COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
S UCESSO total a edição deste do baile As Fofinhas no São João, com renda revertida para o Educandário Santo Antonio, realizada com muita alegria e animação na sede social da AABB. Na foto acima, a presidente do Educandário, Fátima Saboia entre Célia Cutrim, Vitória Régia Salles e Clóres Holanda Silva; à direita, Edite Andrade com o filho Emerson e a sobrinha Sandra Junqueira com um brincante de boi
S UCESSO total a edição deste do baile As Fofinhas no São João, com renda revertida para o Educandário Santo Antonio, realizada com muita alegria e animação na sede social da AABB. Na foto acima, a presidente do Educandário, Fátima Saboia entre Célia Cutrim, Vitória Régia Salles e Clóres Holanda Silva; à direita, Edite Andrade com o filho Emerson e a sobrinha Sandra Junqueira com um brincante de boi
Lobato do Boi de Morros com Fátima Saboia e Roberval Braga, que decorou o ambiente
Lobato do Boi de Morros com Fátima Saboia e Roberval Braga, que decorou o ambiente
Fátima Sabóia com o filho Gilvan, a nora e as netas
Fátima Sabóia com o filho Gilvan, a nora e as netas
Tânia e o advogado Pedro Milhomem
Tânia e o advogado Pedro Milhomem
Raul Vilhena com o filho Gabriel e a esposa Socorro, Clores Holanda, Sônia Couto e sua mãe Lourdimar Sebba
Raul Vilhena com o filho Gabriel e a esposa Socorro, Clores Holanda, Sônia Couto e sua mãe Lourdimar Sebba

Algoritmo
A humanidade é que é a verdadeira crônica de uma morte anunciada, expressão que deu título ao inspirado romance de Gabriel García Márquez.
Todos nós, do ponto de vista biológico, vamos passar dessa para pior – e o pior do pior é que temos consciência disso. A grande
questão que nos aflige é saber quando. Outro dia, perguntaram ao escritor Joaquim Itapary como ele lida com esse tema indigesto e sua resposta foi um misto de conformismo com bom humor:
– A gente sempre tem uma esperancinha de que será poupado!

Algoritmo 2
Pois a esperança – a última que morre, no dito popular – está prestes a perder o seu poder de iludir
os condenados.
Cientistas e empresas de tecnologia de várias partes do mundo estão treinando algoritmos médicos para realizarem previsões sobre óbitos, a partir da
tabulação de informações de saúde
e hábitos das pessoas.
Esse GPS do último suspiro está mais próximo de nós do que se poderia imaginar. Se as pesquisas forem bem-sucedidas, em breve poderemos conhecer com antecedência o dia e a hora do barco de Caronte, assim como já é possível saber se o ônibus está se aproximando da parada e o horário exato em que chegará.

Parabéns
A verdadeira e primeira revolução na indústria da música contemporânea comemora, nessa semana, 40 anos.
Em julho de 1979, a Sony lançava o Walkman, aparelho portátil e com preço acessível que possibilitou caminhar e curtir um som ao
mesmo tempo.
Todo o resto veio depois.

CasaCor
Não são poucos os arquitetos de Luís que têm viajado nos últimos dias para conferir em São Paulo, as novidades da CasaCor SP, mostra que ficará instalada no Jockey
Club até 4 de agosto.
Aliás, essa visita foi feita há poucos dias por Cíntia e Fernando Motta, acompanhados da filha, recém-formada em Arquitetura e Urbanismo, Bianca Klamt, que no momento circula sua beleza por São Luís a bordo de um projeto de arquitetura e urbanismo referente ao seu TFG (Trabalho Final de Graduação) do Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo.
O projeto de Bianca é
voltado para revitalização do Projeto Reviver, no Centro Histórico
de São Luís, e Bacanga.

Causa própria
Passou despercebida uma autoanistia concedida ao Congresso. Os parlamentares decidiram que não precisariam pagar multas impostas pela Justiça Eleitoral. O presidente Jair Bolsonaro vetou, mas os deputados derrubaram o veto.

Reforço para as Santas Casas
È grande o entusiasmo entre os administradores das Santas Casas e Hospitais filantrópicos de todo o país – a exemplo da Santa Casa de São Luís. Estas entidades terão mais uma nova linha de crédito na Caixa Econômica Federal. Serão R$ 3,5 bilhões para melhorar os serviços oferecidos à população, por meio da rede de saúde pública.
A taxa de juros será bem abaixo do mercado e o crédito vai usar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por meio do programa FGTS Saúde.

