COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
OS MÉDICOS Thaís (maranhense e filha de Ana Elvira e José Benedito Buhatem) e Helder Moreno Filho, em viagem de férias pela Califórnia, nos Estados Unidos
OS MÉDICOS Thaís (maranhense e filha de Ana Elvira e José Benedito Buhatem) e Helder Moreno Filho, em viagem de férias pela Califórnia, nos Estados Unidos
O renomado chef César Santos, conhecido como o embaixador da gastronomia pernambucana, é quem está à frente da consultoria para montagem do novo cardápio do restaurante do Blue Tree Towers São Luís. César Santos, como se sabe, é o proprietário do restaurante Oficina do Sabor, localizado em Olinda e roteiro certo para os que vão conhecer a cidade histórica
O renomado chef César Santos, conhecido como o embaixador da gastronomia pernambucana, é quem está à frente da consultoria para montagem do novo cardápio do restaurante do Blue Tree Towers São Luís. César Santos, como se sabe, é o proprietário do restaurante Oficina do Sabor, localizado em Olinda e roteiro certo para os que vão conhecer a cidade histórica

Dançando e educando
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior teve uma feliz surpresa, na segunda-feira, em seu gabinete, no Palácio La Ravardière, quando 25 integrantes do Programa Dançando e Educando cantaram parabéns pelo seu aniversário de 41 anos.
As jovens bailarinas integram um projeto inovador de inclusão social da gestão Edivaldo Júnior. Elas participaram recentemente de uma etapa seletiva para ingresso na
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que fica em Joinville (SC).
O Prefeito merece parabéns duplamente: pelo aniversário e pelo projeto Dançando e Educando, que conseguiu aprovar uma de suas alunas, Rebeca Nascimento, de 8 anos, para a próxima seletiva do Bolshoi, marcada para outubro.

Empoderarte
E por falar em dança, a 2ª Vara de Combate à Violência Doméstica e Familiar de São Luís lançou na última sexta-feira, na Casa da Mulher Brasileira, o projeto “Empoderarte: a dança faz bem para o corpo e a alma da mulher”, que objetiva utilizar a dança como ferramenta de proteção à mulher e ao enfrentamento da violência doméstica.
O evento foi coordenado pela juíza titular da 2ª Vara da Mulher, Lúcia Helena Barros Heluy, e contou com a participação da procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa, deputada Helena Duailibe; da coordenadora das Delegacias da Mulher, delegada Kazumi Tanaka; da coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, coronel Augusta Andrade, além de representantes de entidades de proteção à mulher e de dança – que realizaram uma demonstração das aulas de dança.
O projeto da 2ª Vara da Mulher conta com o apoio da Casa da Mulher Brasileira e Procuradoria Estadual da Mulher da Assembleia Legislativa, e com a parceria da Expressar Escola de Dança, Amadansa (Associação Maranhense de Dança de Salão) e dos professores de dança Lu Leite e Josué Moura.

Encontro Nacional
Confirmado para os dias 3 a 5 de julho, São Luís, a realização do VI Encontro Nacional do Ministério Público – pensamento crítico e práticas transformadoras”. Membros e servidores do MP de todo o Brasil, além de convidados estarão presentes.
O encontro tem por objetivo repensar a atuação do Ministério Público diante do contexto de crise democrática, com retrocesso no sistema de garantia e de efetivação de direitos fundamentais, em busca de sua identidade, criada com a Carta de 1988.
A solenidade de abertura será na quarta-feira, dia 3, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, com palestra proferida pelo governador Flávio Dino, que vai enfocar o tema “Reflexões sobre o Estado de
Direito no Brasil”.

Virgem, pero no mucho
Uma associação de advogados espanhóis entrou com uma queixa na Justiça contra uma obra de arte exposta na cidade de Córdoba. O motivo: a virgem da pintura, intitulada Com flores para Maria, toca a própria genitália.
A tela do artista Charo Corrales que gerou controvérsia faz parte da exposição Macedas sin Remedio.
Em comunicado, os advogados alegaram que levaram o caso aos tribunais “porque consideraram a exposição um ataque aos direitos fundamentais”.
O artista rebateu: “Não é uma virgem tocando seu púbis, sou eu”.
Não há o que não haja.

Cursos extras
As férias chegaram e também os cursos extras oferecidos para a comunidade por algumas instituições de ensino superior.
É o caso do Instituto Florence, que ofertará a toda comunidade de
São Luís minicursos nas áreas da Saúde, Direito e Ciências Contábeis, com conteúdos aplicáveis que poderão contribuir para alunos em
preparação para o exame do Enem.
Os minicursos também contribuirão para os que já possuem conhecimento superior e que desejam se reciclar. Todos eles são gratuitos, com direito a certificado, e serão realizados na sede da instituição.

Por direitos
A Defensoria Pública do Maranhão e a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado lançaram a
campanha “Em Defesa Delas: defensoras e defensores públicos pela garantia dos direitos das mulheres”.
A campanha nacional é promovida pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos e pelo Colégio Nacional de Defensores Gerais, com o objetivo de fortalecer o trabalho das Defensorias na efetivação dos direitos das mulheres em situação de rua, privadas de liberdade, no enfrentamento à violência obstétrica, doméstica e familiar, e em situações relacionadas a questões raciais.

Lendo as Férias
A Biblioteca Pública Benedito Leite promoverá, no período de 23 a 26 de julho, uma colônia de férias voltada para filhos de servidores públicos do
Estado e crianças da comunidade. Com atividades que estimulam e exercitam a criatividade, imaginação e interação, a programação faz parte do projeto “Lendo as Férias na Biblioteca”, e é destinada ao público infantil, de 6 a 12 anos. São 140 vagas, sendo que 70 serão destinadas a crianças da comunidade.

