Esporte e solidariedade

Nadador maranhense divide carreira vitoriosa com projeto social

Kalil Mansur, que acumula títulos nacionais e internacionais, mantém o projeto Nadando na Frente São Luís, iniciativa que leva o esporte para crianças de famílias de baixa renda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Rodrigo Kalil Macedo é destaque em campeonatos internacionais
Rodrigo Kalil Macedo é destaque em campeonatos internacionais

SÃO LUÍS – Exemplo para vários atletas, ex-atletas e até para quem não é atleta também, o nadador maranhense Rodrigo Kalil Macedo Mansur, 40 anos, continua mandando bem dentro e fora das piscinas. Com um título sul-americano master recente e um resultado brilhante no YMCA USA Nationals Masters Championships, nos EUA, o empresário, apaixonado pelas piscinas, segue em ritmo firme em sua carreira e, mesmo com toda correria entre esporte e trabalho, ainda toca o projeto social Nadando na Frente São Luís, voltado para jovens carentes da periferia da capital.

No começo deste ano, Rodrigo Kalil Macedo Mansur foi campeão do Campeonato Sul-Americano Masters de Piscina Curta, em Buenos Aires, na Argentina. O maranhense disputou quatro provas, subindo ao pódio em todas elas. Foi ouro nos 100 metros borboleta, prata nos 50 metros borboleta e 100 metros nado livre, e bronze nos 200 metros nado livre.

Em seguida, o atleta seguiu o mesmo ritmo, e, meses depois, ele brilhou no YMCA USA Nationals Masters Championships, na cidade de Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos. Kalil conquistou nove medalhas, sendo cinco de ouro, duas de prata e duas de bronze. Essas vitórias foram nas provas de 50, 100 e 200 jardas livre, e 50 e 200 jardas borboleta, além das pratas nos 100 livre e revezamento 4x100 livre, e, por fim, um terceiro lugar nos revezamentos 4x50 livre e 4x50 medley.

Maranhense brilhou em competição na Argentina
Maranhense brilhou em competição na Argentina

Incentivo para novos nadadores

Mesmo com a correria do dia a dia, entre treinos, competições e suas atividades profissionais, Rodrigo Kalil ainda consegue encontrar tempo para tocar, ao lado da sua esposa, Adriane Mansur, o projeto social Nadando na Frente São Luís, iniciativa que utiliza a participação de padrinhos e colaboradores que ajudam crianças carentes na aprendizagem da natação.

A atividade mais recente do projeto será com alunos da UEB Menino Jesus de Praga, que fica na Vila Conceição. Crianças de 7 a 10 anos de idade foram selecionadas, baseadas na condição social e rendimento escolar. Duas aulas por semana serão ministradas por professores que também são voluntários num projeto que já ensinou a nadar mais de 3 mil crianças pelo país.

Kalil toca projeto social ao lado da esposa, Adriane Mansur
Kalil toca projeto social ao lado da esposa, Adriane Mansur

Carreira vitoriosa

Oriundo das categorias de base do Clube Português, do Recife, onde se destacou por anos, vencendo campeonatos nacionais de inverno e verão, Rodrigo Kalil se transferiu para a Duvel do Maranhão. Ele, que também foi integrante da Seleção Pernambucana, quando disputou torneios Norte-Nordeste, ficou afastado da natação por mais de 15 anos até retornar como atleta master, na equipe do MAC Nina, de São Luís.

Além dos títulos já mencionado, Kalil contabiliza 21 maranhenses, três brasileiros e dois sul-americanos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.