Cooperação

Avião russo está na Venezuela para manutenção de equipamentos militares

Aeronave pousou na segunda,24, em Caracas; Venezuela é cliente da indústria bélica russa desde a época de Chávez

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
O avião com a bandeira russa no Aeroporto Internacional Simón Bolívar
O avião com a bandeira russa no Aeroporto Internacional Simón Bolívar (Reuters)

MOSCOU — Um avião da Força Aérea da Rússia que aterrissou naVenezuela está no país sul-americano para trabalhos de manutenção em equipamento militar russo em solo venezuelano, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, nesta terça-feira, segundo informou a agência de notícias Interfax.

O avião pousou na segunda-feira no aeroporto internacional de Caracas, três meses depois de a chegada de aviões militares russos terem exacerbado as tensões entre Estados Unidos e Rússia.

"De todos os pontos de vista, essa cooperação é transparente", disse Ryabkov, segundo a Interfax. "Não tem nenhum elemento de desestabilização da região ou qualquer outra situação".

Em março, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cobrou que a Rússia retirasse todas as tropas da Venezuela, enquanto o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que os aviões que aterrissaram na época carregavam apenas especialistas em visitas periódicas previstas nos contratos de venda de armas entre os dois países.

A Venezuela é cliente da indústria de armas russa desde o governo de Hugo Chávez (1999-2013), para quem os Estados Unidos não vendiam armas. Os gastos militares venezuelanos aumentaram substancialmente com o aumento dos preços do petróleo ocorrido na primeira década dos anos 2000.

De acordo com o Instituto Internacional de Pesquisas da Paz de Estocolmo, que monitora o comércio de armamentos, as principais compras foram feitas na Rússia e secundariamente na China e na Espanha, o que inclui aviões e sistemas de defesa antimísseis, entre os anos de 2006 e 2013.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.