COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
O EMPRESÁRIO, ex-prefeito de Caxias e ex-deputado federal Paulo Marinho, com o embaixador da Tailândia no Brasil, Surasak Suparak
O EMPRESÁRIO, ex-prefeito de Caxias e ex-deputado federal Paulo Marinho, com o embaixador da Tailândia no Brasil, Surasak Suparak

Encontro de velhos amigos
O embaixador da Tailândia no Brasil, Surasak Suparak homenageou com um jantar na residência da embaixada em Brasília o empresário Paulo Marinho.Paulo e Suparak foram colegas de escola na Universidade de Sophia, no Japão,onde fizeram pós-graduação com bolsas de estudos concedidos pela JAL, dogoverno japonês.
No jantar, além das boas recordações dos tempos de estudosna Terra do Sol Nascente foram tratadas possibilidades de parcerias entre a Tailândia e o Maranhão.
O encontro terminou com um convite feito por Paulo ao embaixadorSuparak e todo o seu staff para que visitem o Maranhão e conheçam seuspotenciais.

Eleição na UFMA
O professor Natalino Salgado, candidato a reitor na consulta prévia para elaboração da lista tríplice que será realizada hoje junto à comunidade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), vota às 9h, na Faculdade de Medicina, no antigo prédio do ILA, na praça Gonçalves Dias.
Médico nefrologista, professor da Faculdade de Medicina, Natalino Salgado concorre pela terceira vez ao cargo.
Nas duas eleições anteriores foi escolhido para dirigir a instituição federal de ensino superior no Maranhão, permanecendo no cargo entre 2007 e 2015.
Nesse período, a UFMA experimentou transformações em seu projeto pedagógico, ampliando o número de cursos para 82 graduações, saltando de 12 mestrados para 35 e de um programa de doutorado para 9. Foi também durante o mandato de Natalino que a UFMA se expandiu para o continente, inaugurando campus em Balsas, Pinheiro, Grajaú, Bacabal e São Bernardo. Hoje são oito campi no interior do estado, além do campus da Cidade Universitária Dom Delgado, em São Luís.

Comunidade luso
A comunidade portuguesa da região Norte do Brasil estará reunida, no fim deste mês, para o III Encontro das Comunidades Portuguesas do Norte, que deve assinalar diversas atividades importantes a serem promovidas pelo Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão.
O encontro reunirá todas as lideranças dos estados da região Norte, entre hoje e 28 de junho, aqui em São Luís.

Comunidade luso 2
Hoje à noite, os trabalhos começam com a chegada das delegações do Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, além da vice-cônsul de Portugal no Estado do Pará, Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro, e do cônsul honorário de Portugal em Manaus, Antonio Humberto de Matos.
Amanhã, todos participarão de um city tour pela cidade Patrimônio da Humanidade, com parada na icônica Rua Portugal e almoço de confraternização no Restaurante do Senac, no
coração do Centro Histórico.

Seleção para o Bolshoi
É hoje a pré-seleção da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. As inscrições para participar foram encerradas no último domingo e a expectativa é que mais de 200 crianças e adolescentes participem do teste, a ser realizado na Sala de Dança Antônio Gaspar, no Teatro Arthur Azevedo.
Fundada em 2000, em Joinville, a Bolshoi Brasil é a única filial no país do Teatro Bolshoi da Rússia. Com metodologia Vaganova, a escola proporciona ensino totalmente gratuito aos alunos/bailarinos.
No entanto, para o ingresso na instituição, há seletivas por todo o Brasil. E as atividades
educacionais são certificadas pelo Ministério da Educação.

Praça Luiz Muniz
Bonita e justa homenagem foi prestada por vereadores da Câmara Municipal de Santa Inês, na última sexta-feira, em celebração aos 100 anos de Luiz Muniz da Silva, patriarca da família Muniz, ex-político, empresário e um dos fundadores daquele município. A sessão atendeu a um requerimento do vereador Orlando Mendes, sobrinho de Luiz Muniz, e contou com a presença de dezenas de familiares. Após a sessão solene, foi descerrada placa inaugural da Praça Luiz Muniz, revitalizada via projeto “Adote uma Praça”, e inaugurado o busto do homenageado.

TRIVIAL VARIADO
Saiu ontem a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo. O francês Mirazur foi eleito o melhor restaurante do mundo pelo ranking do 50 Best. A casa do chef argentino Mauro Colagreco, localizada na cidade de Menton, aos pés de um rochedo na Costa Azul do litoral francês, apresenta criações com ingredientes que remetem ao mar e às montanhas.

Do Brasil, apenas a Casa do Porco, de São Paulo, que não é um dos meus preferidos e estreou na lista este ano na 39ª posição. Em 2018, a casa do chef Jefferson Rueda havia entrado na outra metade da seleção, na 79ª posição.

De Portugal, na 42ª posição, aquele que eu considero um dos 10 melhores restaurantes do mundo – o Belcanto, do Chef José Avillez, que conheço desde os tempos em que estagiou com Alex Atalla no El Bulli, de Ferran Adriá, que funcionou e brilhou como o melhor do mundo na Costa Brava, na Espanha.

Em tempo: o Tickets, de Barcelona, que tem Ferran Adriá como sócio e que conheci no último verão em que circulei na Espanha, ficou em 20° lugar. Outros que adoro em Paris, como o Arpège e o Alain Ducasse do Plaza Athenée, em Paris, também estão na lista.

