Democracia

Deputados exaltam gesto político de Sarney e Dino

Reunião aconteceu em Brasília, na última quarta-feira, 26, e levou deputados governistas e de oposição a elogiar o ex-presidente e o governador

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Roberto Costa discursa sobre encontro
Roberto Costa discursa sobre encontro (ROBERTO COSTA)

Repercutiu ontem na Assembleia Legislativa o encontro ocorrido na quarta-feira, 26, entre José Sarney (MDB) e o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). O comunista foi recebido na residência do ex-presidente, em Brasília.
Em discurso na Assembleia, o deputado estadual Roberto Costa (MDB) foi o primeiro a tratar do tema. Ele ressaltou que a reunião foi um gesto de “grandeza” de ambos.
“O governador Flávio Dino demonstrou toda sua grandeza política e de compromisso com o Maranhão e com o Brasil”, declarou, ao destacar que os dois líderes decidiram dialogar num momento de crise no país.
“Este encontro é histórico não apenas para o Maranhão, mas para o Brasil, e uma demonstração de amadurecimento político que o país precisa para que a gente possa debelar todas essas crises que estão instaladas hoje”, completou.
Costa acrescentou, ainda, que vê um recado claro a partir desse encontro.
“O recado que saiu desse encontro é que as questões políticas que nós estamos travando aqui na Assembleia, dentro do Estado do Maranhão, não podem ser maiores do que o interesse da nossa população”, concluiu.
Em apartes, parlamentares de diversos prismas políticos endossaram as palavras do emedebista.
O presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), declarou que o diálogo dos dois líderes é maior que qualquer “questiúncula local”.
“Essa conversa extrapola as diferenças políticas locais quando um e outro, com a importância política que cada um tem, se dispõe a deixar as questões paroquiais de lado e discutir soluções para o país”, destacou.
O deputado Marco Aurélio, também do PCdoB, parabenizou “a grandeza dos dois líderes”. “[A reunião] não traz esse impacto, essa repercussão, só no Maranhão, mas em todo o Brasil. Foi muito pautado na imprensa nacional, com a leitura de superação de divergências em nome de algo maior, a democracia. São dois líderes para além dos cargos que exercem, que já exerceram, dois líderes. E nesse sentido de destacar a grandeza, de superar essas divergências, são adversários históricos aqui no Maranhão”, pontuou.
Membro do DEM, o deputado Neto Evangelista ponderou que, ao aceitar dialogar, tanto José Sarney, quanto Flávio Dino dão demonstrações que estão cientes da importância de ambos para a solução dos problemas não apenas do Brasil, como do Maranhão.
“Quem ganha são os maranhenses. Por quê? O ex-presidente Sarney tem a sua influência, até hoje, lá em Brasília. O governador Flávio Dino enfrenta a maior crise econômica e fiscal que o Estado já viveu nos últimos anos. Eles juntam forças para encontrar soluções para os problemas que o Maranhão vive hoje. Eu tenho certeza, absoluta, que tanto o governador Flávio Dino, quanto o ex-presidente José Sarney não irão se negar, em momento algum, a ajudar o povo do Maranhão e ajudar o Brasil”, disse.

Governador reconhece a importância de ex-presidentes

A deputada Thaiza Hortegal também repercutiu na Assembleia o encontro. Ela ressaltou que o governador do Maranhão reconheceu a grandiosidade dos ex-presidentes, suas experiências, e deixou de lado as divergências políticas do seu estado ao dialogar sobre o Brasil com o emedebista.
“O momento agora é outro, pensar no crescimento do Maranhão, pensar em soluções para o Brasil. Fico feliz e admirada com essa atitude do governador Flávio Dino, sendo referência para todos nós, deixando de lado a política pequena e atos medíocres, em que alguns seguem criticando, enquanto o momento requer algo maior, como a união, a imparcialidade, e lograr e sonhar com um Brasil e um Maranhão melhores. Parabenizo o governador Flávio Dino e deixo a minha admiração ao ex-presidente Sarney”, disse a deputada.
A deputada reforçou a necessidade dos parlamentares também buscarem mais a união em prol das melhorias para o Maranhão. “É esse exemplo de política que estamos precisando, e justamente o que nós pregamos, o novo modelo da política, focando na unidade, na maturidade, e sempre recorrendo ao outro”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.