COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
ROSE MEDEIROS, que ontem seguiu com Eli, mais os filhos, genro, nora e netos para uma temporada na Suíça, teve despedida carinhosa de suas amigas com almoço em foi comemorado também, antecipadamente, o seu aniversário que transcorre no dia 24. Na foto, ela é vista cercada por Cida Valadão, Flávia Ferraz, Ana Elvira Buhatem, Ana Lúcia Albuquerque, Ligia Silva, Thatiana Bandeira e Melina Sereno Fernandes
ROSE MEDEIROS, que ontem seguiu com Eli, mais os filhos, genro, nora e netos para uma temporada na Suíça, teve despedida carinhosa de suas amigas com almoço em foi comemorado também, antecipadamente, o seu aniversário que transcorre no dia 24. Na foto, ela é vista cercada por Cida Valadão, Flávia Ferraz, Ana Elvira Buhatem, Ana Lúcia Albuquerque, Ligia Silva, Thatiana Bandeira e Melina Sereno Fernandes
O CARDIOLOGISTA José Benedito Buhatem está em São Paulo participando do Congresso SOCESP de 2019, que começou há 40 anos e hoje é um dos maiores e mais importantes congressos de cardiologia da América Latina e do mundo. Na foto, José Benedito chegando ao Transamérica Expo Center, em São Paulo, local escolhido para o congresso destinado a profissionais que atuam na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares
O CARDIOLOGISTA José Benedito Buhatem está em São Paulo participando do Congresso SOCESP de 2019, que começou há 40 anos e hoje é um dos maiores e mais importantes congressos de cardiologia da América Latina e do mundo. Na foto, José Benedito chegando ao Transamérica Expo Center, em São Paulo, local escolhido para o congresso destinado a profissionais que atuam na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares

Alcione no Monte Castelo
A cantora maranhense Alcione, a Marrom idolatrada por onde passa, está vivendo um dos melhores e mais exuberantes momentos de sua carreira.
Na atual temporada de apresentações em São Luís, tem sido ovacionada pelo grande público.
Hoje, com toda certeza, não será diferente, durante o show que irá realizar à noite no Viva Monte Castelo, a convite do empresário Juninho Luang.
Alcione é a grande estrela de um arraial que acontece a partir das 19h, e que terá outras atrações de peso como a cantora Cecília Leite, o sensacional Boizinho Barrica, os contagiantes batalhões Boi de Maracanã e Boi da Maioba, além dos Bois do Miritiua, Encanto do São Cristóvão e Brilho da Ilha.
Consta ainda da programação o Cacuriá da Fé em Deus e o Tambor de Crioula da Fé em Deus.
Vai ser festa para varar a madrugada no melhor ritmo de tambores e toadas.

Corpus Christi
A Arquidiocese de São Luís realizou ontem, no Aterro do Bacanga, a solenidade de Corpus Christi. A festa é uma importante comemoração do calendário católico que data desde o século XIII, quando convocada pelo
papa Urbano IV.
Na Igreja local foi celebrada com o tema “Eucaristia, pão do céu, fonte de justiça e fraternidade”, relacionado com a Campanha da Fraternidade deste ano, que aborda as políticas públicas como caminho de justiça social e fraternidade.
A festa do “Corpo e Sangue de Cristo”, evento católico tradicional na capital maranhense, mais uma vez mobilizou todas as paróquias, comunidades e organismos da Igreja Católica de São Luís.
Por volta das 20h, semelhante a proposta do Aterro, foi confeccionado tapete dentro da Catedral Metropolitana para a acolhida do Santíssimo Sacramento.

Bate-papo no Festival
“Inovação e mercado audiovisual” foi o tema da mesa do 42º Festival Guarnicê de Cinema, durante a programação da última quarta-feira.
A mesa era composta por Ariadne Mazzetti (produtora da Mistyka Post), Barbara Sturm (diretora de conteúdo e de vendas da Elo Company) e Mavi Simão (produtora da Mil Ciclos Produções). O diálogo aconteceu no Casarão Tech.
A mediação da conversa foi feita pelo representante do Centro Técnico de Audiovisual, Carlos Henrique. O festival é realizado pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo.
Durante o diálogo, as especialistas abordaram novas perspectivas de financiamento para o audiovisual, estratégias de inserção no mercado internacional e os caminhos pelos quais os produtores de audiovisual devem percorrer para destacarem seus trabalhos no mercado.

