Literatura

Retalhos de uma vida em livro

Obra póstuma de José Maria Ramos Martins, reitor da Universidade Federal do Maranhão entre 1975 e 1979, "Retalhos de uma vida: páginas de memórias e últimos textos esparsos" será lançada amanhã, às 18h, na Livraria e Espaço Amei do São Luís Shopping

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Capa do livro
Capa do livro (Capa do livro )

São Luís - “Retalhos de uma vida: páginas de memórias e últimos textos esparsos” é o título do livro póstumo de José Maria Ramos Martins que, entre os anos de 1975 e 1979, foi reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A obra será lançada amanhã, às 18h, durante coquetel para convidados na Livraria e Espaço Amei do São Luís Shopping (Jaracati). Publicado pela Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA) com apoio da Fundação Sousândrade, o livro tem 308 páginas e é apresentado pelo professor e psicanalista Augustinho Ramalho Marques Neto. O prefácio é assinado pela escritora Ana Luiza Almeida Ferro, membro da Academia Maranhense de Letras.

“Retalhos de uma vida: páginas de memórias e últimos textos esparsos” reúne textos escritos por José Maria Ramos Martins que narram as suas histórias e experiências de vida. São episódios marcantes relacionados à infância em Timon (MA), à época de estudante em Salvador, ao período de trabalho no Piauí, passagens por São Luís (até a definitiva fixação de sua residência), a experiência como aluno, professor e advogado, entre outros retalhos.

Ana Luiza Almeida Ferro, no prefácio, escreve: “Os retalhos têm a característica de ser fragmentos, partes extraídas, cortadas de algo, especialmente de um tecido. Comumente adquirem o sentido de sobras do tecido de costura ou de peça nas lojas em questão. Pois bem, o tecelão desta colcha de retalhos à disposição do leitor entrelaça, com habilidade, os fios de sua vida, combinando pedaços de diferentes cores, tamanhos e desenhos, alguns mais lustrosos, outros mais desbotados, sem jamais renunciar à harmonia do tecido”.

O professor Augustinho Ramalho Marques Neto, na apresentação, destaca fragmentos das reminiscências do autor, de suas (auto)confidências sentimentais e amorosas, que ele escreve em linguagem coloquial. “Dentre suas reminiscências amorosas, comoveu-me particularmente logo a primeira que ele narra: a paixão infantojuvenil pela prima Elsa, um ano mais nova, da qual ele se apega enamorado desde as mais remotas recordações, por volta dos cinco anos de idade”, escreve.

José Maria Ramos Martins exerceu várias funções e entre elas, foi membro efetivo da Academia Maranhense de Letras e da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, secretário da OAB/MA, diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, coordenador e professor do Curso de Mestrado em Direito do então Centro de Ensino Unificado do Maranhão (Ceuma), presidente da Escola Superior da Advocacia do Maranhão.

Serviço

O quê

Lançamento do livro póstumo “Retalhos de uma vida”

Quando

Amanhã, às 18h

Onde

Livraria Amei do São Luís Shopping (Jaracati)

Preço do livro: R$ 60,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.