CONSULTA PRÉVIA

Eleições para reitor e vice movimentaram os campi da UFMA

Mais de 30 seções foram instaladas na UFMA de São Luís e nos campi do interior do estado; centros e demais prédios integrados à instituição tiveram grande movimentação de votantes

IGOR LINHARES

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

SÃO LUÍS - A votação à lista tríplice de candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) aconteceu ontem (26) e, apesar de o voto ser facultativo, movimentou a Cidade Universitária Dom Delgado, em São Luís, assim como prédios externos à instituição também na capital, como a Faculdade de Medicina, localizada no antigo prédio do ILA, na Praça Gonçalves Dias, no Centro, entre outros. Além destes, os campi de Chapadinha, Pinheiro, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Codó, Grajaú e São Bernardo também abrigaram seções eleitorais. Cerca de 30 mil estavam aptos a votar nesta consulta prévia.

A votação transcorreu de forma tranquila em todas as 33 seções distribuídas em São Luís e no interior do estado. Os apoiadores se manifestaram de forma silenciosa; alguns vestiram a camisa e coloriram a instituição em favor a seus candidatos. De acordo com a presidente da Comissão Coordenadora da Consulta Prévia à Comunidade Universitária, Elisa Lago, um esquema de segurança integrado por equipes de fiscais articuladas pelos candidatos acompanharam todo o processo da votação para garantir a lisura do pleito.

Alunos, técnicos e professores da UFMA na capital maranhense e nos demais campi do continente foram às seções montadas para consulta prévia ontem, entre 8h e 21h30, para decidir os candidatos que comporão a lista tríplice de reitor e vice-reitor da universidade. Após resultados da contagem de cédulas, ficará sob a responsabilidade do presidente da República, Jair Bolsonaro, decidir pela dupla que conduzirá os caminhos da instituição durante o quadriênio 2019-2023. Geralmente, aquele que ocupa a primeira posição da lista, tanto para reitor quanto para vice, é o apontado pelo Gover­no Federal para assumir o cargo.

No total, 11 concorrentes registraram candidatura. Destes, quatro à reitoria e sete à vice-reitoria da universidade. Um dos mais bem cotados para o cargo de reitor, que já ocupou a função por outros dois man­datos e movimentou as instalações do prédio da Faculdade de Medicina por volta das 9h de ontem, durante o depósito de seu voto, é o professor Natalino Salgado. Em entrevista, o médico nefrologista e docente titular da UFMA comentou acerca de suas propostas para a instituição diante das dificuldades por quais a educação superior pública vem passando. Os candidatos Ridvan Nunes e João de Deus Mendes também conversaram com O Estado.

“Eu estou muito entusiasmado, porque nós levamos para o debate uma discussão profícua, trabalhan­do eixos, projetos para voltar a desenvolver a nossa universidade, sobretudo modernizar a sua gestão, melhorar os processos, gerar mais transparência, diminuir o custo da máquina com mais eficiência para que a gente possa ter recursos para atender as demandas acadêmicas”, declarou Salgado. “O nosso embate foi duramente de propostas, pois tem faltado gestão na universidade”.

O candidato à reitoria Ridvan Nunes classificou a participação no processo como positiva e disse estar confiante quanto o resultado. “Fizemos uma campanha de padrão universidade e não misturamos a política comum. Nossas propostas tiveram boa aceitação na comunidade acadêmica, em função de termos proposto uma descentralização total da universidade, em que as ações e os recursos cheguem onde a universidade acontece, que é a sala de aula, o ambiente de pesquisa. Essa nossa proposta é o anseio da comunidade e de quem labuta no ambiente acadêmico”, apos­tou.

Já o candidato João de Deus Mendes, apoiado pela atual reitora Nair Portela, disse que sua candidatura se deu em um momento propício em virtude do cenário vivido pela universidade. “Sou professor da universidade há 22 anos e, nos últimos 11 anos, ocupei vários cargos de gestão. Fui pró-reitor de assistência estudantil e, atualmente sou pró-reitor de planejamento. Assim, entendemos ser um momento propício por estarmos preparados para os desafios. O que nos motiva é o sentimento de pertencimento por termos estudado nessa universidade, além de sabermos o poder de transformação da instituição e queremos, assim, levar a UFMA para transformar a vida de mais pessoas. Por isso, estamos prontos para esse desafio”.

Após a consulta prévia
O resultado final da consulta será informado de imediato e divulgado no site da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em seguida, o processo com toda a documentação será encaminhado à reitora. Cumpridas tais formalidades, a Comissão Coordenadora da Consulta Prévia à Comunidade Universitária estará, automaticamente, extinta.

Posteriormente, a presidente do Conselho Universitário (Consun), Nair Portela, designará data para reunião do Colegiado Especial Eleitoral, para elaboração de lista tríplice que será encaminhada, na forma da lei, ao Ministro da Educação (MEC), com vistas aos procedimentos de aprovação, nomeação e posse. O Consun é órgão máximo deliberativo e normativo, competindo-lhe decidir so­bre as questões atinentes à política de ensino, pesquisa e extensão e às diretrizes administrativas em geral, bem como acompanhar a execução e avaliar os resultados das ações postas em prática.

O órgão é composto por, além da reitora como presidente, vice-reitor, ex-reitor, todos os pró-reitores, superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), diretor do Núcleo Integrado de Bibliotecas, prefeito de campus, diretores de centros, diretores de campus, representantes dos chefes de departamento e de coordenadores de curso de graduação e pós-graduação, representantes de entidades representativas de classe (docente, técnico-administrativo e discente), representante da Academia Maranhense de Letras e representante da Associação Comercial.

Todo esse procedimento tem um prazo de 60 dias antes do término do mandato da atual reitora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.