Cidades | Especial/ Festas juninas

No berço de pescadores, surge o costume das bênçãos a São Pedro

Grupos de bumba-boi da capital e do interior se reúnem na "apertada" construção religiosa para receber as bênçãos do santo
Thiago Bastos / O Estado 29/06/2019

SÃO LUÍS - Uma dos ritos mais tradicionais do atual calendário junino da capital maranhense acontecerá até as primeiras horas deste sábado (29), na Igreja de São Pedro, localizada no Centro (em frente à Barragem do Bacanga). Grupos de bum­ba-boi de várias partes da cidade e do interior do Maranhão reúnem-se na “apertada” construção religiosa e nos arredores para receber as bênçãos de um dos santos mais tradicionais da Igreja Católica. A visão mais recente do rito e da festa cristã difere da tradição das décadas de 1930 e 1940, quando, às margens da antiga Praia da Madre Deus, pescadores e outros cidadãos bradavam ladainhas e, quando a maré enchia, percorriam trecho pelas águas em respeito e agradecimento ao padroeiro dos pescadores.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte