São Pedro

Tradição e fé marcam celebração no Dia de São Pedro em São Luís

Grupos de bumba meu boi e devotos se reuniram sábado para homenagear o santo católico em celebrações na capela e nas procissões marítima e terrestre bem como na missa campal que encerrou o festejo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

São Luís - Uma demonstração de fé e devoção, na qual o profano e sagrado se misturam em um ritual tradicional e característico da religiosidade e cultura maranhenses foi o que se viu, mais uma vez, na homenagem a São Pedro. No dia dedicado ao santo, 29 de junho, grupos de bumba meu boi e católicos devotos se reuniram na capela e depois nas procissões e missa campal em homenagem ao guardião da chave do céu e padroeiro dos pescadores, segundo a tradição popular. Segundo historiadores, a festa ocorre há 79 anos.

A festa teve início ainda na noite de sexta-feira (28), quando os primeiros grupos de bumba meu boi começaram a chegar à capela dedicada ao santo. O movimento se estendeu até por volta das 15h, quando foi iniciada a procissão marítima, partindo da Rampa Campos Melo. De lá, o cortejo seguiu até a capela, onde foi realizada a missa campal.

Com o apoio da Marinha, a imagem de São Pedro foi acompanhada por embarcações que seguiram em cortejo pelas águas da Baía de São Marcos. Segundo o comandante Marcio Dutra, Capitão dos Portos do Maranhão, mais de 30 embarcações acompanharam o cortejo, levando em média, 50 pessoas cada uma. “Todos os anos a comunidade católica de São Pedro nos pede auxílio e fazemos o possível para que tudo ocorra de forma segura intensificando um trabalho de fiscalização que é rotineiro e que fazemos sempre”, disse o comandante.

Para a coordenadora da comunidade de São Pedro, Regina Soeiro, a festa tem se fortalecido ao longo dos anos. “Graças a Deus superamos os desafios mais uma vez e saímos fortalecidos na espiritualidade de nossa comunidade”, frisou.

A aposentada Lúcia Lima diz que sempre que pode acompanha a procissão de São Pedro. “Sou devota e venho sempre acompanhar os festejos. Acho lida essa procissão e é um momento de fortalecer a nossa fé em São Pedro”, disse a idosa.

Este ano, dona Lúcia estava acompanhada da amiga Selma Correia, que mora em Teresina. “Vim aproveitar os últimos dias dos festejos juninos em São Luís e não podia deixar de vir à procissão de São Pedro”, disse Selma que é maranhense mas mora há mais de 30 anos em Teresina.

A festa de São Pedro também é uma oportunidade para os comerciantes ganharem uma renda extra, mas este ano, alguns reclamaram do movimento. “Este ano o movimento está fraco, me lembro que antigamente, colocava minha barraca de comida e as pessoas começavam a se concentrar logo cedo e quando a procissão era a tarde, ainda era melhor, porque vendíamos mais. Acho que falta investimentos públicos para que a festa se fortaleça”, opinou o comerciante.

SAIBA MAIS

Sobre São Pedro

São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulos. É considerado o fundador da Igreja Cristã em Roma e o seu primeiro papa. As principais fontes que relatam a vida de São Pedro são os quatro Evangelhos Canônicos, pertencentes ao Novo Testamento, escritos originalmente em grego e em diferentes épocas, pelos discípulos Mateus, Marcos, Lucas e João.

São Pedro nasceu na Betsaida, na Galileia. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome de nascimento era Simão (ou Simeão). Pedro era pescador e trabalhava com o irmão e o pai. Por indicação de João Batista foi levado por seu irmão André para conhecer Jesus Cristo. No primeiro encontro Jesus o chamou de Kepha (pedra, em aramaico) Petros em grego. Nessa época de seu encontro com Cristo, Pedro morava em Cafarnaum, com a família de sua mulher.

O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho. Ele é considerado protetor dos pescadores e das viúvas. Segundo a tradição católica, depois de morrer, São Pedro foi nomeado chaveiro do céu, ou seja, para alguém entrar lá, o santo tem de abrir as portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover.

Fonte: www.ebiografia.com

Tradição e fé marcam celebração no Dia de São Pedro em São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.