Exposição

A versatilidade de Fábio Vidotti em exposição

Mostra, que será aberta hoje às 19h, ocupa a Galeria Antônio Almeida e Sala Maia Ramos, do Palacete Gentil Braga e reúne pinturas e esculturas do artista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
O artista plástico Fábio Vidotti apresenta mostra no Palacete Gentil Braga
O artista plástico Fábio Vidotti apresenta mostra no Palacete Gentil Braga (Vidotti)

São Luís - Versátil, o artista plástico Fábio Vidotti passeia com desenvoltura pela pintura e escultura para expressar sentimentos e emoções em suas obras de arte. E é isto que o público poderá observar na exposição “Múltiplas Linguagens: a Arte de Fábio Vidotti Filho”, que será aberta hoje, às 19h, no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, Centro). A exposição, que fica em cartaz até o dia 2 de agosto, ocupa a Galeria Antônio Almeida e Sala Maia Ramos. As visitações são de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, exceto feriados.

O artista visual Fábio Vidotti é mineiro, mas mora no Maranhão há décadas. No entanto, sua ligação com o estado natal é muito forte e, por isso mesmo, ele expressa em parte desta exposição sua indignação com as tragédias ambientais que abalaram as cidades de Mariana e Brumadinho (MG), onde barragens de resíduos de minério romperam matando centenas de pessoas.

Com as placas em assemblers, que são colagens que reúnem diversos materiais reciclados a partir de eletroeletrônicos, o artista usa temas de telhados e embarcações, em tons marrons, para montar a série “O Grito”. As obras fazem alusão ao pedido de socorro, indignação e justiça dos moradores, familiares e trabalhadores, vítimas das tragédias ambientais de Mariana e Brumadinho. “Sou mineiro. Minha mãe mora em Igarapé, cidade cortada pelo rio Paraopebas. Tive a percepção de fazer essa série e agora apresentaremos ao público”, diz Vidotti.

Pinturas

Além desta série, completam a exposição pinturas feitas com giz de cera, produzidas com transgressão aos formatos tradicionais, cores e linguagens. Em suas pinturas recentes, Vidotti apresenta, em sua maioria, cenas urbanas e abstrações. O artista leva ainda para a mostra as peças que são uma marca registrada de seu trabalho como escultor. Trata-se dos guerreiros, confeccionados em aço e ferro reciclados e que têm características únicas em trabalhos que chamam a atenção do público pela beleza e plasticidade das obras.

Aos 65 anos, Fábio Vidotti Filho celebrará em 2020 os seus 50 anos de carreira artística. Para marcar a data, o artista adianta que prepara uma exposição totalmente inédita, construída com sucatas e no estilo abstrato. “Estamos agregando sucatas para a realização de uma exposição inédita de esculturas, em 2020, produzida na linguagem de abstração, onde o expectador poderá fazer uma leitura para desvendar os mistérios da cabeça de um artista”, comenta Fábio Vidotti.

A exposição “Múltiplas Linguagens: a Arte de Fábio Vidotti Filho” integra o Edital de Ocupação da Galeria Antônio Almeida, do Palacete Gentil Braga. A mostra é uma realização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) via Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce) e apoio cultural da Fundação Sousândrade.

Serviço

O quê

Exposição “Múltiplas Linguagens: a Arte de Fábio Vidotti Filho”

Vernissage

Hoje, às 19h

Visitação

Até o dia 2 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, exceto feriados

Onde

Palacete Gentil Braga – Rua Grande, Centro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.