Avião militar da Rússia pousa na Venezuela, segundo agência

Não há informação sobre possíveis motivos do envio da aeronave. Em março, ação semelhante levou EUA e Rússia a trocarem acusações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Avião militar da Rússia pousou no aeroporto de Maiquetía, na Venezuela, pela segunda vez
Avião militar da Rússia pousou no aeroporto de Maiquetía, na Venezuela, pela segunda vez (Reuters)

CARACAS - Um avião da Força Aérea da Rússia pousou ontem, 24, no aeroporto de Maiquetía, o maior da Venezuela. A informação é da agência Reuters e do site Flightradar24.

A Rússia reconhece Nicolás Maduro como presidente da Venezuela. Até o momento, porém, não há detalhes sobre os motivos do envio da aeronave militar.

De acordo com uma testemunha, o avião tinha modelo Ilyushin 62 e registrado RA-86496. Segundo o site Flightradar24, a numeração indica que se trata da mesma aeronave que pousou na Venezuela em março, o que deu início a troca de acusações entre Rússia e Estados Unidos.

Naquela ocasião, inclusive, o presidente norte-americano, Donald Trump, ordenou a retirada de todos os militares russos na Venezuela. O governo de Vladimir Putin, porém, disse que os aviões levavam apenas especialistas em contratos de armamentos.

Putin: 'Quem apoia Guaidó é louco'

No início do mês, Vladimir Putin chamou de "louco" quem apoia Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela e disse que uma possível intervenção militar dos EUA no país seria desastrosa. O presidente russo também negou que esteja construindo bases em território venezuelano.

A aproximação entre o regime de Nicolás Maduro com a Rússia se reforçou no ano passado, quando o chavista visitou Putin em Moscou. Lá, os dois lados acertaram investimentos de US$ 6 bilhões para a Venezuela.

Em janeiro, após a posse do chavista contestada pela oposição, Putin telefonou para Maduro para demonstrar apoio. Dias antes, Guaidó havia prestado juramento como presidente interino, e foi logo reconhecido pelos EUA e por países da América do Sul como Brasil e Colômbia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.