um honroso convite da Academia Brasiliense de Letras para ser um dos integrantes do seu quadro de Membros Correspondentes. Alguns maranhenses, como o presidente e escritor José Sarney, pertencem ao quadro vitalício da instituição. Lourival é escritor, poeta e jurista. E, também, é membro efetivo de outras três academias: a Maranhense de Letras Jurídicas, a Imperatrizense de Letras e a Vianense de Letras.

TRIVIAL VARIADO

O presidente Jair Bolsonaro sintetiza o principal obstáculo da reforma da Previdência: “Ninguém quer perder nada”. Perderão todos quando não houver dinheiro para os pagamentos.

O déficit da Previdência, em 2018, foi de 289 bilhões de reais. Este ano, subirá para 310 bilhões. É o que faltará para pagar aposentadorias e pensões, além de todo o dinheiro que o governo arrecada com as contribuições de empregadores e empregados.

Por 36 votos a 13, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Emenda à Constituição aprovou o texto-base da Reforma da Previdência.

Eliza e José de Jesus dos Reis Ataíde já estão solicitando as amigos para salvar a data de 17 de agosto, quando o casal vai reunir amigos para uma grande festa de comemoração das Bodas de Ouro de sua feliz união matrimonial.

Definida a data para a realização da eleição para preenchimento da vaga de membro substituto – categoria Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA): 17 de julho.

No capítulo: a vacância ocorre no dia 20 deste mês, quando se encerra o 1º biênio do desembargador Vicente de Paula Gomes de Castro, no cargo desde o ano de 2017.

A Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA), em parceria com a Bumba Cultura, realizará mais uma edição da AJE Capacita, no dia 9 de julho. O curso da vez será a Oficina da Fala, no espaço da própria Bumba Cultura.

Tem mais: a abordagem será voltada a trabalhar a comunicação aplicada às diversas áreas de negócios, sob a perspectiva da comunicação organizacional interna e também com clientes, com a proposta de melhoria na qualidade dos serviços oferecidos.

DE RELANCE

Mega exposição de Péricles
Está em cartaz no Espaço de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça, a “Mega Exposição” do artista plástico Péricles Rocha. São 11 telas que podem ser vistas até o dia 31 de julho e mostram a singularidade deste reconhecido pintor de 72 anos, com 45 anos de carreira e destaca que as telas desta exposição são resultado de nove meses de trabalho iniciado no ano passado. As obras retratam santos, temas da natureza e cenas do cotidiano.

Mega exposição de Péricles 2
Na exposição, as cidades maranhenses de Santa Inês, São Benedito e Santa Quitéria são homenageadas por meio da pintura dos religiosos, assim como uma tela que reverencia a princesa e sacerdotisa do Benim, Nã Agontimé. Para quem não conhece o fato histórico: a Princesa foi vendida na África, na Região do Daomé, e tornou-se escrava no Maranhão, onde fundou a Casa das Minas, em São Luís.

15 anos da AJE-MA
Setembro reserva mais uma grande ação em comemoração aos 15 anos da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA). No dia 3 desse mês, o dono da marca Chilli Beans, Caito Maia, estará em São Luís para proferir uma palestra sobre empreendedorismo e inovação, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. A exposição será um case sobre a rede de lojas do ramo de óculos e acessórios, que, iniciada há pouco mais de 20 anos, hoje se espalha pelo Brasil e mais oito países ao redor do globo.

Dia C em Ribamar
As cooperativas, presentes em todo o país, contribuem com a transformação das realidades ao estimular o desenvolvimento sustentável e fazer a parte delas na construção de um mundo mais justo, feliz e equilibrado. Por isso, o cooperativismo brasileiro realiza anualmente diversas iniciativas de responsabilidade social em todo país. Por meio do movimento Dia de Cooperar, as cooperativas já realizaram mais de 10 milhões de atendimentos, beneficiando milhões de pessoas em dez anos. E agora, em 2019, as iniciativas continuam e, para comemorar o sucesso alcançado, as cooperativas, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Maranhão, realizarão no Dia Internacional do Cooperativismo, 6 de julho, a celebração deste movimento.

Dia C em Ribamar 2
O encontro será realizado no Estacionamento do Shopping Pátio Norte. E a programação contará com serviços gratuitos como cortes de cabelo, consultas médicas, consultas odontológicas, consulta oftalmológica, oficinas em geral e palestras sobre o 1º emprego e atividades para as crianças. No Maranhão, 35 cooperativas pretendem beneficiar cerca de três mil pessoas apenas na celebração. O Dia C é um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas.

Evitar desvios
O Congresso Nacional terá os meses de agosto e setembro para revisar artigo da Lei Eleitoral que favorece candidatas mulheres e resultaram em fraudes. Haverá necessidade de aperfeiçoar o controle para que não ocorram repetições no próximo ano. Atualmente, do total de 1 bilhão e 700 milhões de reais do Fundo Eleitoral, 30 por cento se destinam a financiar suas campanhas. Muitas mulheres foram incluídas em nominatas e nem sabiam, só para beneficiar espertos que estão sendo processados.

Habilitação
Urge que sejam criadas escolas de gestão pública em todo o país. Quando governantes precisam de auxílio para decisões, faltam profissionais capacitados para enfrentar a complexidade e os desafios do planejamento, da execução orçamentária, além do controle das ações, dos programas e dos projetos. O caminho passa a ser a contratação de consultorias a peso de ouro.

Para escrever na pedra:
“É preciso muito tempo para tornar-se jovem”. De Pablo Picasso:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.