Em tempo: Le Bernardin, de Nova York, onde já comemorei meu aniversário com a presença do presidente José Sarney, ficou com o 36° lugar. Registro que também já comemorei meu aniversário no Belcanto, no Alain Ducasse e no El Bulli. A vida me sorriu com momentos mágicos.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) começou a falar grosso. Classificou como “graves”, se comprovadas, as mensagens trocadas entre o ministro Sergio Moro, quando juiz federal, e o procurador Deltan Dallangnol, chefe da força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba.

Disse Alcolumbre: “Se fosse deputado ou senador, estava no Conselho de Ética, cassado ou preso”, segundo o site Poder360, que promoveu um jantar com o presidente do Senado e convidados.

Alvo de estudos no Ministério da Economia, a liberação de saques – até em contas ativas – do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é avaliada com cautela por economistas e especialistas em gestão e finanças públicas.

Tem mais: para professores e consultores ouvidos, em tese, não há riscos à sustentabilidade do FGTS, mas a medida é considerada insuficiente para reverter a crise econômica e é vista com preocupação pelo setor da construção civil, que depende desses recursos para financiar obras.

Na noite de segunda-feira o candidato a reitor da UFMA Natalino Salgado foi visto jantando e fazendo um balanço da campanha para a eleição de hoje, com alguns dos seus principais assessores de campanha. Percebia-se entusiasmo entre eles.

DE RELANCE

Balcão do Cidadão
Os Correios lançam, amanhã, o Balcão do Cidadão, iniciativa que prevê a disponibilização de serviços públicos com qualidade, comodidade e conveniência nas agências. Instituições como ministérios, tribunais e prefeituras, por meio do Balcão do Cidadão, poderão ampliar o acesso da população a serviços como emissão de CPF, prova de vida, 2ª via de documentos, com a oportunidade de utilizar a infraestrutura e a capilaridade da estatal. O evento vem sendo promovido, ao longo do mês de junho, em quase todas as capitais do Brasil. Pela iniciativa, cada agência dos Correios terá um ponto de apoio para prestar serviços públicos aos cidadãos.

Fórum e Encontro
O VIII Fórum de Extensão da Universidade Federal do Maranhão acontecerá entre os dias 17 e 21 de setembro, no Centro Pedagógico Paulo Freire. Paralelamente, acontecerá o 46º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitoras e Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, organizado conjuntamente pela UFMA, Uema e Instituto Federal do Maranhão. Os eventos buscam reunir e apresentar as experiências das ações de extensão realizadas por docentes, discentes e técnicos, junto a cada instituição, bem como as ações de outras instituições brasileiras. Estima-se a participação de aproximadamente mil pessoas no Encontro.

Certificado de competências
Abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos residentes do exterior (Encceja). O exame é aplicado para brasileiros que vivem no exterior e que não concluíram os estudos na idade adequada. Os candidatos que estiverem em busca do certificado do ensino fundamental devem ter no mínimo 15 anos de idade. Já aqueles que quiserem o certificado do ensino médio, a idade mínima é 18 anos. As provas serão aplicadas no dia 15 de setembro em 12 países.

Sotaques do bumba meu boi
Patrimônio Cultural do Brasil, o Bumba-Meu-Boi representa uma das maiores expressões da cultura popular maranhense. Desde o século 18, a festa é comemorada no Maranhão. Hoje, mais de 300 grupos de Bumba-meu-Boi, distribuídos em cinco sotaques diferentes, celebram com danças, ritmos, personagens e coreografias contagiantes em volta da ressurreição de um boi. Os festejos que embalam as festas juninas remetem à tradições indígenas, africanas e europeias. O Poder Judiciário do Maranhão apoia e incentiva a Cultura como Direito garantido pela Constituição Federal.

Sotaques do bumba meu boi 2
“O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.” (Art. 215 da CF). Pensando nisso, o TJMA está trazendo um pouco mais sobre os sotaques do bumba-meu-boi em postagens nas redes sociais e também com programas especiais na Rádio Web Justiça do Maranhão. Nas redes sociais – Instagram, Facebook e Twitter –, basta acompanhar pela hashtag #sotaquesdobumbameuboi.

As Fofinhas
Uma tradição que se mantém cada vez mais viva durantes os festejos juninos de São Luís é o baile As Fofinhas no São João, uma realização em benefício das obras assistências do Educandário Santo Antonio, dirigido por Fátima Sabóia. O evento deste ano é patrocinado pelo Centro Elétrico através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura e será realizado nesta quinta-feira, dia 27, na sede social da AABB, a partir das 18h, com atrações que vão do Forró Pé de Serra aos Bois de Morros e Brilho da Ilha, entre outras. E ainda terá um excelente jantar de comidas típicas.

São João do Pitágoras
A Faculdade Pitágoras de São Luís marca presença nos festejos juninos deste ano com a realização do seu II São João Beneficente na noite de hoje. Nesta edição, o ingresso será trocado por um quilo de alimento não perecível. Os mantimentos arrecadados serão doados para a instituição Antônio Bruno, que atende pacientes com câncer, vindos do interior do estado para São Luís, para fazer tratamento em unidades de saúde especializadas. Aberto à comunidade, o evento terá comidas e bebidas típicas, gincanas e passatempos em 11 barracas distribuídas pelo estacionamento da unidade e comandadas pelos estudantes.

Para escrever na pedra:
“Quanto mais uma sociedade se desviar da verdade, mais odiará aqueles que a dizem”. De George Orwell (1903-1950), pseudônimo do escritor Eric Arthur Blair, que nasceu há 116 anos. Autor de livros icônicos como A Revolução dos Bichos e 1984.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.