Saúde

Começa Campanha de Doação de Sangue do Grupo Mercúrio

Ação envolve representantes das empresas da área de saúde HSLZ/Hospital São Luís, Hospital e Maternidade Natus Lumine, SINCS, Rede Dignus de Saúde e LACMAR, além de parceiros externos, com apoio do Hemomar

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Meta da campanha este ano é coletar um total de 1.000 bolsas de sangue nos meses de julho e agosto
Meta da campanha este ano é coletar um total de 1.000 bolsas de sangue nos meses de julho e agosto

Com o slogan “Compartilhe a Vida que Corre em suas Veias” começou com força total a IV Campanha de Doação de Sangue do Grupo Mercúrio. A campanha envolve representantes das empresas da área de saúde HSLZ/Hospital São Luís, Hospital e Maternidade Natus Lumine, SINCS, Rede Dignus de Saúde e LACMAR, além de parceiros externos com apoio do Hemomar.

Esta é a quarta edição da campanha do Grupo Mercúrio em prol do Hemomar, e a meta deste ano são 1.000 bolsas, a serem coletadas entre os meses de julho e agosto. E será fundamental para repor a grande demanda de estoques de sangue até o final do ano e garantir vida a quem mais precisar em emergências.

É que, com as férias de julho, a tendência do banco de sangue do Hemomar é esgotar-se rapidamente. Assim, essa campanha será fundamental para repor essa demanda de estoques de sangue até o final do ano, e garantir vida a quem mais precisar em emergências.

Tenente Passos, Amílcar Cardoso, Paulo Braid, Valma Costa, Plínio Tuzzolo, João Nery, tenente Bayma e capitão Viana participaram da ação
Tenente Passos, Amílcar Cardoso, Paulo Braid, Valma Costa, Plínio Tuzzolo, João Nery, tenente Bayma e capitão Viana participaram da ação

Objetivo
E mais importante ainda que repor estoques é criar um senso de responsabilidade comum entre os cidadãos, para que se tornem doadores permanentes, como explica o diretor do HSLZ, Plínio Valério Tuzzolo: “O objetivo das campanhas anuais do Grupo Mercúrio é estimular a prática regular da doação de sangue entre todos os maranhenses. Nunca sabemos quando alguém da nossa própria família poderá precisar de sangue. Sem falar que o ato de salvar vidas é algo muito nobre, e todos devemos fazer parte dessa corrente de solidariedade”, disse Tuzzolo.

O que nem todos sabem é que, uma única doação pode salvar, em média, quatro vidas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esses e outros dados farão parte da estratégia de sensibilização que as empresas do Grupo Mercúrio divulgarão para sensibilizar os futuros doadores de sangue ao longo deste mês de julho. A coleta de sangue se dará em seguida, de 1º de julho até 31 de agosto, segundo um cronograma que percorrerá as diversas empresas participantes.

Saiba Mais

Quando e onde doar
Dias 3, 4 e 5 de julho - Hospital HSLZ
Dia 10 de julho - CADH / CMH
Dias 17 e 18 de julho - Hospital e Maternidade Natus Lumine
Dia 7 de agosto - LACMAR
Dias 14, 15 e 16 de agosto - Hospital HSLZ
Dias 22 e 23 de agosto - Hospital e Maternidade Natus Lumine
Dias 28 e 29 de agosto - Clínica Dignus Saúde

Quem pode doar sangue
- Todas as pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 69 anos
- Pesar no mínimo 50Kg
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas
- Estar bem descansado nas últimas 24 horas
- Evitar alimentação gordurosa 12 horas antes da doação
- Não ser usuário de drogas
- Não ter tido malária, hepatites B e C, Aids ou Doença de Chagas


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.