COLUNA

Agenda confirmada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

Depois de muita especulação, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), confirmou sua vinda ao Maranhão. Não será para evento partidário nem agropecuário como se pensado anteriormente. Bolsonaro vem inaugurar a obra de recuperação da Rua Grande, que ficará pronta em julho, mas a solenidade oficial de inauguração ocorrerá na primeira quinzena de agosto.
A confirmação veio de Brasília, após a equipe do presidente acertar a agenda com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que é o responsável pela obra em São Luís. Na comitiva de Bolsonaro, virá o ministro da Cidadania, Osmar Terra.
A vinda do presidente é aguardada com expectativa. Explica-se: a ideia é que Bolsonaro conheça as obras feitas pelo Iphan - que incluem o complexo Deodoro e a Rua Grande - e, com isso, o gestor mantenha “os cofres abertos” para mais serviços na capital maranhense.
O complexo Deodoro e a Rua Grande custaram aos cofres públicos R$ 38 milhões. Uma reforma que mudou o cenário das praças Deodoro e do Pantheon e também vem tornando a Rua Grande mais estruturada para comerciantes e consumidores.
Novos investimentos serão anunciados antes da vinda de Bolsonaro a São Luís. O superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, e a presidente nacional do instituto, Kátia Bogéa, vão anunciar as reformas das praças João Lisboa e Largo do Carmo - que incluirão o Abrigo da João Lisboa. Além dessas reformas, uma nova praça será construída: a Praça das Mercês, que ocupará o terreno onde ficava instalada a antiga fábrica da Oleama.

Participação
As obras do Iphan no centro de São Luís ocorreram em parceria com a Prefeitura de São Luís. Apesar de não ter a participação financeira, a gestão municipal organizou todo o espaço.
A Prefeitura conseguiu retirar os vendedores ambulantes e reorganizar o trânsito com deslocamento de paradas de ônibus, e foi a responsável por toda a iluminação pública.
Para os vendedores informais retirados, tanto da Deodoro quanto da Rua Grande, a administração municipal iniciará a construção do Centro de Comércio Informal.

Pai da criança
A vinda de Jair Bolsonaro para a entrega da obra da Rua Grande vai retirar do secretário de Cidades, Rubens Júnior, a possibilidade de ganhar dividendos políticos com a obra.
Isso porque, no programa “Nosso Centro”, que será comandado pelo comunista, a maior parte da verba e das obras anunciadas são, na verdade do Iphan.
Com o presidente da República vindo assumir o “pai da criança”, Rubens Júnior já perde o espaço que pretendia ganhar com a obra.

Inconstitucional?
O senador Weverton Rocha (PDT) vem comemorando a aprovação na CCJ do Senado de uma proposta sua sobre royalties da exploração da Base de Alcântara.
No entanto, há quem diga que a comemoração será momentânea porque a proposta é inconstitucional, já que somente é possível cobrar royalties de bens finitos, como petróleo ou minério.
Para a questão da Base de Alcântara, o correto é criar um fundo, o que já foi proposto pelo senador Roberto Rocha (PSDB).

Pressionados
Os deputados federais do Maranhão estão sendo pressionados para que se posicionem sobre a reforma da Previdência.
A pressão maior está sobre aliados do governador Flávio Dino, que pregam a necessidade de mudanças no sistema previdenciário. No entanto, não querem aprovação do texto em análise.
A questão da inclusão dos estados e municípios também é um ponto de questionamento aos parlamentares maranhenses.

Repercussão
O encontro do governador Flávio Dino (PCdoB) com o ex-presidente José Sarney (MDB) repercutiu na Assembleia Legislativa do Maranhão.
Tanto deputados da oposição quanto parlamentares governistas se revezaram para falar da importância do encontro.
Apenas o deputado Wellington do Curso (PSDB) preferiu fazer críticas ao governador por ter buscado diálogo com o ex-presidente.


Encontro
A direção do PSL do Maranhão vai realizar encontro estadual no próximo dia 12 de julho, em São Luís.
Na pauta, estão novas filiações, debate sobre a legislação eleitoral e ainda sobre o coeficiente eleitoral para 2020. O palestrante será o juiz federal Roberto Veloso.
O PSL maranhense tem traçado um planejamento para que a bancada do partido nas câmaras municipais aumentem. Além disso, a direção estadual segue com o objetivo de lançar candidatura própria à Prefeitura de São Luís.

DE OLHO

R$ 11 milhões é o valor que será gasto para a reforma da Praça João Lisboa e do Largo do Carmo, além da construção da Praça das Mercês, no terreno da antiga Oleama.

E MAIS

• O deputado federal Edilázio Júnior foi escolhido para comandar a direção estadual do PSD no Maranhão.

• Será do novo presidente estadual do PSD a função de organizar o partido para a disputa eleitoral do próximo ano.

• A superintendente da Funasa no Maranhão, Maura Jorge, anunciou em suas redes sociais que já pediu autorização aos órgãos devidos para que um ato pró-ministro Sérgio Moro seja realizado em São Luís no próximo dia 30.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.