Limpeza

São Luís sedia evento internacional de combate ao lixo marinho

"Conferência Internacional de Prevenção e Combate ao Lixo no Mar: do diagnóstico ao passo a passo para ações efetivas" ocorrerá nos dias 4 e 5 de julho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Cerca de 20 toneladas de resíduos são recolhidas diariamente nas areias das praias de São Luís
Cerca de 20 toneladas de resíduos são recolhidas diariamente nas areias das praias de São Luís (lixo na praia)

SÃO LUÍS - De acordo com dados da Prefeitura de São Luís, diariamente são recolhidas cerca de 20 toneladas de resíduos nas praias da capital oriundos do descarte irregular de lixo na orla e em outros pontos da cidade. Para debater esta questão e pensar práticas de combate ao descarte irregular com vistas a coibir a poluição marinha, São Luís recebe nos próximos dias 4 e 5 de julho a “Conferência Internacional de Prevenção e Combate ao Lixo no Mar: do diagnóstico ao passo a passo para ações efetivas”. As inscrições podem ser feitas on-line ao custo de R$ 100,00.

A Conferência Internacional é promovida pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em parceria com a Agência de Proteção Ambiental da Suécia (Sepa) e conta com o apoio da Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana. A programação inclui debates e palestras com especialistas em gestão de resíduos sólidos da Sepa, da International Solid Waste Association (ISWA, na sigla em inglês), do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Prefeitura de São Luís.

A Conferência acontece no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e tem como objetivo fortalecer políticas de conscientização ambiental, a redução na geração de resíduos e o implemento de práticas sustentáveis entre a população que tenham como consequência o manejo adequado dos resíduos sólidos, resultando na diminuição da quantidade de lixo que é descartado de forma irregular nas vias públicas da capital.

São Luís

Segundo Carolina Moraes Estrela, presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, é fundamental que São Luís se coloque neste cenário internacional de debates sobre a gestão profissional de resíduos sólidos. “Atualmente, em todo o mundo, a limpeza urbana é entendida não apenas como um serviço operacional, mas como o resultado de um conjunto de ações que inclui a educação ambiental, a modernização dos serviços prestados à população e a inserção de especialistas dentro do sistema. São Luís fica localizada em uma ilha, por isso, é necessário trazer esta Conferência para a cidade”, disse.

Para combater o descarte irregular na orla da cidade todos os dias a Prefeitura executa diversos serviços de limpeza urbana na orla. Os agentes de limpeza fazem a varrição, catação e remoção dos resíduos descartados na faixa de areia ou na área urbanizada da orla. Além dos agentes, são utilizadas ainda caçambas e retroescavadeiras para recolher o lixo descartado irregularmente nas praias de São Luís. Também são feitas ações de educação ambiental por meio da Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza para conscientizar a população sobre o descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.

Programação

A programação do evento terá início às 9h do dia 4 de julho, quando será feita a contextualização do tema da Conferência com a apresentação dos cenários internacional e nacional em relação ao lixo no mar. Haverá ainda palestra magna feita pelo presidente da ISWA, Antonis Mavropoulos. O panorama da Suécia em relação ao problema será apresentado pelo representante da Sepa, Asa Bergerus-Rensvik. Já o panorama brasileiro da poluição marinha será apresentado por um representante do MMA. O evento terá ainda um momento para perguntas do público para especialistas e todas as palestras contarão com tradução simultânea.

No período da tarde serão iniciados os debates do passo a passo de aprimoramento da gestão de resíduos sólidos com a apresentação dos Sistema de Limpeza Urbana de São Luís, da Suécia e da cidade de Santos, no litoral paulista, que se tornou a primeira cidade na América Latina a fazer uma parceria com a Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA, na sigla em inglês) e criar um programa de combate ao lixo marinho. A assinatura do acordo entre Santos e a ISWA ocorreu em 2018.

Os debates deste passo a passo serão encerrados na manhã da sexta-feira, dia 5, e fechando a Conferência será feito o lançamento do hotsite do projeto de Combate ao Lixo no Mar-ABRELPE-SEPA.

SERVIÇO

O quê: Conferência Internacional de Prevenção e Combate ao Lixo no Mar: do diagnóstico ao passo a passo para ações efetivas

Quando: Quinta (4) e sexta-feira (5)

Onde: Auditório da Fiema (av. Jerônimo de Albuquerque, Retorno da Cohama)

Inscrições: Podem ser feitas on-line ao custo de R$ 100,00

Link para inscrições: https://forms.gle/sfgCkwvzGBY5zyNU7

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.