CLA/Alcântara

Obstruções ao relatório do AST permanecerão na Câmara dos Deputados

Relator diz que precisa haver consenso para que o parecer sobre o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas seja votado; oposição fez obstrução na noite da última terça-feira, 25, para evitar votação

Thiago Bastos/ Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Relator do acordo, deputado Hildo Rocha, diz que é necessário consenso para que parecer seja votado
Relator do acordo, deputado Hildo Rocha, diz que é necessário consenso para que parecer seja votado (Hildo Rocha)

As obstruções à leitura e análise do relatório do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) da base de Alcântara deverão permanecer na Câmara dos Deputados. A apresentação do texto estava prevista para terça-feira, 25, na Comissão de Relações Exteriores, no entanto, deputados que compõem a base de oposição ao governo Bolsonaro impediram o procedimento.

Como o presidente do grupo de trabalho, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) viajou para acompanhar a reunião do G20 no Japão, o assunto somente voltará a pauta na semana que vem. "Dependemos, neste momento, de um consenso que ainda não existe", disse a O Estado o deputado federal Hildo Rocha (MDB).

O emedebista foi o responsável pela relatoria do acordo na Casa. Para que o Acordo seja aprovado, é necessário o aval do Congresso. A obstrução é justificada pois, de acordo com deputados, a parceria é prejudicial às comunidades alcantarenses.
A aprovação do AST é considerada prioridade para o Governo Federal. Recentemente, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, esteve no Maranhão para tratar do assunto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.