Educação

Escolas particulares são destaque no Enem 2018

Nota média geral das escolas públicas é de 48,3 contra 68,7 das privadas; considerando a nota média geral, no Maranhão, a Escola Crescimento obteve a maior pontuação (680,68)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Equipe que participou da aplicação do simulado do Enem
Equipe que participou da aplicação do simulado do Enem

Desde 2016 o Ministério da Educação (MEC) não divulga o ranking no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em anos anteriores os resultados evidenciaram o abismo entre as escolas públicas e privadas. A realidade não é diferente se for feito o cálculo da nota média das escolas no exame de 2018. Para saber o desempenho das instituições na principal porta de entrada para universidade pública no país é preciso considerar as cinco áreas do conhecimento que compõem o exame (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação). Somando-se a nota média do grupo de alunos de cada escola nas provas objetivas ao resultado da redação e dividindo-se pelas cinco áreas, obtém-se a nota média geral.

Ao se comparar as notas das escolas públicas e privadas, a diferença é de mais de 20 pontos. “Existem escolas públicas com excelentes resultados individuais, mas a nota média é obtida com base no desempenho de todas as escolas que participaram do Enem. Hoje, cerca de 75% dos alunos do país estão matriculados na rede pública. O MEC, junto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação devem tomar o resultado das escolas que obtiveram bons resultados como exemplos de gestão. Mas, infelizmente, o que acontece é a falta de continuidade de projetos pedagógicos que deram certo, além de pouco investimento na formação continuada dos professores”, analisa Paulino Pereira Delamar, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino.

“Esta é uma das razões para haver esse grande distanciamento entre os resultados das escolas públicas e privadas no exame”, complementa.

Alunos atentos a explicações durante simulado
Alunos atentos a explicações durante simulado

Maranhão

Das 100 escolas mais bem colocadas no Enem 2018, 13 são do Nordeste. Considerando a nota média geral, no Maranhão, a Escola Crescimento obteve a maior pontuação (680,68). Dos colégios da capital o Crescimento também foi quem obteve a melhor nota em redação (812,96).

De acordo com a diretora geral da Escola Crescimento, Luiza Bacelar, o melhor desempenho das escolas particulares reflete os esforços na formação contínua dos professores, em inovação e na busca constante por novas plataformas de ensino.

“Estamos colhendo os frutos de um trabalho desenvolvido ao longo de toda educação básica, onde são iniciados os processos de aprendizagem até a culminância no ensino médio, onde é intensificado e estimulado desenvolvimento de competências e habilidades”, enfatizou Luiza Bacelar.

Já com foco no Enem 2019, a escola realizou recentemente um simulado do exame, aberto também para alunos da rede pública e de outras escolas particulares. Foram seguidas as mesmas regras do exame nacional e as provas formuladas com base nas cinco áreas de aprendizagem abordadas no Enem. Mais de mil alunos participaram da simulação.

Estudantes participaram de simulado
Estudantes participaram de simulado

Os resultados serão divulgados nesta segunda-feira (24). Os estudantes com melhor classificação vão ganhar prêmios, entre eles Ipads e bolsas de estudo integrais e parciais. “O Desafio Enem foi uma ação social. O simulado foi uma forma que encontramos de preparar tanto os nossos alunos quanto estudantes de outras escolas para lidar com as emoções que envolvem um teste tão importante como o Enem. Inovamos com este projeto também com o objetivo de manter o nível de excelência dos nossos alunos”, conclui Luiza Bacelar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.