Oportunidade

IFMA abre seleção para cursos técnicos em Santa Inês e Carolina

As inscrições são gratuitas, pela internet, e estão abertas de 2 a 18 de julho, com vagas apenas para quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio (forma subsequente)

Oestadoma.com, com informação do IFMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
A seleção será realizada por meio de análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática, sem aplicação de provas.
A seleção será realizada por meio de análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática, sem aplicação de provas. (IFMA)

SANTA INÊS - O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) abriu processo seletivo de alunos para cursos técnicos nos campi Santa Inês e Carolina. As inscrições são gratuitas, pela internet, e estão abertas de 2 a 18 de julho, com vagas apenas para quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio (forma subsequente). A seleção será realizada por meio de análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática, sem aplicação de provas. Os novos alunos vão ingressar neste segundo semestre.

Edital e inscrições

No total, foram disponibilizadas 120 vagas. No Campus Avançado Carolina, são 80 vagas disponíveis – 40 para o Curso Técnico em Administração e 40 para o Curso Técnico em Meio Ambiente. Já no Campus Santa Inês, são 40 vagas para o Curso Técnico em Informática.

Desempenho escolar

O desempenho escolar será analisado a partir dos dados informados no ato da inscrição. O candidato deverá inserir a média de cada um dos três anos cursados no Ensino Médio referente a Língua Portuguesa e a Matemática e anexar declaração ou Histórico Escolar ou documento comprobatório equivalente. Também é possível utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA). A inscrição só será finalizada após o envio do documento comprobatório.

O resultado preliminar do seletivo deverá ser divulgado no dia 26 deste mês, já o resultado final está previsto para o dia 5 de agosto. Os novos alunos devem realizar matrícula no período de 6 a 9 de agosto, em dias úteis, nos horários de 8h às 12h e 14h às 17h, nos campi para os quais foram selecionados.

Cotas

O modelo deste seletivo mantém o sistema de cotas. Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública (Lei nº 12.711/2012). Além disso, em cada curso, conforme estabelecido na Resolução CONSUP IFMA N° 80 de 14 de setembro de 2011, 2,5% das vagas serão destinados aos candidatos com deficiência que se enquadrem nas condições estabelecidas no § 1° do Artigo 5º do Decreto 5.296, de 02 de dezembro de 2004.

Dúvidas ou informações suplementares poderão ser respondidas nos campi que ofertam as vagas, em dias úteis, nos horários de 8h às 12h e 14h às 17h. O Campus Avançado Carolina fica localizado na Praça do Estudante, N°64- Centro- CEP: 65980-000- Carolina-MA. Já o Campus Santa Inês situa-se na Rodovia BR-316, S/Nº – Canaã – CEP: 65300-000 – Santa Inês/MA. As dúvidas também podem ser respondidas pelo Departamento de Educação Profissional Técnica de Nível Médio /PROEN (email: proen@ifma.edu.br; contato: (98) 3215 1777).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.