Alternativo | Oportunidade

Sesc Circo abre inscrições para quatro oficinas artísticas gratuitas

Interessados têm até o dia 10 de julho para se inscreverem em oficinas de "Manipulação de objetos", "Acrobacia de Dupla", "Sentido contrário – Construindo outras formas dramatúrgicas a partir da mágica" e "Desenvolvimento de números de circo"
30/06/2019 às 07h00
Sesc Circo abre inscrições para quatro oficinas artísticas gratuitasCia. Laguz Circo, do Ceará, é uma das que ministrará oficina em São Luís (Divulgação)

São Luís - Estão abertas até o dia 10 de julho as inscrições para as oficinas de artes circenses ofertadas pelo Sesc. Podem participar pessoas a partir de 16 anos que querem desenvolver ou aprimorar as suas habilidades em malabares, mágica e outros números de circo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio dos links disponíveis no box abaixo. A lista final de inscritos será divulgada no site do Sesc no dia 12 de julho.

Com oficineiros locais e de outros estados, estão sendo ofertadas turmas de “Manipulação de objetos” (Cia. do Relativo – SP), “Acrobacia de Dupla” (Cia. Laguz Circo– CE), “Sentido contrário – Construindo outras formas dramatúrgicas a partir da mágica” (Rapha Santa Cruz– PE), “Desenvolvimento de números de circo” (Dupla GomesNinow – RJ) e “Desenvolvimento de números de circo” (Dupla GomesNinow – RJ).

Para efetivar a inscrição os participantes selecionados devem doar 1kg de alimento não perecível no primeiro dia oficina, uma contribuição destinada ao Programa Mesa Brasil Sesc, iniciativa em favor da melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e social. A lista final de inscritos será divulgada no site do Sesc no dia 12 de julho. Outras informações pelos telefones (98) 3216-3860 e 3216-3853 ou pelo e-mail sesccircoma@gmail.com.

Oficinas

Oficina “Manipulação de objetos” (Cia. do Relativo – SP)
A proposta da atividade é transfigurar utensílios cotidianos em instrumentos de manipulação e potentes artifícios cênicos, mesclando técnicas de malabarismo com processos pedagógicos do teatro físico.
Data: 16 e 17 de julho
Horário: 14h às 18h
Carga Horária: 8h
Público-alvo: a partir de 16 anos
Local: CACEM / Centro
Inscrições: https://forms.gle/xaZmqmkQ1qNP9Ztb6
Sobre o grupo – A companhia de circo foi fundada em 2009, apresenta em sua pesquisa um olhar diferente sobre espetáculos de circo e utiliza a individualidade criativa de cada artista para o desenvolvimento de trabalhos multidisciplinares. O grupo acredita na reinvenção do circo como forma de dialogar com o mundo contemporâneo, e aposta que, buscando inspirações no cotidiano das pessoas, é possível se aproximar do público de maneira sensível e humana.

Oficina “Acrobacia de Dupla” (Cia. Laguz Circo– CE)
Desenvolver a concentração, cumplicidade, ritmicidade e cooperação através de exercícios práticos, explorando também as capacidades físicas e habilidades motoras dos participantes.
Data: 16 e 17 de julho
Público-alvo: a partir de 16 anos
Horário: 14h às 18h
Carga Horária: 8h
Local: CACEM / Centro
Inscrições: https://forms.gle/xaZmqmkQ1qNP9Ztb6
Sobre o grupo - Romina Sanchez, natural da Patagônia é palhaça, trapezista e sanfoneira. Formada pela Escuela de Artes Urbanas (Rosário/Argentina), Felipe Abreu é cearense, palhaço, malabarista e acrobata, formado pela ESLIPA Escola Livre de Palhaço (Rio de Janeiro/Brasil).

Oficina “Sentido contrário – Construindo outras formas dramatúrgicas a partir da mágica” (Rapha Santa Cruz– PE)
A oficina propõe uma descoberta a partir das referências e vivências dos próprios alunos, na busca de encontrar formas originais de colocar a mágica em cena, seja escolhendo narrativas textuais ou não-textuais. O trabalho corporal é o ponto de partida desta ação, que se utiliza de técnicas do ilusionismo, mas sempre em diálogo com elementos e exercícios do teatro, da dança e de outras modalidades circenses.
Data: 18 e 19 de julho
Público-alvo: a partir de 16 anos
Horário: 14h às 18h
Carga Horária: 8h
Local: Pequena Cia de Teatro / Praia Grande
Inscrições: https://forms.gle/xaZmqmkQ1qNP9Ztb6
Sobre o grupo: Rapha Santa Cruz é ilusionista e atua profissionalmente há mais de dezoito anos, fazendo apresentações em eventos sociais e culturais; e ministrando oficinas, cursos e palestras. Já participou de diversos festivais internacionais. Desde 2011, desenvolve uma linguagem própria, que mescla técnicas do ilusionismo com elementos do teatro, palhaçaria, circo, música e dança.

Oficina “Desenvolvimento de números de circo” (Dupla GomesNinow – RJ)
A oficina propõe um dia de encontro e troca de saberes sobre números circenses (solo, malabares ou comicidade), especialmente voltados à atos para cabarés e shows de variedades a criação de novos atos, ou no aprimoramento de cenas já criadas.
Data: 20/07
Público-alvo: a partir de 16 anos.
Horário: 13h às 19h
Carga Horária: 6h
Local: Pequena Cia de Teatro/ Praia Grande.
Inscrições: https://forms.gle/xaZmqmkQ1qNP9Ztb6
Sobre o grupo: Formada por Gabriel Gomes e Carina Ninow, artistas de múltiplas habilidades e oriundos de diferentes. Carina possui Bacharelado em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, suas habilidades são em equipamentos aéreos, equilíbrio e palhaço. Gabriel é artista circense e desenvolve técnicas de esportes radicais, como o BMX freestyle flatland. Especializado em equipamentos que aliam a força ao equilíbrio, como a Roue Cyr e o Malabarismo com Cubo.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte