Dança

Sonho na ponta dos pés

Pré-seletiva para Balé Bolshoi no Brasil atrai crianças para o Teatro Arthur Azevedo; resultado da audição deverá ser divulgado dentro de dois dias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Seletiva do Bolshoi no Brasil
Seletiva do Bolshoi no Brasil (Seletiva do Bolshoi no Brasil )

São Luís - O sonho da formação em dança por uma das mais importantes companhais de balé do mundo levou, ontem, mais de 200 crianças ao Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol). Elas participaram da pré-seletiva inédita promovida pelo Balé Bolshoi no Brasil em São Luís, coordenada por uma equipe formada por três avaliadores. O resultado da seletiva será divulgado em dois dias, no site da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (escolabolshoi.com.br/audicoes).

As crianças chegaram acompanhadas dos pais e foram divididas em duas turmas para a avaliação. Os candidatos pré-selecionados embarcarão para Joinville (SC) em outubro, onde acontecerá a grande final, nos dias 18, 19 e 20, reunindo candidatos de todo o Brasil e de países como Argentina, Paraguai e Uruguai. “Estou ansiosa, mas o que tiver de ser, será. Estou preparada para o que der o vier”, disse a candidata Kaellyn Pinheiro, de 14 anos.

O processo em Joinville ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira, a avaliação médico-fisioterápica, e a segunda, a parte artística, com avaliação musical comandada por pianistas. De acordo com a coordenadora Sylvana Albuquerque, são avaliações simples, coordenadas por professores de dança russos e brasileiros, que comporão uma banca para avaliar candidatos entre 9 e 11 anos, que não precisarão ter conhecimento em dança. “Já os candidatos de 12 a 18 anos precisarão ter esse conhecimento. Todos passarão por uma avaliação cognitiva e, ao final, cruzaremos esses dados para saber quem são os novos alunos bolsistas da Escola Bolshoi do Brasil em 2020”, disse.

Sylvana Albuquerque disse que os bolsistas terão uma formação técnica completa e seguirão os passos dos bailarinos já formados. “Eles terão um leque de possibilidade nessa área e poderão fazer o que muitos já fazem, inclusive ir morar em outros países. Só no Balé Bolshoi da Rússia, nós temos 17 contratados que saíram do Bolshoi Brasil e estão atuando no Brasil e em países como Estados Unidos e Polônia”, informou.

O diretor do Teatro Arthur Azevedo, Celso Brandão, disse que a procura foi grande e que isso entusiasmou a equipe do Bolshoi. “Principalmente pelo fato de que é um processo em que pressupõe uma mudança total de vida, haja vista que os aprovados terão de sair de sua cidade. Nossa intenção é conseguir com que os representantes do Balé Bolshoi no Brasil estejam aqui anualmente e que firme conosco outras parcerias”, disse.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil funciona desde 15 de março de 2000, na cidade catarinense de Joinville. É a única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia. Proporciona a formação de artistas da dança, ensinando a técnica de balé segundo a metodologia Vaganova, dança contemporânea e disciplinas complementares.

Com alunos vindos de diferentes estados brasileiros e do exterior, a instituição ressalta o seu compromisso social, ao conceder 100% de bolsas de estudo e benefícios para todos os alunos. A escola é uma instituição com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville e é mantida pelo Governo do Estado de Santa Catarina e pelos chamados “Amigos do Bolshoi”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.