DE RELANCE

Análise desapaixonada
Aplausos para os que dizem que não houve o apocalipse vaticinado pelos adversários nem foi a redenção do país como esperavam os seguidores mais devotados do presidente. Uma análise desapaixonada dos seis primeiros meses do governo Jair Bolsonaro mostra acertos e erros. Pelo lado positivo, deve-se reconhecer que o Planalto encaminhou questões relevantes, como medidas para desburocratizar a economia e dar mais liberdade aos empreendedores, em busca de uma necessária modernização, enquanto também endereçou ao Congresso a mais importante das pautas, a proposta de reforma da Previdência – mesmo não sendo um assunto com o qual Bolsonaro mostre entusiasmo ou empenho pessoal para sua aprovação.

Análise desapaixonada 2
É verdade que o governo padece de um problema crônico em sua comunicação. O uso preferencial das redes sociais tornou-se um vazadouro de declarações estapafúrdias e destrambelhadas que ofuscam o bom trabalho de ministérios. É urgente que o Planalto acene com uma agenda robusta que possa fazer o país retomar o crescimento. Para isso, precisa baixar a temperatura política, controlar as vozes mais estridentes, fazer parte – e não ir a reboque – das discussões sobre a reforma tributária e acelerar privatizações e parcerias público-privadas. Só assim será capaz de incentivar a volta dos investimentos produtivos, inclusive externos.

Geraldo Reis entre nós
Há vários anos morando em Londres, onde faz sucesso na equipe de produção da Make-up Art Cosmetics, mais conhecido como M·A·C ou MAC Cosmetics, fabricante de cosméticos fundada em Toronto, Canadá, com sede na cidade de Nova York, o pintor e maquiador maranhense Geraldo Reis está circulando em São Luís. Veio a tempo de aplaudir os festejos juninos. E tem sido muito festejado na atual temporada entre seus familiares e conterrâneos.

Inseticida de Angola
Vem de um país africano uma nova forma de combate à dengue que pode representar uma redução na incidência da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, cujos números são preocupantes no Maranhão. O biólogo André Barroso, mestre em gestão ambiental pela Faculdade de Ciências e Universidade Agostinho Neto, de Angola, desenvolveu um inseticida orgânico extraído de espécies vegetais que vem dando resultados positivos em seu país.Os resultados obtidos pelo pesquisador são animadores, pois, nas três amostras verificadas após a utilização do inseticida, a eficácia chegou a 100% contra larvas do Aedes aegypti, e também exterminou
os vetores de febre amarela.

Inseticida de Angola 2
No assunto: caso seja aprovado pelo Ministério da Saúde do Brasil, o inseticida vai ajudar a combater a incidência da doença. O objetivo é substituir ou reduzir o uso do famoso fumacê, que produz a contaminação do meio ambiente. O uso dos inseticidas químicos, em borrifação de grandes quantidades, ameaça a saúde pública ao tempo em que visa reduzir a população de mosquitos transmissores da dengue. Já o inseticida orgânico desenvolvido em Angola não tem contraindicação.

E os Free Shops?
Um dos principais impactos do acordo Mercosul-União Europeia é baixar os impostos sobre produtos europeus importados, como perfumes, vinhos e destilados. Portanto, haverá impacto nos free shops nos próximos anos. As empresas do segmento ainda estudam o efeito que a redução de impostos causará nas vendas. A Dufry, por meio de sua assessoria, informa que ainda está tratando de entender como funcionará na prática.

Ocupação Trapiche
Definida como um exercício de sensibilidade no limiar entre fotografia, tecnologia e artesanato, a exposição “Urbem Naturam Corporis - A cidade, a natureza e o corpo”, idealizada pelo fotógrafo Leo Oliveira, como parte da mostra Ocupação Trapiche, reúne 29 quadros. A mostra entrou em cartaz na última terça-feira, na Galeria Trapiche, equipamento da Prefeitura de São Luís em frente ao Terminal de Integração. A mostra fica aberta à visitação até 2 de agosto.

Para escrever na pedra:
“Quando me dizem que estou velho demais para fazer alguma coisa, tento fazer mais rápido”. De Pablo Picasso, um dos maiores artistas do século vinte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.