A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, lançou, nesta quinta-feira (4/7), o programa Reconecte. De acordo com Damares, a finalidade é alertar a população para os riscos do uso excessivo da tecnologia e "reconectar as famílias do Brasil".
O programa terá cinco eixos: tecnologia e dignidade humana; responsabilidade digital; tecnologia e saúde; segurança digital e cultura digital. O governo trabalha com o intuito de levar a mensagem a pessoas de todas as idades. As orientações podem servir, inclusive, a idosos, que, muitas vezes, por desconhecimento, não protegem seus dados pessoais na internet ou, então, compartilham informações que não têm veracidade.
Ainda serão abordados no projeto a relação de doenças com a dependência digital e temas mais delicados, como a pornografia infantil. No ano passado, uma ação articulada entre a organização não-governamental Safernet e o Ministério Público Federal identificou a existência de mais de 6 mil sites com vídeos e imagens de estupro de menores.
Uma das atividades planejadas no âmbito do Reconecte é o Desafio Detox Digital Brasil, que deve ser realizada em outubro, em São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Paraná. A proposta é de que as pessoas, ao aderir à iniciativa, troquem, durante um dia, o tempo que gastam manuseando celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos por atividades offline.
Saiba Mais
- Governo libera R$ 4,5 bi do orçamento que estavam bloqueados
- Governo Federal corta orçamento do setor de Meio Ambiente
- Mulher de Wajngarten é nomeada para conselho do Governo Federal
- Ministério contrata firmas de tecnologia sem fazer licitação
- Ministério da Defesa busca patrocínio para estudantes e atleta
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.