Livro

Práticas Sustentáveis em publicação

Livro "Meio Ambiente & Práticas Sustentáveis", de José Carlos Aroucha Filho, será lançado neste sábado, às 19h30, na Livraria e Espaço Cultural Amei

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Capa do livro  Livro “Meio Ambiente & Práticas Sustentáveis” que será lançado na  Livraria e Espaço Cultural Amei
Capa do livro Livro “Meio Ambiente & Práticas Sustentáveis” que será lançado na Livraria e Espaço Cultural Amei ( Livro ¿Meio Ambiente & Práticas Sustentáveis¿ )

São Luís - Assuntos como meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental nas escolas para uma melhor prática sustentável no dia a dia são abordados no livro “Meio Ambiente & Práticas Sustentáveis” que o engenheiro florestal, professor, ambientalista e escritor José Carlos Aroucha Filho lança neste sábado, na Livraria e Espaço Cultural Amei – São Luís Shopping (Jaracati), às 19h30. Esta é a segunda edição da obra que chega ao mercado atualizada, revisada e ampliada.

Nesta reedição, mais de 20 novos assuntos foram incorporados, ampliando o leque de abrangência destas práticas sustentáveis. Entre os novos assuntos está o artigo científico “Agonia e Morte do Rio Itapecuru e seus Afluentes devido à Degradação Ambiental Antrópica”, bem como um glossário de expressões e termos técnicos ambientais.

Para o escritor, uma segunda edição da obra fazia-se necessária “pois muitos assuntos ressentiam-se de interpretação mais clara e objetiva com relação às práticas sustentáveis, enquanto outros foram redefinidos, procurando-se adequá-los à realidade das escolas”, diz José Carlos Aroucha.

A obra reúne textos paradidáticos com informações e práticas ecológicas que pretendem fazer pensar e agir de maneira sustentável e ambientalmente correta em relação ao meio ambiente e seus recursos naturais. “Este livro pretende gerar um questionamento e uma reflexão sobre as práticas sustentáveis adotadas no dia a dia, e poderá ser o caminho prático da educação ambiental, sustentabilidade, preservação e conservação dos biomas ou ecossistemas existentes no planeta, numa linguagem pedagógica e didática que poderá auxiliar e servir de conteúdo para o desenvolvimento de uma consciência ambiental ecologicamente correta e atitudes sustentáveis”, reforça.

José Carlos Aroucha é formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Amazonas (UFRA). Seu trabalho e as suas ações de campo são voltados principalmente para as questões dos povos tradicionais da floresta, tais como ribeirinhos, quilombolas e indígenas na defesa dos direitos sociais e ambientais na conservação e preservação dos recursos naturais de suas terras e florestas.

Atua também ministrando cursos e treinamentos de formação profissional rural pelo SENAR (RO/MA), nas áreas de Manejo e Conservação de Solo, Florestamento e Reflorestamento; Sistemas Agroflorestais; Viveirista; Fruticultura Tropical; Olericultura Básica; Piscicultura; Agricultura Orgânica e Agroecológica e Educação Ambiental.

O livro é dividido em 13 partes – Flora, Fauna, Água, Meio Ambiente e Educação Ambiental, Povos Indígenas e Quilombolas, Compostagem, Sistemas Agroecológicos e Orgânicos, Agroflorestas ou Sistemas Agroflorestais, Sustentabilidade Ambiental, Matas Ciliares, Aquecimento Global, Agrotóxicos, Crimes Ambientais.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “Meio Ambiente & Práticas Sustentáveis”, de José Carlos Aroucha Filho

Quando

Sábado, às 19h30

Onde

Livraria e Espaço Cultural Amei – São Luís Shopping, Jaracati


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.