Saúde

121 novos médicos atuarão nas regiões mais vulneráveis do MA

Lista de profissionais que vão atuar 70 cidades do estado foi liberada pelo Ministério da Saúde; através do programa Mais Médicos, 1.975 novos contratados trabalharão em todo o Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Maranhão receberá ainda neste mês 121 médicos, segundo o Ministério da Saúde
Maranhão receberá ainda neste mês 121 médicos, segundo o Ministério da Saúde (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Maranhão vai receber 121 novos médicos ainda este mês junho, segundo o Ministério da Saúde. O resultado final da primeira fase do edital número 11/2019 do programa Mais Médicos selecionou 1.975 profissionais para atuarem em todo o Brasil. No total, 70 cidades maranhenses serão contempladas com os novos profissionais.

Caxias, a 363 quilômetros de São Luís, receberá 11 novos médicos, sendo a cidade com maior número de novos profissionais no estado. Codó, localizado no leste maranhense, será contemplada com 10 médicos. Carolina, no sul do estado, receberá seis novos médicos; e Bacabal, Paço do Lumiar e São José de Ribamar vão receber quatro médicos pelo programa. As demais cidades terão entre um e três médicos novos.

O programa visa, com a contratação dos novos profissionais, dar atenção a mais de 6 milhões de pessoas que vivem nas áreas mais vulneráveis do Brasil. Os selecionados vão atuar na Atenção Primária das unidades de saúde de mais de mil municípios, localizados nos 26 estados, além de 10 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Esses profissionais devem se apresentar nos municípios entre os dias 24 e 28 de junho para o início das atividades de atendimento à população.

Os municípios contemplados neste edital do Mais Médicos são de áreas historicamente com maiores dificuldades de acesso – a exemplo das ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas –, e que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram oferecidas aos médicos 2.149 vagas, conforme indicação dos gestores locais sobre a quantidade necessária de profissionais para atendimento em suas unidades de saúde.

Esta primeira fase do 18º ciclo do programa priorizou a participação de profissionais formados e habilitados com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil. Além disso, para garantir a imparcialidade na escolha de médicos qualificados, preferencialmente com perfil de atendimento para a Atenção Primária, o Ministério da Saúde estabeleceu critérios de classificação, como títulos de Especialista e Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade.

Cronograma
19 a 21 de junho: médicos confirmam a escolha da vaga
24 a 28 de junho: validação e início das atividades dos médicos nos municípios

Saiba mais

Desigualdade
Quando se compara as porcentagens de médicos e de população por região ou estado com os números do conjunto do Brasil, as desigualdades são mais visíveis. Por exemplo, na região Sudeste, onde moram 41,9% dos brasileiros, estão 54,1% dos médicos, ou mais da metade dos profissionais de todo o país. Na região Norte ocorre o oposto: ali moram 8,6% da população brasileira e estão 4,6% dos médicos. No Nordeste vivem 27,6% dos habitantes – mais de 1/4 de toda a população –, e 17,8% do conjunto de médicos.

De acordo com o relatório, as capitais brasileiras chegam a registrar até quatro vezes mais médicos que municípios do interior. Juntas, as 27 capitais do país reúnem 23% da população brasileira e 55% desses profissionais. A razão nas capitais é de 5,07 médicos para cada grupo de mil habitantes, contra um índice de apenas 1,28 identificado no interior do país.

Fique por dentro

Cidades contempladas e número de médicos

Altamira Do Maranhão – 1
Alto Alegre Do Maranhão – 1
Amarante Do Maranhão – 1
Anajatuba – 3
Anapurus – 1
Bacabal – 4
Bacabeira – 3
Barreirinhas – 2
Bequimão – 1
Bom Jesus das Selvas – 2
Bom Lugar – 1
Brejo – 2
Buriti Bravo – 2
Buriticupu – 1
Cajari – 1
Carolina – 6
Caxias – 11
Chapadinha – 3
Codó – 10
Coelho Neto – 2
Conceição do Lago-Açu – 1
Coroatá – 2
DSEI Maranhão – 1
Duque Bacelar – 1
Esperantinópolis – 1
Fortuna – 1
Governador Newton Bello – 1
Grajaú – 1
Itapecuru Mirim – 1
Lagoa do Mato – 1
Matinha – 3
Matões do Norte – 1
Monção – 1
Morros – 1
Paço do Lumiar – 4
Parnarama – 2
Penalva – 2
Pinheiro – 2
Presidente Dutra – 1
Presidente Sarney – 1
Primeira Cruz – 1
Rosário – 3
Santa Helena – 1
Santa Luzia – 3
Santa Quitéria do Maranhão – 1
Santa Rita – 3
Santo Amaro do Maranhão – 1
Santo Antônio dos Lopes – 1
São Bento – 1
São José de Ribamar – 4
São José dos Basílios – 1
Satubinha – 2
Timbiras – 1
Timon – 2
Tutóia – 3
Vargem Grande – 2
Vila Nova dos Martírios – 1
Zé Doca – 1

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.