Diversidade cultural

São João Indoor do São Luís Shopping conquista público

Tendência se destaca pela comodidade e segurança proporcionada pelo espaço; programação diversificada satisfaz admiradores da cultura maranhense; último dia da festança será sábado, 29, Dia de São Pedro

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

SÃO LUÍS - O segundo fim de semana do São João do São Luís Shopping começou com muita animação. Realizado na praça de eventos do segundo piso do empreendimento, a festança apresentou grande variedade de atrações e conquistou o público presente, que lotou o espaço e seguiu os embalos dos grupos folclóricos que se apresentaram na noite de sexta-feira (21) e sábado (22). Além das atrações, itens como segurança, comodidade e decoração do espaço Indoor têm agradado quem prestigia o evento, deixando a expectativa ainda maior para o encerramento da festança junina, marcada para o próximo fim de semana, dias 28 e 29 de junho.
Na sexta-feira, o show foi aberto pela apresentação da Quadrilha Caipira Moderna. O grupo da cidade maranhense de Mirador trouxe 36 integrantes para o palco, homenageando o cangaço e fazendo um casamento para lá de divertido, seguindo as características da brincadeira e contagiando o público com um misto de danças marcantes e muita encenação.
Seguindo, o Cacuriá de Dona Teté levou a sensualidade e irreverência da dança para o arraial. As vestimentas coloridas, enfeitadas com flores e fitas e ritmava o rebolado dos dançarinos ao som de clássicos da dança, como as músicas “Jabuti”, “A Cana” e “Gira Meu Balaio”. Ao final, o público subiu ao palco e pode experimentar a dança do cacuriá. “Eu amo cacuriá, sempre é a apresentação que mais gosto das festas juninas”, disse Paula Brasil, estudante que prestigiou o evento.
Por fim, o Boi de Nina Rodrigues trouxe os seus clássicos do sotaque de orquestra para o palco do São João do São Luís Shopping. O grupo que, neste ano, homenageia o tambor de crioula, leva em suas apresentações cores, indumentárias e coreografias que remetem à manifestação reconhecida como uma tradição popular maranhense. “Nós, como um grupo folclórico consagrado, temos que valorizar tudo o que é nosso. São 29 anos de Boi de Nina Rodrigues e em 2019 o Tambor de Crioula é nosso grande homenageado”, frisou Concita Braga, diretora do Boi de Nina Rodrigues.
Já no sábado, a festança foi puxada pela Dança Portuguesa Princesa de Lisboa, Quadrilha Fogo Caipira, grupo que alcançou a 5ª colocação na competição de quadrilhas juninas promovidas pela TV Mirante durante a 11ª edição do Arraiá da Mira, na cidade de Imperatriz. O encerramento da quarta noite de festa ficou por conta do tradicional Boi Barrica, que levantou o público com seu compilado de danças juninas. As atrações conquistaram o público e evidenciaram a beleza da cultura maranhense para aqueles que tiveram o primeiro contato com a festa mais atraente do estado, como o casal de comerciantes vindos da cidade pernambucana de Recife.
“Esta é nossa primeira vez em São Luís e estamos gostando muito. Nos avisaram sobre o arraial no hotel em que estamos hospedados, viemos almoçar, ficamos para assistir as apresentações e valeu muito a pena. É algo muito diferente, porque a nossa programação tem mais quadrilhas de rua e aqui não, é mais estilizado, muito bonita. Gostei”, exclamou Eliane Moura.
Quem também teve o seu primeiro contato com as tradições do período junino maranhense foi a pequena Kiara Maria, que aos quatro meses de vida acompanhou as apresentações vestida a caráter, como contou a mamãe e professora Ednólia Farias. “Eu sou professora de arte, então tudo que diz respeito à cultura maranhense me chama atenção e a festa junina é o nosso retrato, a nossa identidade. Apresentar estas manifestações para ela desde tão cedo é uma forma de incentivá-la a crescer com este sentimento de reconhecimento. Ela já começa a observar, as cores e os movimentos já chamam atenção e eu acabo vivendo esta nova experiência junto com ela”, declarou.

