Votação final

Johnson e Hunt: um dos dois será o próximo premier britânico

Ex-prefeito de Londres e chanceler vencem 5ª rodada pela liderança do Partido Conservador; o vencedor deve ser anunciado no dia 22 de julho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Jeremy Hunt e Boris Johnson disputam a liderança do Partido Conservador; resultado será divulgado em julho
Jeremy Hunt e Boris Johnson disputam a liderança do Partido Conservador; resultado será divulgado em julho (Reuters)

LONDRES - Após cinco rodadas de votação, o Partido Conservador definiu os dois candidatos que irão para a escolha final pela liderança da legenda, cujo vencedor será o próximo primeiro-ministro do Reino Unido . O ex-prefeito de Londres Boris Johnson obteve 162 votos, contra 77 do chanceler Jeremy Hunt e 75 do ministro de Meio Ambiente, Michael Gove , que assim deixa a disputa.

Em uma rodada mais cedo na quinta-feira, 20, Johnson, que também ocupou a pasta do Ministério de Relações Exteriores, havia obtido 157 votos, sendo seguido por Gove (61) e Hunt (59), com o ministro do Interior, Sajid Javid (34), sendo eliminado.

Não havia um número mínimo de votos para permanecer na disputa: sairia o candidato com o menor apoio nas urnas. Apenas os 313 parlamentares conservadores participaram desta votação. A próxima, no entanto, será aberta a todos os 160 mil membros do partido. Esta fase está prevista para começar neste sábado, dia 22, e é feita por correio. O vencedor deve ser anunciado no dia 22 de julho.

O novo premier vai assumir com a tarefa de liderar o Reino Unido no já tumultuado caminho para deixar a União Europeia. Desde o referendo de 2016, quando os britânicos escolheram a saída do bloco, as negociações com Bruxelas se mostraram em grande parte inconclusivas. As propostas de Theresa May encontraram muita resistência no Parlamento, mesmo depois de uma eleição geral em 2017 que, em tese, serviria para reforçar a posição do governo. Opções como um segundo referendo e mesmo o abandono completo dos resultados de 2016 foram cogitadas, mas o mais provável é que o país deixe a UE. A questão é quando.

Dois modelos de Brexit

A saída oficial estava prevista para o dia 29 de março , mas um acordo com os europeus permitiu que a data fosse remanejada para 31 de outubro. Agora, poderão estar em disputa também dois modelos de Brexit .

Hunt, de 52 anos, que antes era contrário à saída da União Europeia, disse agora que pretende tirar o país do bloco por meio de um acordo. Ele atribuiu sua mudança de opinião à "postura arrogante de Bruxelas". Hunt sucedeu Johnson na Chancelaria após o ex-prefeito pedir demissão em 2018, por discordar da estratégia de negociação de Theresa May.

Já o favorito para a disputa, Boris Johnson, de 55, disse que o país vai deixar o bloco “ de qualquer maneira ” no prazo estipulado. Mas, segundo o editor de economia da BBC, Simon Jack, Johnson já estaria disposto a negociar uma extensão desse prazo até dezembro de 2021, alegando ser necessária uma discussão maior sobre a fronteira entre a Irlanda do Norte e a Irlanda.

O tema é um dos mais problemáticos das negociações, uma vez que criaria uma barreira física cortando a ilha da Irlanda. Segundo o jornalista da BBC, seria uma espécie de período de transição, dando tempo para conversas mais amplas sobre um acordo de livre comércio entre Reino Unido e União Europeia. A ideia, negada pela equipe de Johnson, não agradou os defensores mais apaixonados do Brexit.

Apoio

Johnson garantiu o apoio de vários legisladores de sua legenda, incluindo o ministro de Saúde e ex-candidato a premier, Matt Hancock, prometendo diminuir a polarização no Reino Unido. Em entrevista ao jornal Evening Standard, o ex-prefeito londrino disse:

"Eu acho que é hora de trazermos alguma animação de volta para a política, mas também acho que há um trabalho bastante sério que deve ser realizado".

Segundo o jornal britânico The Guardian, antes de assumir a liderança do Reino Unido, o escolhido precisará participar de 16 eventos exclusivos para membros do Partido Conservador — onde suas propostas para o Brexit serão esmiuçadas — e enfrentar um debate televisionado.

Neste sábado, 22, ambos iniciam uma campanha para apresentar seus programas aos membros do partido.

"Quero sair por todo o Reino Unido e apresentar meu plano para cumprir o Brexit, unir nosso país e criar um futuro melhor para todos", tuitou Johnson. "Não sou o favorito, mas na política as surpresas acontecem como hoje", escreveu Hunt.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.