COLUNA

PT: rachado e burocrático

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

O segundo semestre deste ano já vem chegando e com ele as articulações dos partidos políticos no Maranhão. O foco da maioria das legendas é São Luís, principalmente. Cidades maiores como Imperatriz, Timon, São José de Ribamar e Caxias também são cobiçadas pelas siglas.
Entre os partidos que têm peso para a disputa eleitoral no Maranhão, somente o PT não faz parte da lista das legendas que estão em plena ebulição das articulações políticas para as disputas municipais.
O partido do ex-presidente Lula ainda fará o complicado e demorado Processo de Eleição Direta (PED) para escolha de seus dirigentes nacionais, estaduais e municipais. No Maranhão, os petistas escolherão os diretórios municipais e a direção estadual ainda em setembro.
Somente após esse processo, que é uma carregada disputa interna no partido, a legenda vai iniciar a apresentação de teses para as eleições municipais.
O PT é um partido que, no Maranhão, nunca refletiu a força que a legenda teve e ainda tem nacionalmente. Com mais de 30 anos, a sigla sempre preferiu o papel de coadjuvante nos processos eleitorais ou então ser o protagonista “sem qualquer força e possibilidade de vitória”.
Talvez seja pela postura dos próprios membros do partido no estado, que sempre buscaram espaços de poder de forma individual ou separada por alas que se sabotam diariamente, deixando de lado uma possibilidade de união.
E, assim, o PT maranhense entrará em mais uma eleição: rachado, desorganizado e burocrático em suas decisões.

Muleta
O PT do Maranhão - mesmo quando a legenda comandou o Brasil - nunca teve papel de destaque. Nos processos eleitorais no estado, o partido sempre preferiu servir de muleta para aliados.
A busca de seus militantes - pelo menos uma grande parte - é por cargos públicos.
A prova mais recente foi a falta de força da sigla nas eleições de 2018, quando tentou indicar um nome para a chapa majoritária de Flávio Dino. No fim, não conseguiu nada e ainda teve que “dar” a legenda para Eliziane Gama (Cidadania), que, quando deputada, perseguiu o governo do PT.

Indeferimento
O presidente da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, Capitão Augusto (PSL-SP), indicou o indeferimento da deputada do PCdoB do Acre, Perpétua Almeida.
A parlamentar pediu a anulação do requerimento de Aluísio Mendes (Pode), que convocou o ex-delegado Tiago Bardal e o delegado Ney Anderson Gaspar para depor na comissão sobre a denúncia de espionagem no Maranhão.
A decisão de acatar ou não a solicitação da deputada comunista é da comissão e isto deverá ocorrer na próxima terça-feira, 2.

Depoimento
Tiago Bardal e Ney Anderson vão prestar depoimento na próxima terça-feira, 2. Eles serão ouvidos em razão das acusações que fizeram contra o secretário Estadual de Segurança, Jefferson Portela.
Segundo eles, Portela determinou que telefones de desembargadores e seus familiares, e também de políticos, fossem interceptados.
No caso do ex-delegado Bardal, ele precisou de permissão judicial para ir até a Câmara dos Deputados.

Muito estranho
Não deixa de ser estranho que as investidas contra os depoimentos de Tiago Bardal e Ney Anderson sejam de deputados de fora do Maranhão.
Mesmo com 12 deputados maranhenses da base do governo estadual, o secretário Jefferson Portela vem contando com parlamentares de outros estados.
Foi do deputado Paulo Teixeira (PT-SP) o pedido para que Portela prestasse também depoimento na Comissão de Segurança da Câmara.

Reorganização
O MDB vem se reorganizando, segundo o presidente estadual da legenda, ex-senador João Alberto de Sousa.
Os diretórios municipais estão sendo escolhidos para que o partido venha com força nas eleições municipais do ano que vem.
Para São Luís, João Alberto disse que o pré-candidato é Victor Mendes, mas admitiu que outros nomes como o do vereador Astro de Ogum (PR) vem sendo debatido internamente.
Incentivo à inovação
Faltam apenas 10 dias para encerramento das inscrições ao Prêmio MuniCiência, em sua terceira edição - ciclo 2019/2020.
O prêmio foi criado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que incentiva gestores e servidores municipais a conhecerem o processo seletivo e os antigos vencedores. As ações, assim como o edital e o cronograma, estão disponíveis no portal.
Serão 30 iniciativas mais bem pontuadas na primeira etapa, conforme critérios técnicos, regionais e de porte. Esses deverão complementar as informações e encaminhar um vídeo para a organização.

DE OLHO

R$ 509 milhões é o valor arrecado pelo governo estadual em junho deste ano com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

E MAIS

• O juiz federal Roberto Veloso também é outra possibilidade do MDB para a capital maranhense em 2020.

• O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) tenta ser a pedra no sapato do ministro da Justiça, Sérgio Moro.

• No entanto, o comunista ainda não conseguiu seu objetivo. Moro tem ignorado as críticas de Jerry.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.