Futebol Sociey
Em andamento, até o próximo domingo, o XVIII Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público.
Promovido pela Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, a competição conta com a participação de cerca de 800 membros do MP de todo o Brasil.
As partidas acontecem na Associação Atlética do Banco do Brasil e na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal.
Parte dos jogos finais também ocorrerão no espaço esportivo da AMPEM.
Na abertura, o promotor de justiça Frederico Bianchini fez o juramento em nome dos atletas participantes da competição.

Arraial no SL Shopping
Está bombando o Arraial 4Mãos, montado com estrutura grandiosa na área do estacionamento do São Luís Shopping, sempre com atrações locais e nacionais. A programação acontece até o dia 29 de junho, reunindo mais de 80 atrações. A produção investiu não apenas no tamanho das barracas, mas também no padrão de qualidade dos grandes restaurantes do Maranhão. Com 72 m² cada, as barracas são comandadas pelo Kitaro, Casa de Juja, Capote, Requinte, Bruthus, Bulldog Burguer, Pastel Loco, entre outros empreendimentos.

TRIVIAL VARIADO
Depois de arrancar elogios no Festival de Cannes, o longa Bacurau, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, foi o escolhido para abrir o Festival de Cinema de Gramado no dia 16 de agosto, no Palácio dos Festivais. O evento será realizado até o dia 24 do mesmo mês na cidade da serra gaúcha.

Tem mais: Bacurau, que ganhou o Prêmio do Júri do Festival de Cannes em maio, não integra a seleção competidora, assim como Aquarius, que abriu o festival em 2016 após causar expectativa. No elenco de Bacurau está o ator franco-maranhense Antonio Sabóia.

A justificativa pode ser a de reduzir a carga de trabalho, mas é inequívoco que o presidente Jair Bolsonaro tirou poder do chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que tem dificuldades de relacionamento com deputados e senadores.
Para aprovar as reformas, articulação política é chave.

O revólver com o qual Vincent van Gogh teria se suicidado, conhecido como “a arma mais famosa da história da arte”, foi leiloado ontem em Paris. A arma Lefaucheux, de de 7mm, foi arrematada por o 162,5 mil euros (R$ 703 mil) no leilão realizado pela casa AuctionArt-Rémy Le Fur, no Hotel Drouot.

De César Menotti, 80 anos, ex-treinador e atual diretor de seleções da Argentina: “Se pensamos que somos candidatos porque temos Messi, é um erro”. Imagina quem não tem.

Nascido em 21 de junho de 1919, Nelson Gonçalves terá o seu centenário de nascimento celebrado pelos Correios com um selo especial com a imagem do cantor. O selo será lançado hoje em Santana do Livramento (RS), onde nasceu, e nas cidades de São Paulo, onde morou, e Rio de Janeiro, onde fez carreira.

Amaro Santana Leite foi visto na noite de quarta-feira saboreando os quitutes árabes preparados por Maria Fiquene no Beiruth, que é atualmente o melhor árabe da cidade. Saiu de lá fazendo os maiores elogios à comida.

DE RELANCE

Traição e maldição
Houve quem lembrasse ontem, durante a celebração do dia de Corpus Christi, ou Corpo de Cristo, uma rememoração da liturgia católica: desde que Judas traiu Jesus Cristo, traição virou sinônimo de maldição, atitude moralmente depreciável. Os pérfidos, protagonistas de perfídias, ou desleais, sejam quais forem as circunstâncias, perdem eternamente a confiança de quem ele traiu e nunca ganha a de quem beneficia. É por aí, para carimbar a tese, que já houve quem, na literatura, dissesse:
ame a traição, mas não o traidor.

