União Europeia

Socialista italiano é eleito para presidência do Parlamento Europeu

David-Maria Sassoli vai liderar a organização pelos próximos dois anos e meio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
O socialista italiano David-Maria Sassoli foi eleito presidente do Parlamento Europeu
O socialista italiano David-Maria Sassoli foi eleito presidente do Parlamento Europeu (AFP)

ITÁLIA - O socialista italiano David-Maria Sassoli foi eleito, ontem, 3, para a presidência do Parlamento Europeu pelos próximos dois anos e meio. Esta foi a última rodada de nomeações para os principais cargos do bloco depois das eleições, realizadas em maio com países da União Europeia.

A eleição de Sassoli para o papel, que é predominantemente cerimonial, seguiu a decisão de terça-feira,2, dos 28 governos do bloco para nomear a conservadora alemã Ursula Von der Leyen como presidente da Comissão Europeia e a francesa Christine Lagarde como chefe do Banco Central Europeu.

O italiano, de 63 anos, é um ex-jornalista de Florença e legislador no Parlamento há uma década. Ele substitui outro político italiano, o conservador Antonio Tajani, que era o líder desde 2017.

Em seu discurso inaugural, Sassoli instou os europeus a combater o "vírus" do nacionalismo extremo e pediu uma reforma das regras da UE sobre migração e asilo político.

Ele foi eleito após duas rodadas de votação, obtendo 345 votos na assembleia de 751 membros. Afirmou que as negociações com o Reino Unido sobre o Brexit devem ser feitas com "bom senso e espírito de diálogo e amizade".

"Para nós, é doloroso conceber Londres longe de Paris, Madrid, Berlim, Roma", declarou Sassoli. O apoio do Parlamento é necessário para finalizar o acordo sobre a saída dos britânicos da UE.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.