São João

Diversidade cultural no entardecer

Fecomércio realiza arraial hoje, com atividades culturais para comerciários e frequentadores do comércio; evento começa a partir das 17h com feira de artesanato.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Boi de Nina Rodrigues celebra o tambor de crioula
Boi de Nina Rodrigues celebra o tambor de crioula (Boi de Nina Rodrigues)

SÃO LUÍS- Duas das principais vocações da cidade de São Luís, o comércio e a cultura popular, estarão reunidas hoje (28), a partir as 17h, no Centro Comercial Fecomércio (Av. dos Holandeses). Essa é a proposta da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão que, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), promove um arraial contando com a participação do Boi de Nina Rodrigues, do Cacuriá da Vila Goreth e do grupo Kambada do Forró, além de artesãs locais que irão expor seus produtos em uma feira cultural e de criatividade.

O Arraial do Centro Comercial Fecomércio oferece uma programação gratuita, com o objetivo de aproximar as manifestações culturais, típicas dos festejos juninos no estado, do dia a dia comercial da cidade. As atividades fazem parte do projeto Balaio de Sotaques, desenvolvido todos os anos pelo Sesc em suas unidades na Praça Deodoro, no Olho D’Água e também nos municípios de Raposa, Itapecuru e Caxias. Todas as apresentações serão realizadas no estacionamento externo do Centro Comercial Fecomércio, que fica localizado na Avenida dos Holandeses, no bairro Quintas do Calhau, próximo ao Barramar.

Programação

A programação no Centro Comercial Fecomércio começa a partir das 17h com a feira de artesanato. Às 18h terá a apresentação do grupo Kambada do Forró, tocando clássicos do forró pé de serra. Em seguida, às 19h, o rebolado do Cacuriá da Vila Goreth esquenta o terreiro, preparando o público para a apresentação do Boi de Nina Rodrigues, que traz a animação do sotaque de orquestra e a beleza do bailado das índias e vaqueiros.

Um dos grupos no sotaque de orquestras mais famosos do São João maranhense, o Boi de Nina Rodrigues este ano traz 170 brincantes para suas apresentações e faz uma homenagem aos tambores do Maranhão, em uma alusão a manifestação do tambor de crioula, considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, título concedido pelo Iphan, desde 2007.

Celebrar as riquezas culturais do Maranhão é uma característica do Nina Rodrigues, no ano passado, a batida do reggae misturou-se a sonoridade característica das toadas do boi de orquestra e em 2017, exaltou todos os sotaques do bumba meu boi.

De acordo com o presidente da Federação do Comércio do Maranhão, essa é uma excelente oportunidade para aquelas pessoas que ainda não tiveram a chance de apreciar os festejos juninos deste ano. “Para quem trabalha no comércio, o dia a dia é sempre muito corrido. Por isso, o Sesc leva as apresentações culturais para suas unidades, para perto do comércio, e este ano estamos estendendo a programação também para o Centro Comercial Fecomércio, ou seja, uma oportunidade a mais para o público aproveitar e apreciar as brincadeiras juninas”, explica o empresário José Arteiro da Silva.

Programação

17h- Feira de Artesanato

18h- Kambada do Forró

19h- Cacuriá da Vila Goreth

20h- Boi de Nina Rodrigues

21h- Forró Pé de Serra

Serviço

O quê: Arraial Fecomércio

Quando: Hoje, a partir das 17h

Onde: Centro Comercial Fecomércio (Av. dos Holandeses)

Evento gratuito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.