Correndo atrás
Mesmo nas metáforas, como Chico Buarque fez em Calabar, o elogio da traição, uma alusão a Domingos Fernandes Calabar, que na invasão holandesa em Pernambuco optou pelos holandeses contra a coroa portuguesa, as pompas sempre vão para o ato de trair. Nos nossos dias, os arautos da Lava Jato resolveram tentar dourar a pílula ofertando benesses aos traidores do butim da corrupção da era do PT criando a tal delação premiada, com o abrandamento das penas,
para quem traísse os ex-amigos.

Correndo atrás 2
A propósito: disso resulta que Antonio Palocci, ex-superpoderoso ministro, se tornou o mais emblemático dos traidores de Lula. Mas, como a vida é cheia de ironias, veja a da vez: agora é Sérgio Moro e Deltan Dallagnol que caçam os traidores deles. Também por respeito a Jesus Cristo, convém ressalvar: nesse jogo todo aí, de santo mesmo só tem o próprio.

Palestra no Convento
O governador Flávio Dino participou de um bate-papo com jovens profissionais e trainees que estão na capital maranhense para participar da Conferência Nacional da Rede Vetor Brasil, a ConVetor, uma organização sem fins lucrativos que desde 2015 tem parceria com o governo estadual, no programa de estágio e trainees que atuam na gestão pública estadual. O bate-papo aconteceu no Convento das Mercês. A Vetor é uma organização do terceiro setor com atuação no segmento público, conectando jovens profissionais e governos estaduais e municipais por meio de diversas iniciativas, como o Programa de Trainees. Com jovens talentosos, inovadores e engajados, contribui com o aprimoramento da gestão pública e os resultados dos governos.

São João no Asilo
Uma festa junina promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão animou homens e mulheres da melhor idade, que acompanharam as brincadeiras e se divertiram com as danças de um festivo grupo folclórico num espaço recheado de iguarias da época. O evento foi concebido por meio do projeto social “Justiça com a melhor idade”, no Asilo de Mendicidade Lar do Idoso, no Jardim São Francisco. Durante a festa, realizada em parceria com a Associação dos Magistrados do Maranhão e Movimento “Magistratura em Ação”, que auxilia projetos sociais existentes em São Luís, por meio da distribuição de donativos, foram distribuídos kits de higiene pessoal para os idosos.

Festejo no Largo
A comunidade da Madre Deus cuida dos preparativos para a programação cultural alusiva ao Dia de São Pedro, 29 de junho. É quando o largo do mesmo nome recebe um grande número de grupos de bumba meu boi de matraca, os quais, provindos dos mais diversos arraiais da cidade, amanhecem de frente para a capelinha do santo padroeiro dos pescadores, como que para agradecer pela longa caminhada junina pelos arraiais.
A festa costuma atrair um público numeroso, sendo boa parte composta por turistas, nacionais e estrangeiros que para lá se dirigem ávidos para acompanhar o ritual.

Guarnicê e encerramento
Tudo pronto para a cerimônia de encerramento do 42º Festival Guarnicê de Cinema, nesta sexta-feira, no Teatro Arthur Azevedo. O Festival é realizado pela Universidade Federal do Maranhão e terá como um dos pontos altos da noite a homenagem ao diretor e roteirista Aly Muritiba. A noite é também reservada a entregas de premiações nas categorias Melhor Filme Longa-metragem Nacional e Melhor Filme Curta-metragem Nacional.

Guarnicê e encerramento 2
Na cerimônia desta noite também serão entregues os prêmios Assembleia Legislativa do Maranhão, CIA RIO, Mistyka, Prêmio de Aquisição Elo Company e a premiação Ctav. Na edição deste ano foram incorporadas as categorias de melhor Reportagem, Melhor Videoclipe, Melhor Filme Publicitário e curtíssimas, cujos premiados também serão conhecidos na noite de hoje.

Para escrever na pedra:
“A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos”. De George Bernard Shaw, dramaturgo irlandês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.