Tragédia

Muro de uma escola cai e causa morte de operário, no Paranã

Vítima trabalhava na poda de árvores e ao retirar os galhos cortados, foi surpreendido com a queda do muro que estava com a estrutura comprometida

Ismael Araújo

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Destroços do muro da UEB Paranã que soterrou um operário que fazia polda de árvores
Destroços do muro da UEB Paranã que soterrou um operário que fazia polda de árvores (Muro)

SÃO LUÍS - A polícia abriu inquérito para investigar a morte do operário Josiel Batista Martins Pinheiro, de 52 anos, e denominou esse fato como “tragédia anunciada”. De acordo com a polícia, uma parte do muro da UEB Paraná, em Paço do Lumiar, caiu em cima do operário que realizava o serviço de poda de uma árvore no fim da manhã de ontem. Ele morreu no local.

“O muro dessa escola não apresenta uma boa estrutura e poderia ter caído sobre qualquer pessoa e até mesmo de um estudante. O que aconteceu foi uma tragédia anunciada”, disse a delegada Eunice Rubem, da Delegacia Especial do Maiobão. Ela informou que um funcionário de uma empresa foi ainda no início da manhã de ontem até a residência da vítima, no Pindaí, em Paço do Lumiar e contratou o eu serviço e de mais duas pessoas para fazerem reforma estrutural nessa escola.

Os trabalhadores chegaram a podar árvores, nas proximidades da escola. Em determinado momento, uma parte do muro da escola caiu sobre a vítima, no momento em que ela estava recolhendo alguns galhos de árvore. Os outros operários ainda tentaram socorrê-lo, tiram alguns destroços de cima da vítima e chamaram os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “A vítima estava de costas quando o muro caiu”, afirmou a delegada.

Ela disse, também, que a médica do Samu tentou reanimar o operário, mas ele não resistiu. Josiel Batista apresentava fraturas no tórax e também na cabeça. No local do acidente, havia marcas de sangue. Os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) foram acionados e realizaram a perícia no local.

A delegada informou que a causa morte do operário ainda está indeterminada. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para a autópsia e o resultado será anexado ao inquérito. “Foi instaurado o inquérito policial para identificar os responsáveis dessa tragédia. No local ficou evidente que nenhum dos operários estava utilizando equipamentos de segurança”, explicou a delegada.

Os alunos foram proibidos de entrarem na escola devido a tragédia ocorrida com a morte do operário. Eles informaram que não haverá aula nesta sexta-feira, 5.

Nota

A Prefeitura de Paço de Lumiar manifestou, por meio de nota, profundo pesar pela morte do operário contratado pela empresa Pilar Construções para trabalhar na reforma da UEB Paranã. A nota informou, ainda, que o trabalhador foi atingido pelo muro ao puxar o galho de árvore que estava sobre a construção, mas o operário não resistiu aos ferimentos na cabeça. A Prefeitura lamentou a fatalidade e vai determinar à empresa Pilar Construções que preste todo o auxílio à família da vítima.

Saiba Mais

Arrombamento de escola

A polícia informou que a UEB Felipe Conduru, na avenida Guajajara, no bairro do São Cristóvão, foi arrombada durante a madrugada desta quinta-feira, 4. Os assaltantes teriam roubado do local uma televisão, caixa de som, máquina de xerox e outros objetos de valor. O caso está sendo investigado pela delegacia do bairro. Até o fechamento desta edição não havia registro de identificação dos criminosos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.