Mudança

Sampaio anuncia técnico, e presidente promete dispensas

Sérgio Frota anunciou a chegada de João Brigatti e afirmou também que vai "mexer no time" depois de analisar relatório da comissão técnica

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
João Brigatti foi confirmado no Sampaio
João Brigatti foi confirmado no Sampaio (BRIGATTI PAYSANDU )

São Luís - Não demorou nem 24 horas para o Sampaio Corrêa anunciar o novo técnico. João Brigatti foi confirmado por uma das redes sociais do clube na noite da quarta-feira após anunciar a demissão de Julinho Camargo na manhã do mesmo dia. O novo técnico do Tubarão teve boas passagens pelo Paysandu e pela Ponte Preta e não deve ser a única mudança na equi­pe tricolor. Em entrevista a O Estado, o presidente do clube, Sérgio Frota, afirmou que vai “mexer no time” e é certa a dispensa de alguns atletas nos próximos dias.

João Dermival Brigatti, 55 anos, estava sem trabalhar desde que deixou o Paysandu, clube do qual foi demitido em março, de forma estranha: mesmo invicto em oito jogos: com cinco vitórias, três empates e 75% de aproveitamento. “Ele sempre foi a minha primeira opção. Já tinha conversado com ele antes e felizmente conseguimos chegar a um acordo financeiro. É um treinador experiente, que saiu do Paysandu, invicto, porque teve um desentendimento com o presidente, mas é um técnico que tem um bom trabalho e deve arrumar a equipe”, explicou o presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota.

Frota confirmou também que a princípio não deve contratar mais ninguém, mas vai demitir jogadores que não vêm rendendo o esperado. “Vou mexer no time. Com base no relatório que Julinho Camargo me passou e após o treinador observar o grupo, vou dispensar alguns jogadores. É preciso dar uma mexida no grupo para ele sair da zona de conforto. Na Série C, há cerca de nove times com salário atrasado, e o Sampaio Corrêa está em dias. Quanto à contratação, se ele [João Brigatti] me indicar uns jogadores bons e baratos, podemos trazer. A verdade é que o maior problema do futebol maranhense é dinheiro. A falta de dinheiro impede que muitos clubes consigam alcançar seus objetivos”, adiantou.

Com relação a reforços, o regulamento da Série C permite a inscrição de 35 jogadores (até o início da 12ª rodada) e concede cinco substituições até a 15ª rodada. Existe ainda a exceção dos goleiros. Os atletas desta posição poderão ser inscritos fora do prazo (em casos de lesão comprovada), desde que estejam registrados pelo clube no BID no início do Campeonato.

O Sampaio Corrêa já inscreveu 29 atletas nesta Série C e já anunciou quatro reforços (Romano, lateral-esquerdo, Leandro Ferreira, volante, Rodrigo Andrade, meia, e Roney, atacante), que farão o elen­co chegar ao número de 33 atletas.

Ou seja, no total, o Sampaio ainda pode adicionar mais sete jogadores (duas inscrições e cinco substituições). Com esta quantidade, o Tricolor consegue consideravelmente fortalecer seu time, que tem apresentado grandes deficiências.

Arrumar o time

Arrumar o time é a maior missão do treinador do Sampaio Corrêa, que na Série C em nove jogos venceu quatro, empatou dois e perdeu três jogos, marcou 11 gols e sofreu 13 e tem 51% de aproveitamento. “Estou extremamente feliz, motivado e tenho certeza de que a gente vai alcançar os objetivos que são traçados pela diretoria e pelo grupo de atletas. Que é primeiro garantir a classificação entre os oito e depois, logicamente, a gente conseguir o acesso. Mas isso é passo a passo. Com muita calma, muita tranquilidade, pezinho no chão, que temos situações adversas pela frente que a gente tem que superar essas barreiras”, disse João Brigatti.

Antes de dirigir o Papão, o João Brigatti estava na Ponte Preta desde 2014. Até então auxiliar técnico, assumiu o cargo de treinador em 2018, durante a disputa da Série B, após a demissão de Doriva. Nesta passagem, foram 17 jogos, sete vitórias, seis empates e quatro derrotas.

Mais cedo, em 2018, o novo comandante do Sampaio Corrêa já havia substituído Eduardo Baptista no Campeonato Paulista e conseguiu livrar a Ponte do descenso.

Como consequência, garantiu classificação ao Troféu do Interior, competição da qual sagrou-se campeão com três vitórias, um empate e uma derrota.

Com relação a reforços, João Brigatti disse que primeiro vai avaliar o elenco do Sampaio Corrêa para solicitar a peças necessárias e até mesmo dispensar os jogadores que não vem rendendo. “Tem alguns reforços chegando na verdade. A gente precisa ficar atento e olhar com carinho esses atletas que estão aí. Tenho acompanhado alguns jogos do Sampaio, principalmente aqueles dois jogos contra o Palmeiras, que a equipe se comportou muito bem, mas que não serve de parâmetro. O que serve de parâmetro são os jogos da Série C e que as dificuldades você pode ter certeza que vão ser bem maiores. Acho que é um elenco que uma condição muito boa e que podemos alcançar nosso objetivo”, avaliou.

João Brigatti será apresentado ao grupo na sexta-feira quando vai comandar o primeiro treino no CT José Carlos Macieira. O treino de ontem à tarde foi comandando pelo seu auxiliar técnico, Júnior Amorim, que chegou junto com ele, ontem à tarde, em São Luís. Ele ainda terá o sábado antes de sua estreia na área técnica marcada para domingo (30), as 18h, contra Confiança, no Castelão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.