Tensão

Israel se prepara para possível escalada de conflito entre Irã e EUA

Israel Katz, o ministro de Relações Exteriores, afirma que um erro de cálculo dos iranianos pode deflagrar um confronto militar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Soldado israelense em ação na Cisjordânia
Soldado israelense em ação na Cisjordânia (Reuters)

TEL AVIV - Israel está se preparando para uma possível escalada militar no Golfo entre o Irã e os Estados Unidos, disse, ontem, 2, o ministro de Relações Exteriores, Israel Katz.

O possível fim do acordo nuclear de 2015, a derrubada de um drone americano pelo Irã e a suposta participação de iranianos em ataques a navios com tanques de petróleo na região aumentaram as tensões e levantaram as preocupações com uma guerra.

Israel incentivou a administração de Trump a pressionar com as sanções contra seu arqui-inimigo, prevendo que Teerã vai, eventualmente, firmar um acordo nuclear mais restritivo que o primeiro.

No entanto, o ministro de Relações Exteriores Katz afirmou em um fórum de segurança internacional que o Irã pode acidentalmente sair do que ele classificou como uma área cinzenta de confronto contido.

“Deve ser levado em consideração que erros de cálculos do regime [iraniano] são passíveis de trazer uma mudança de uma zona cinzenta para uma zona vermelha –ou seja, uma conflagração militar”, disse em um discurso. “Devemos estar preparados para isso, e então o Estado Israel continuará a se dedicar a reforçar sua força militar para a possibilidade de que terá que responder a cenários de escalada.”

Ação militar

Israel, há tempos, ameaça tomar ação militar preventiva para impedir que os iranianos consigam ter armas nucleares.

Teerã diz que não tem essa intenção. Um de seus deputados mais antigos afirmou na segunda (1) que Israel seria destruída em “somente meia hora” se os EUA atacassem o Irã.

Mais cedo, ontem, Katz previu o que ele descreveu como uma “guerra econômica” liderada pelos EUA contra o Irã teria sucesso mesmo com a desconfiança de outras potências.

“O Irã não tem chance nessa guerra” ele afirmou à rádio do exército de Israel. “Portanto há uma oportunidade aqui, por meio de pressão econômica e sanções, de prevenir uma guerra, de atingir os objetivos sem uma.”


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.