Artigo

Enem: na hora da redação...

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

E eis que se aproxima um dos momentos mais esperados por todos aqueles que se preparam para a conquista de uma vaga em um curso superior. Depois meses ou até anos de preparação, os candidatos olham para o calendário e percebem que a hora decisiva se aproxima rapidamente e, junto com uma cansativa bateria de questões, vem também a temida Prova de Redação.

Para escrever uma boa redação, é necessário que o candidato esteja atento aos assuntos discutidos ao longo dos anos em jornais, revistas e noticiários. Algumas pessoas perdem muito tempo tentando adivinhar qual seria o tema exato da redação, quando o mais correto seria preparar-se para escrever sobre qualquer assunto, evitando assim a possibilidade de sentir-se “sem ideia” ao deparar-se com um tema sobre ou qual não tenha o necessário domínio.

O modo mais adequado de preparar-se para uma prova de redação é investir diariamente um tempo para atualizar-se sobre os principais assuntos divulgados pela imprensa e também estar atento a notícias que nem sempre fazem parte das manchetes, mas que podem trazer impacto direto na vida das pessoas. Ler, assistir a filmes e documentários, participar de grupos de discussão, estar atento às atualidades e estar sempre disposto a aprender algo, são algumas das estratégias e atitudes que podem ajudar a melhorar o desempenho do candidato na hora da redação. Mas tudo isso terá pouca efetividade se não for intercalado com a prática de elaboração de textos.

Não são raros os casos em que alguém se dedica a conhecer profundamente os assuntos mais prováveis de “cair” na prova de redação, mas que não pratica o suficiente para ter segurança na hora da escrita. É preciso também não descuidar das normas gramaticais (acentuação gráfica, pontuação, regência, concordância, ortografia, etc.), atentar sempre para a coesão textual, tomar cuidado com a coerência, e fazer um texto que tenha uma sequência lógica, com começo, meio e fim bem articulados entre si, com boa concatenação das ideia e bom grau de informatividade.

As diretrizes do Enem exigem que o texto produzido pelo candidato tenha estrutura dissertativo-argumentativa e que ocupe entre 7 e 30, não podendo o candidato fugir ao tema proposto ou inserir elementos estranhos à tipologia exigida, como desenhos, palavras de ordem, impropérios ou assinaturas em locais inadequados. Caso essas indicações não sejam seguidas, a nota geralmente não é boa.

Outro cuidado a ser tomado é com o vocabulário utilizado no texto. É preciso evitar cacoetes linguísticos como “coisa”, “né”, “pra mim”, etc. Importante também não deixar que as emoções tomem conta do texto. O tom deve sempre ser racional e argumentativo. Nesse ponto algumas pessoas se perdem e acabam escrevendo trechos como: “Coitadinho dos bichinhos que sofrem maus tratos por parte dos humanos malvados”, “Esses políticos não têm vergonha na cara e roubam o povo descaradamente” ou “Nós, pessoas honestas, devemos nos unir para acabar com essa corja de corruptos”.

Outro ponto importante que as pessoas costumam esquecer é que em uma redação para o Enem é sempre necessário sugerir alguma proposta de solução para os problemas apontados ao longo da dissertação. Essa solução deve ter praticidade e possibilidade de execução, mas sem apelar para as forças sobrenaturais, como costuma acontecer em muitos textos nos quais o redator confunde fé e ideologia com propostas bem executáveis e bem elaboradas.

Redação é algo que não deve ser deixado para a última hora. Ela deve fazer parte do cotidiano de todos os candidatos que lutam por uma vaga nas universidades. Praticar a escrita é o grande segredo.

José Neres

Professor, membro da AML e da Sobrames

www.joseneres.com

E-mail: joseneres@globo.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.