COLUNA

Menos festança

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

São Luís vem sendo palco das festas juninas há cerca de cinco dias. As manifestações culturais estão reunindo milhares de pessoas em pelo quatro menos arraiais maiores espalhados pela capital maranhense. Bem antes dos terreiros surgirem, a cidade foi enfeitada com bandeirolas que, juntas, formam imagens das personagens principais do folclore maranhense. Algo inovador na temporada junina da Ilha.
Tudo parece perfeito para o período mais conhecido no estado, não fosse o tempo reduzido para as festividades e as reclamações de grupos tradicionais, que se sentiram colocados à margem, para que atrações com maior apelo comercial e atrações nacionais ganhassem força.
Tambor de crioula, bumba meu boi de sotaques como costa de mão, Baixada ou zabumba (o mais antigo) estão com apresentações mais reduzidas a cada ano. Pelo menos, essa é a visão de organizadores dessas manifestações.
Desde 2015 as festas do mês de junho vêm sofrendo diminuição em São Luís. Há mais de quatro anos, Santo Antônio, o casamenteiro, não tem espaço para ser festejado na capital. As comemorações juninas estão começando após a metade do mês. Antes, duravam cerca de 30 dias, e um dos principais locais era o bairro Madre Deus, considerado na capital um berço cultural.
Diante do quadro, observadores mais atentos da cultura popular criticam a forma como certas tradições andam sendo postas de lado nos últimos anos.
Seria a crise financeira o único motivo para a redução das festas juninas? Ou seria falta de traquejo em lidar com as manifestações culturais do estado?

Espaços
E dentro deste cenário com tempo menor para as festas juninas, a iniciativa privada acabou ganhando espaços com arraiais particulares que deram a opção de lazer e segurança desde o início do mês.
Um exemplo são as festanças em ambiente fechado (indoor), ou “arraiais” montados dentro de shoppings. O Grupo Mirante emplacou três desses espaços, com sucesso absoluto.
A Mirante FM agitou o público no Rio Anil Shopping, no início do mês; o portal Imirante.com esquentou a temporada no Shopping da Ilha e o jornal O Estado firmou parceria com o São Luís Shopping para organizar o São João do São Luís Shopping, que encerra sua temporada neste fim de semana.

Suspense
O juiz federal, Roberto Veloso, cotado para ser lançado como candidato à Prefeitura da capital maranhense pelo PSL, voltou a deixar a possibilidade no ar em entrevista na manhã de ontem, concedida no programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM.
“Eu não descarto. Porém, é uma decisão que preciso tomar, que é a saída da magistratura”, disse.
O magistrado também frisou que a decisão sobre ser candidato ou não depende da família.

Encontros
O que o juiz não falou na entrevista é que vem se encontrando com membros de partidos políticos para discutir uma possível filiação e a garantia de espaços para que ele venha disputar a Prefeitura da capital.
Veloso já conversou com o PSL, MDB e até o Novo, do empresário João Amoêdo. O encontro entre o magistrado e o empresário ocorreu em São Luís, no início deste mês.
Então, além da família, o juiz tem buscado espaços políticos que contribuam para que ele viabilize uma eventual candidatura sua.

Baixa presença
Ontem, na Câmara de São Luís, mais uma vez não houve deliberação de temas importantes, como o Plano Diretor.
Devido ao baixo número de vereadores presentes, não foi apreciada a ordem do dia. Apenas o vereador Francisco Chaguinhas (PP) manifestou-se no grande expediente.
Ele demonstrou preocupação com, segundo ele, a falta de divulgação da programação junina ludovicense na mídia nacional.

Marcado
O deputado federal Aluisio Mendes (Pode) confirmou que a oitiva com os delegados Tiago Bardal e Ney Anderson na Câmara está marcada para o dia 2 de julho, para falarem das denúncias de grampo a magistrados e políticos com determinação do secretário Jefferson Portela.
O parlamentar informou que já foi enviado pelo presidente da Comissão de Segurança, Capitão Augusto (PR/SP), um ofício ao magistrado responsável pela prisão de Bardal, para que o delegado possa depor.
Bardal irá à Brasília sob forte escolta policial. A defesa do delegado está ciente do depoimento.

Esclarecimentos
Os esclarecimentos de Aluisio Mendes foram dados após ventilação de que o delegado Bardal não compareceria ao depoimento porque não havia pedido de autorização da Justiça.
Antes da Comissão de Segurança da Câmara enviar ofício, tanto o parlamentar quanto a defesa de Tiago Bardal já haviam feito a solicitação informal ao magistrado, que, claro, pediu que a solicitação fosse oficializada.
Agora, o que os aliados do secretário de Segurança estão torcendo é para que o juiz responsável pela prisão de Bardal indefira o pedido da comissão da Câmara dos Deputados.

DE OLHO

R$ 6,9 mil é o valor investido pelo governo estadual no Fundo de Amparo à Pesquisa, Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

E MAIS

• Na edição de sexta-feira, 21, O Estado publicou erroneamente a informação de que o Executivo Municipal ainda não havia analisado o Projeto de Lei nº 001/2017, de autoria do vereador Paulo Vitor (PTC) e que regulamenta os serviços de transporte de passageiros por aplicativos.

• O texto (Lei nº 6.481/2019) foi sancionado e publicado na edição do dia 3 de maio deste ano no Diário Oficial do Município (DOM) de São Luís. Segundo o texto, somente empresas cadastradas poderão explorar o serviço na cidade.

• O deputado Hildo Rocha (MDB) terá seu relatório apreciado hoje, na Comissão de Ciências e Tecnologia da Câmara. O emedebista deu parecer favorável ao Acordo de Salvaguardas Tecnológicas para exploração comercial da Base de Alcântara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.