COLUNA

Euforia prejudicial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

O governo estadual anunciou investimentos de R$ 140 milhões para a revitalização do centro de São Luís. O projeto “Nosso Centro”, sem qualquer constrangimento, foi tratado abertamente pelos aliados do Palácio dos Leões como um “pontapé” para que o secretário estadual de Cidades, Rubens Júnior (PCdoB), construa seu nome para ser candidato à Prefeitura da capital em 2020.
A euforia dos governistas poderia até causar problemas para o secretário se o Ministério Público Eleitoral voltar os olhos para esta proposta e acompanhar de perto como o dinheiro e o projeto em si poderão ser usados pelo comunista.
As declarações dos governistas podem trazer outro problema, mas desta vez para o próprio governo, já que há reclamação de falta de pagamento a fornecedores, precatórios em atraso e servidores públicos, a exemplo dos policiais civis, reclamando de engessamento salarial há mais de quatro anos.
Se forem citadas ainda as questões que envolvem a previdência no estado, fica evidenciado que a gestão estadual não tem condições de “investir” em qualquer nome para alavancar uma possível candidatura para o próximo ano.
Que as declarações e opiniões dos aliados do Palácio dos Leões não sejam o motivo real para os investimentos no Centro de São Luís. Que seja pela valorização da região central. E que os eleitores fiquem atentos às intenções dos gestores e suas ações.

Manifestação
Sobre a movimentação dos policiais civis, o único deputado que foi à tribuna da Assembleia Legislativa para defender a categoria foi Adriano Sarney (PV).
Ele levou à Casa os problemas enfrentados atualmente pelos policiais como falta de reajuste salarial e sucateamento das condições de trabalho.
“A Polícia Civil passa por um momento muito delicado, em que precisa ter um diálogo com o Governo do Estado. Existe uma ameaça de greve que será muito prejudicial à segurança pública do Estado do Maranhão”, disse o deputado.

Não foi votado
Acabou não sendo votado o relatório do deputado federal Hildo Rocha (MDB) sobre o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas feito entre o Brasil e os EUA para exploração comercial da Base de Alcântara.
A oposição que compõe a comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional manobrou e acabou por impedir a votação do relatório.
Hildo Rocha apresentará novamente seu parecer na próxima semana, já que o presidente da comissão, Eduardo Bolsonaro (PSL), viajará em missão oficial.

Definição
E a comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados se reúne hoje e deverá definir a data em que os deputados federais, TCU e CGU farão vistoria no Porto do Itaqui.
A previsão é de que a comissão venha a São Luís no próximo dia 4 de julho, mas esta data somente será confirmada de acordo com a agenda dos parlamentares.
A vistoria no Porto do Itaqui foi um pedido do deputado Edilázio Júnior (PSD) diante da investigação da Antaq sobre irregularidades cometidas pela Emap, que administra o Porto.

Acordo
Depois de muita conversa, os deputados estaduais conseguiram “autorização” para convidar o presidente da Caema, Carlos Rogério, para explicar a falta de água por dias em São Luís.
O gestor vai às Comissões de Saúde, de Obras e Serviços Públicos e Assuntos Municipais conversar com os parlamentares e estes não deverão fazer grandes cobranças a Carlos Rogério como ocorreu no caso das informações sobre a Previdência.
Para fazer cobranças mesmo, somente o deputado Adriano Sarney, que participa de duas das três comissões. Ele é o único nome da oposição nas três comissões.

Repercussão
Ao apresentar requerimento para convocação o ministro Sérgio Moro, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) acabou recebendo destaque em sites nacionais.
No entanto, nem tudo foram flores.
O site O Antogonista, por exemplo, classificou as opiniões de Jerry na justificativa para convocação do ex-juiz como “nauseantes”.

Recurso
O vereador Pavão Filho (PDT), líder do prefeito Edivaldo Júnior na Câmara Municipal de São Luís, apresentou ontem o recurso impetrado pela Procuradoria Geral do Município contra decisão do ministro Ricardo Lewandowski sobre o tempo de gratuidade em estacionamentos privados.
O pedetista disse que a PGM pede que o Supremo se posicione a respeito da legitimidade dos municípios legislarem em casos como filas de banco e também estacionamentos privados.
A manifestação de Pavão Filho se dá por ser ele o autor da proposta que se transformou em lei e que garantia gratuidade de até 30 minutos em estacionamentos de shopping e hospitais.

DE OLHO

1 lote do Parque dos Lençóis deverá entrar em processo de licitação. A informação foi dada aos deputados federais do Maranhão.

E MAIS

• O clima na Câmara Municipal de São Luís é de quase recesso. No entanto, os vereadores da oposição se dizem atentos à possibilidade de votação de matérias importante um dia antes do recesso.

• Já na Assembleia Legislativa, os deputados parecem estar somente cumprindo o mínimo de seu papel durante as sessões. Nada de importante vem sendo debatido.

• Depois do recesso do meio do ano, as movimentações pela Prefeitura de São Luís serão intensificadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.