TRIVIAL VARIADO

Durante a visita que fez na semana passada ao presidente José Sarney, em Brasília, o governador Flávio Dino ganhou dele um livro – a sua própria bibliografia – que poderá consultar sempre que precisar de bons exemplos de um dos maranhenses mais vitoriosos da política brasileira.

Logo mais à noite, a Galeria Trapiche abre a exposição fotográfica “Urbem Naturam Corporis - A cidade, a natureza e o corpo”, idealizada pelo fotógrafo Leo Oliveira, como parte
da mostra Ocupação Trapiche. A Galeria é um equipamento da Prefeitura de São Luís, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e fica localizado na Praia Grande.

A fim de prospectar negócios, fortalecer parcerias e projetos comerciais e institucionais entre a indústria maranhense e a Tailândia, o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves e o diretor Alexandre Ataíde, receberam, ontem, o embaixador da Tailândia, Surasak Suparal e a diplomata Phitchanan Panadamrong.

No assunto: o objetivo da reunião foi fomentar o comércio bilateral Maranhão-Tailândia, principalmente nas importações e exportações, além da promoção
do turismo.

DE RELANCE

Quase ninguém
“Não desejamos mal a quase ninguém” é o trecho suprimido da música Toda Forma de Amor, do Lulu Santos, na campanha “A gente vive juntos”. É fácil imaginar o motivo, não temos acordo sobre a quem desejar mal – o que reflete o drama do nosso país, dividido entre os que desejam mal a alguns políticos contra os que desejam mal a outros, adversários daqueles. Para a evolução de um país, de uma sociedade, não seria necessário um consenso mínimo? Natural na democracia a divergência de opiniões, mas onde um consenso mínimo sobre os nossos maiores males, aos quais seria lícito todos desejarmos mal?

Quase ninguém 2
Somos contra bandidos e corruptos, certo? Não há consenso sobre quem são os bandidos e quem são os corruptos. Somos contra os assassinos de crianças, somos contra os estupradores – esses crimes hediondos seriam alguns raros consensos, que até os outros presos repudiam. Mas não temos como construir uma civilização repudiando apenas os crimes mais bárbaros. Lulu Santos foi genial em Toda Forma de Amor, com a ironia do “não desejamos mal a quase ninguém”, que faz parte de sua beleza poética. Não é real que possamos gostar de todo mundo, isso não seria humano, não seria autêntico, seria falso. “Quase ninguém” já é uma enorme evolução civilizatória, significa compreendermos os contextos e as razões de quase todo mundo.

Quase ninguém 3
Por que as pessoas riem quando falam em sexo? Riem também das agressões que gostariam de cometer, como no meme “amigo mesmo é quem chega dando uma voadora em quem lhe incomoda”. Freud desvendou a excitação que está presente tanto na sexualidade quanto na agressividade, gerando formas de prazer. Impossível viver sem desafetos, evoluir é tolerar as diferenças. E a sabedoria é escolher melhor o que deveríamos repudiar. Hoje, no Brasil, não visualizamos um alvo comum, o antagonista a ser enfrentado. É esse o impasse nacional, a falta de um consenso mínimo que nos permita brincar com a ironia do “não desejamos mal a quase ninguém”.

O anjo bom da Bahia
O Papa Francisco presidiu, ontem, na Sala Clementina, no Vaticano, o Consistório Ordinário Público para a Canonização de cinco Beatos, dentre os quais a brasileira Irmã Dulce Lopes Pontes. Durante o Consistório, o Santo Padre anunciou a data de canonização dos cinco beatos. Será no domingo, 13 de outubro próximo. Além de Irmã Dulce, serão canonizados os seguintes beatos: John Henry Newman, cardeal na Inglaterra; Giuseppina Vannini, fundadora das Filhas de São Camilo; Maria Teresa Chiramel Mankidiyan, fundadora da Congregação das Irmãs da Sagrada Família e Margherita Bays, Virgem da Ordem Terceira de São Francisco de Assis.

Governadores tomaram posição
Peça-chave nas negociações da reforma da Previdência, os governadores do Nordeste, liderados pelo governador Flávio Dino, do Maranhão, também decidiram se posicionar em relação à divulgação de mensagens atribuídas ao ministro da Justiça, Sergio Moro, e a procuradores da força-tarefa da Lava Jato. Em carta intitulada de “Abusos devem ser investigados”, os governadores afirmaram que o caso é de muita gravidade, pois, para eles, “conduzir processos jurídicos desrespeitando deliberadamente a lei”
também é uma forma de corrupção.

Apoio dos governadores
Um movimento realizado de forma intensa no fim de semana, com o protagonismo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o ministro da Economia, Paulo Guedes, tenta articular um consenso entre os governadores, para a inclusão dos Estados no texto da reforma da Previdência. Tão logo seja contabilizado um consenso mínimo, será confirmada uma reunião em Brasília nesta terça-feira, para bater o martelo.

Wesley com Jonas Esticado
Depois de cumprir uma agenda agitada no mês de junho, o cantor sertanejo Michael Wesley foi convidado pela 4Mãos para participar do grande show que, além dele, reunirá no palco a dupla Zé Neto & Cristiano e o cantor Jonas Esticado. O evento está marcado para o dia 26 de julho, no estacionamento do São Luís Shopping.

Para escrever na pedra:
“Os primeiros quarenta anos de vida nos dão o texto; os próximos trinta, o comentário”. De Arthur Schopenhauer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.