FERIADO

Comércio terá horário diferenciado no sábado, Dia de São Pedro, em SL

Data é feriado municipal, e as lojas de rua e de shoppings funcionarão em horário diferenciado; encontro de bois e procissão marcam o dia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Lojas  da Rua Grande terão horário diferenciado neste sábado (29)
Lojas da Rua Grande terão horário diferenciado neste sábado (29) (RUA GRANDE SÃO LUÍS)

SÃO LUÍS - Amanhã (29) é dia de São Pedro e feriado municipal em São Luís, conforme decreto nº 48.731, de dezembro de 2016. Por causa da comemoração a um dos santos que compõe a tradição das festas juninas no Brasil, o comércio da capital funcionará em horário especial, por autorização da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-Ma).

A Fecomércio-MA e a CDL informam que no dia 29 de junho, Dia de São Pedro e feriado municipal em São Luís, os estabelecimentos comerciais da capital poderão funcionar em horários especiais, das 8h às 14h para as lojas de rua e das 14h às 20h para as unidades localizadas nos shopping centers.

Em função do feriado, o trabalho nesse dia é considerado extraordinário e deverá ser remunerado com 100% sobre o valor da hora normal, mais gratificação de R$ 50,00 aos trabalhadores que forem convocados para as atividades nesse dia.

Além disso, as empresas que optarem pelo funcionamento nesse feriado, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho, deverão recolher em favor do Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís o valor de R$ 5,00 por trabalhador.

A autorização para o funcionamento do comércio de São Luís no feriado municipal de São Pedro está baseada na Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre a Fecomércio-MA e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís.

As regras não se aplicam aos segmentos de supermercados e farmácias, consideradas atividades essenciais. São considerados como essenciais: assistência médica e hospitalar, policiamento, abastecimento de água, dentre outros serviços de atendimento de necessidades inadiáveis da população.

Encontro de bois, procissão e missa campal

O tradicional Encontro de Bumba meu boi movimentará o fim da noite desta sexta (28), madrugada e manhã deste sábado (29), quando grupos de todos os sotaques encontram-se na Capela de São Pedro para reverenciar o santo padroeiro dos pescadores, até o amanhecer.

Os bois revezam-se para receber as bênçãos e agradecer a festança. A mistura de ritmos dá o tom à festança, que começa com salva de fogos, reza do terço e visita dos batalhões à capela. O ritual, que ocorre todos os anos, reúne milhares de pessoas.

Procissão

A tradicional Procissão Marítima de São Pedro será realizada no sábado (29), por volta das 15h30, partindo da Rampa Campos Melo, onde está localizado o Cais da Praia Grande, e terá apoio de membros da Marinha em embarcações que devem estar de olho na segurança dos fiéis que seguirão, em outras embarcações, a imagem de São Pedro pelas águas da Baia de São Marcos.

Logo em seguida, será realizada a procissão terrestre, que será finalizada com uma missa campal no Largo de São Pedro.


SAIBA MAIS

São Pedro
Festejado em 29, São Pedro foi um homem de origem humilde, apóstolo de Cristo e fundador e primeiro Papa da Igreja Católica. Ele é considerado protetor dos pescadores e das viúvas. Segundo a tradição católica, depois de morrer, São Pedro foi nomeado chaveiro do céu, ou seja, para alguém entrar lá, o santo tem de abrir as portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Por isso dizemos às crianças que quando está aquele aguaceiro, com trovão e tudo, é porque São Pedro está lavando o céu e mudando os móveis de lugar.

Na capital, encerramento da festa do santo, também no sábado, várias atrações culturais se apresentam em frente a Capela de São Pedro e reúnem milhares, que viram a noite dançante na tradicional comemoração.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.