Estado Econômico

Trabalho flexível atrai talentos em empresas

Estudo mostra que 80% confirmam que mudança reflete no aumento da produtividade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
(flexibilidade no trabalho)

Pesquisa realizada pela International Workplace Group, empresa líder no mercado de escritórios compartilhados no mundo e no Brasil, mostra que o trabalho flexível tem sido um fator decisivo para as empresas atraírem talentos. Com mais de 15 mil entrevistados, entre funcionários e líderes empresariais de 80 países, o estudo mostra que 83% dos participantes escolheriam um emprego com alguma flexibilidade a outro que não ofereça nenhuma iniciativa neste sentido.
Outro dado é que mais da metade dos respondentes (54%) consideram o fator “trabalho flexível” mais importante do que estar em uma grande empresa. Além disso, quase um terço (32%) avalia que escolher o local de trabalho é mais relevante do que ter um cargo de prestígio.
No Brasil, 76% dos executivos alegaram usar medidas de flexibilidade para reduzir o deslocamento dos colaboradores para o trabalho e mais de 80% confirmam que a mudança reflete no aumento da produtividade e na melhora no desempenho dos negócios.
Para Tiago Alves (foto), presidente do IWG no Brasil, as empresas têm identificado cada vez mais que a flexibilização da jornada de trabalho é uma iniciativa vantajosa para ambos os lados. “Além de mais qualidade de vida para os seus funcionários, as corporações têm observado que as políticas de flexibilidade rendem maior produtividade e melhores resultados”, comenta o executivo.
Porém, a ideia de flexibilização no ambiente de trabalho ainda pode ser motivo de resistência para as empresas mais tradicionais. Globalmente, 60% das pessoas relataram que mudar uma cultura de trabalho não flexível representa um obstáculo – no Brasil, o número chega a 69%. Entre os temores, foi destacado o medo de as medidas causarem impactos negativos nos negócios.

De volta ao Simples

Microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte excluídos do Simples Nacional, por débito, em 1º de janeiro de 2018, poderão retornar ao regime, desde que tenham aderido ao Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno.
A autorização consta da Lei Complementar nº 168, promulgada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. O prazo para opção retroativa a janeiro de 2018 termina em 30 dias, a partir da data (12 de junho) da promulgação da lei.

Design Thinking

O Design Thinking é uma técnica que está sendo utilizada cada vez mais pelas empresas como estratégia para crescer no mercado. Buscar conhecimento nesta área é fundamental para o aperfeiçoamento de habilidades que podem beneficiar o profissional de modo que possibilite maiores oportunidades de trabalho.
Nessa perspectiva, o Sesc no Maranhão promoverá curso nessa área, de 22 a 26 de julho. As inscrições ocorrerão de 1º a 7 de julho, gratuitamente, no Sesc Deodoro.

Rede Vetor Brasil

Acontecerá até este domingo, 23, em São Luís, a Conferência Nacional da Rede Vetor Brasil - CONVetor 2019, no Convento das Mercês, reunindo trainees de todo o país.
A Rede Vetor é uma organização do terceiro setor com atuação no segmento público, conectando jovens profissionais e governos por meio de diversas iniciativas, como o Programa de Trainees.
Com jovens talentosos, inovadores e engajados, contribuem com o aprimoramento da gestão pública e os resultados dos governos.

Fecoimp 2019

Com o tema “Seja você a transformação”, a 19ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz – ACII, ocorre de 11 a 14 de setembro, no Centro de Convenções da cidade. Em18 anos, já passaram pela maior feira de negócios do Maranhão, cerca de 2 mil expositores, com um público de mais de 430 mil visitantes. A Fecoimp possibilita uma ótima oportunidade para quem aposta no evento, como meio de fechar bons negócios.

Confiança da indústria

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) alcançou 56,9 pontos em junho. A alta de 0,4 pontos em relação a maio interrompe uma série de quatro quedas consecutivas do indicador, que está 2,4 pontos acima da média histórica, de 54,5 pontos. O índice deste mês é 7,3 pontos superior ao de junho de 2018, quando o otimismo dos empresários foi afetado pela greve dos caminhoneiros.

Frase

“Investir em emoção nunca é uma perda de tempo. É possível criar um ambiente de trabalho amigável, relacionável, de desempenho e de produção”

Sannya Rodrigues
Professora doutora da Universidade Estadual do Maranhão - Uema

Varejo

Contrato da EFC
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou os relatórios das audiências públicas e os documentos jurídicos para prorrogação do contrato de concessão da Estrada de Ferro Carajás (EFC) por mais 30 anos. A Vale obteve em 27 de junho de 1997, a concessão da exploração dos serviços de transporte ferroviário de cargas e passageiros, prestados pela EFC.

Plano Safra 2019/2020
O Ministério da Agricultura anunciou R$ 31,22 bilhões para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e R$ 26,49 bilhões para o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) este ano. Para o Nordeste brasileiro, são prioridades os financiamentos de irrigação e a implantação de áreas de palmas forrageiras.

Campanha “Indicou, Ganhou”
A CDL São Luís lançou a campanha “Indicou, Ganhou”, que dá bonificação às empresas que já são associadas ao indicarem outros empreendedores a fazerem parte dos filiados à entidade.
Pelas regras da campanha, que vai até 12 de julho, a cada três indicações concretizadas, o associado ganha um espaço para divulgação de sua marca na revista institucional da CDL SLZ, e a partir de cinco indicações, o associado da entidade terá direito a descontos em sua fatura de consumo de alguns serviços do SPC Brasil. O presidente da entidade, Fábio Ribeiro (foto), destacou a abrangência da campanha.

Foco no cliente
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA) realizará, em Imperatriz, na segunda-feira, 24, às 19h, no Aracaty Office, o Seminário “Desafios do Crescimento: Inovação com Foco no Cliente”, com palestra de Alexandre Guerra, que foi executivo-chefe do Giraffas entre 2012 e 2016, e hoje integra o Conselho da Corporação, premiado em 2015 pela Forbes Brasil, como o CEO destaque no ramo de foodserve.

Aumento de limite
De acordo com a pesquisa CNDL/SPC Brasil, nos últimos 12 meses, quatro em cada de 10 usuários de cartão de crédito (38%) receberam alguma oferta de aumento do limite sem que tenham solicitado ao banco ou instituição financeira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.