São João

São João para patrícios

III Encontro das Comunidades Portuguesas do Norte prossegue hoje, às 18h, com o "São João das Mercês", arraial arraial montado no Convento das Mercês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Boi de Axixá
Boi de Axixá (Boi de Axixá )

São Luís - A terceira edição do Encontro das Comunidades Portuguesas do Norte, que acontece em São Luís, será encerrado oficialmente hoje, às 18h, com apresentações culturais no “São João das Mercês”, arraial montado no Convento das Mercês (Praia Grande). Os participantes assistirão a apresentações de grupos de bumba meu boi, quadrilha e tambor de crioula. Entre os grupos de bumba meu boi, dançará o Boi de Axixá, Banda do Bom Menino, Tambor de Crioula Arte Nossa, Dança Portuguesa Império de Lisboa, Boi de Maracanã e Boi de Pindaré.

No Convento, os visitantes conhecerão o Museu da Fundação da Memória Republicana Brasileira e serão brindados com uma exposição de trajes típicos dos grupos de danças portuguesas do Maranhão, no Salão “Casa de Portugal”, espaço cedido pelo Estado do Maranhão mediante Termo de Cooperação assinado com o Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão.

Amanhã, as delegações que participam do evento conhecerão o prédio que reúne as sedes do Consulado Honorário de Portugal, da Secular Sociedade Humanitária 1º de Dezembro e do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão, momento em que serão prestadas homenagens a autoridades e assinada a “Carta de São Luís”.

Em seguida, os participantes visitarão o Teatro Artur Azevedo (Rua do Sol), segundo teatro mais antigo do Brasil, e o Hospital Português (Rua do Passeio), fundado pela Secular Sociedade Humanitária 1º de Dezembro. O almoço de encerramento será na sede histórica do Grêmio Lítero Recreativo Português. Os dias 29 e 30 serão dedicados a um passeio pelos Lençois Maranhenses, refúgio de areia e águas cristalinas.

Participam as delegações do Acre, Amazonas, Roraima e Pará, Amapá, além da vice-cônsul de Portugal no Pará, Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro, e o cônsul honorário de Portugal em Manaus, Humberto de Matos.


Serviço

O quê

Encontro das Comunidades Portuguesas do Norte

Quando

Hoje, às 18h

Onde

Convento das Mercês (Praia Grande)

Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.