Cultura

Incentivo aos novos poetas

Segunda edição do concurso "Novos Poetas Maranhenses – Prêmio Gonçalves Dias" está com inscrições abertas até o dia 1º de agosto; iniciativa é do deputado estadual Adriano Sarney, em parceria com a AMEI

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Poeta Gonçalves Dias, o homenageado
Poeta Gonçalves Dias, o homenageado

SÃO LUÍS - O Dia Estadual da Poesia (1º de agosto) será comemorado no Maranhão com a segunda edição do concurso “Novos Poetas Maranhenses – Prêmio Gonçalves Dias”, idealizado pelo deputado estadual Adriano Sarney em parceria com a Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI). As inscrições gratuitas estão abertas até o dia 1º de agosto. A iniciativa é fruto da Lei 10.545/2016, de autoria de Adriano Sarney.

Os poemas devem ser enviados em documento word (tipologia Calibri tamanho 12) para o e-mail amei.poesia@gmail.com, identificando o nome completo, endereço, CPF, telefone, e-mail e título do poema. Cada participante pode inscrever-se com até dois poemas autorais, com tema livre. Os poemas devem ser inéditos - não devem ter sido publicados em livro ou participado de outros concursos.

Os autores dos 40 melhores versos participarão do evento de premiação que ocorrerá no dia 10 de agosto, no Espaço Cultural da Livraria AMEI, no São Luís Shopping, das 16h às 18h. O primeiro classificado no concurso Novos Poetas Maranhenses receberá um prêmio no valor de R$ 1.000,00, e o segundo colocado, receberá R$ 500,00. As premiações serão entregues pelo deputado estadual Adriano Sarney. A comissão julgadora será composta por três membros da AMEI.

Deputado estadual Adriano Sarney, autor da lei
Deputado estadual Adriano Sarney, autor da lei

“A primeira edição do Prêmio Novos Poetas Maranhenses foi muito boa, porque contou com uma participação bastante expressiva de inscritos. Tivemos poesias que surpreenderam os jurados e esperamos que nesta edição o concurso continue sendo uma possibilidade de conseguir visibilidade para autores profissionais e iniciantes. Nossa expectativa é que a edição deste ano tenha uma participação ainda maior e que o concurso sirva de incentivo para a arte e a cultura no nosso estado. A intenção é que o Prêmio Novos Poetas Maranhenses sirva de exemplo para o fomento de outras iniciativas para que os escritores locais também sejam mais conhecidos”, disse o deputado Adriano Sarney.

O parlamentar acrescentou ainda que o concurso tem como objetivo comemorar o Dia Estadual da Poesia e incentivar a reflexão, o hábito da leitura e a produção literária de novos poetas maranhenses. “O concurso também homenageia o jornalista, advogado e poeta brasileiro Gonçalves Dias, considerado um dos principais representantes do romantismo do século XIX”, complementou.

Expectativa
Segundo o presidente da Amei, José Viegas, a primeira edição aconteceu em 2017, com cerca de 200 inscritos. Este ano, a expectativa é que esse número seja quadruplicado. “Afinal, o Maranhão é uma terra de poetas e há muitos no anonimato que ainda não tiveram uma oportunidade de mostrar o seu talento. A ideia é justamente revelar essas novas penas”, disse.


Conforme José Viégas, serão selecionados 40 poemas e, desses, cinco serão declamados, para a escolha de apenas dois, os quais receberão as premiações. “No entanto, os 40 poemas comporão uma coletânea e cada autor receberá um livro gratuitamente. Os exemplares ficarão disponíveis na Amei. A coletânea será lançada no dia 31 de agosto, Dia Nacional da Poesia, num evento que ocorrerá no Espaço Cultural da Livraria Amei”, informou.

SERVIÇO

O quê Inscrições abertas para o concurso “Novos Poetas Maranhenses – Prêmio Gonçalves Dias”

Quando Até o dia 1º de agosto

Onde No site amei.poesia@gmail.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.