Festança indoor
Levar a magia das festas juninas para dentro dos shoppings tem se tornado uma tendência agradável para os apreciadores das festas juninas. Os espaços climatizados e cobertos oferecem maior comodidade ao público, além, claro, da segurança, tornando-se o formato ideal para quem deseja aproveitar a festança em família. O empresário Ivanir Soares já aderiu à tendência e garante satisfação. “É uma alternativa excelente, principalmente para trazer as crianças. Elas adoram e eu fico muito mais tranquilo, porque temos nos sentimos mais seguros e confortáveis. Além disso, o fato de ser um ambiente fechado, coberto, nos deixa mais tranquilos em relação às chuvas, porque não tem risco de se molhar”, ressaltou.
Para a aposentada Conceição Araújo, de 65 anos, o Arraial Indoor é muito mais agradável, também, para quem já está na melhor idade. “Eu fico tranquila, sei que estou segura e dentro de um ambiente agradável. Fora que a programação do São João do São Luís Shopping tem uma programação muito diversificada, e eu amo isso”, explicou a aposentada que não perde um dia da festa promovida em parceria com O Estado
Esta é a primeira vez em que o jornal O Estado e o São Luís Shopping realizam um arraial indoor em parceria. O evento tem como principal intenção trazer mais conforto e segurança aos visitantes do shopping e, acima de tudo, enaltecer a cultura do Maranhão. “Nós somos um shopping que carrega o nome da cidade e por esse motivo sentimos a obrigação de valorizar ainda mais a cultura local. Está sendo uma experiência incrível trazer a magia do São João para dentro das nossas instalações”, declarou Igor Quartin, gerente de marketing do São Luís Shopping.
A reformulação dos arraiais é, também, um desafio para as brincadeiras e manifestações culturais que se apresentam durante o período junino, como destacou José Pereira Godão, fundador e diretor da tradicional Companhia Barrica. “Todo espaço que se abre, que se mantenha e que se renove é um desafio para os grupos que participam, se adaptam e constroem esse crescimento. Todas essas mudanças constroem nossa cultura, é uma coisa que se agrega a outra a bem de tudo e nós esperamos que esses espaços continuem se ampliando e promovendo a valorização do artista popular.

Cenários “Instagramáveis”
As redes sociais têm obtido, a cada dia, mais força entre os diversos segmentos da sociedade e não poderia ficar de fora da maior festa maranhense, que é o período junino. Para tanto, a decoração espalhada por todo o shopping, desde a entrada aos espaços de eventos, conta com cenários pensados para o Instagram. “Queremos estar próximo do público que tanto curte as redes sociais. Nossa intenção é montar um espaço todo voltado para a família. Além da programação de atrações folclóricas, o arraial vai incluir brincadeiras, sorteios e esperamos proporcionar a melhor experiência de uma festa junina raiz para nossos clientes”, frisou o gerente de marketing.
As novidades foram aprovadas pelo público, que garantiu o clique temático para se destacar nas redes. “São espaços muito bonitos e dão um quê a mais para nossas fotos, além de proporcionar que a gente mostre para as pessoas de fora, por meio das redes sociais, a beleza dos nossos costumes e até despertar nessas pessoas o desejo de conhecer de perto a nossa cidade”, pontuou a estudante Ananda Campos.

A programação do São João do São Luís Shopping está sendo realizada durante sextas e sábados de junho e terá sua última programação no próximo fim de semana. Confira a programação e não fique de fora dessa festança!

Sexta-feira | 28 de junho
17h - Músicas juninas
18h – Cacuriá da Rogéria
19h – Quadrilha Flor do Sertão do Monte Castelo
20h – Boi de Axixá

Sábado | 29 de junho
17h – Músicas juninas
18h – Atividades Recreativas
19h – Cacuriá da Vila Goreth
20h – Boi Brilho da Ilha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.